Governo de SP prorroga fase emergencial até o dia 11 de abril
Conecte-se conosco

Coronavírus

Governo de SP prorroga fase emergencial até o dia 11 de abril

As restrições mais rígidas de circulação está em vigor no Estado desde o dia 15 de março.

Publicado

em

Vice-Governador e Secretário de Governo Rodrigo Garcia em coletiva
Vice-Governador e Secretário de Governo Rodrigo Garcia em coletiva (Foto: Reprodução/Governo do Estado de São Paulo)

Nesta sexta-feira (26), o Governo de São Paulo anunciou que a fase emergencial de combate à pandemia no Estado será prorrogada até o dia 11 de abril. A medida com restrições mais rígidas estão em vigor nas 645 cidades que compõem São Paulo, desde o dia 15 de março, com a intenção de reduzir os casos e mortes pela doença, assim como a lotação de hospitais públicos e privados.

“Apesar de todas as medidas adotadas, o Governo de São Paulo prorroga até o dia 11 de abril a fase emergencial”, afirmou o Vice-Governador e Secretário de Governo Rodrigo Garcia.

A fase emergencial determinou toque de recolher das 20h às 5h, e impediu o acesso à parques e praias, além de proibir qualquer aglomeração. Enquanto isso, as escolas estaduais retornaram ao modelo de aula 100% remoto, e estão abertas apenas para distribuição de merenda a alunos em situação de vulnerabilidade social e entrega de materiais, com agendamento prévio.

Comércio

A fase emergencial segue proibindo retiradas presenciais de compras em restaurantes e lanchonetes, eventos religiosos e atividades esportivas em grupo.

Dessa forma, o comércio pode funcionar apenas na modalidade drive-thru, em que o cliente não sai do carro, apenas no horário fora do toque de recolher, ou delivery via telefone ou aplicativo. Supermercados não têm nenhuma restrição, e mercearias e padarias têm proibição de consumo no local.

Além disso, o Governo de São Paulo reforça que é recomendado aos empresários a escala de horários de entrada dos funcionários de atividades essenciais, evitando assim os horários de pico e aglomeração no transporte público.

Os horários indicados são:

  • das 5h às 7h para entrada e das 14h às 16h para saída de profissionais da indústria;
  • entrada das 7h às 9h e saída das 16h às 18h para os de serviços;
  • e entrada das 9h às 11h e saída das 18h às 20h para os do comércio.

Fiscalização

Na fase emergencial, a fiscalização ainda foi intensificada, para evitar o descumprimento das regras e formação de aglomerações e eventos clandestinos.

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB), fez no final da manhã desta sexta (26), um pronunciamento anunciando que haverá barreiras sanitárias nas entradas da cidade e os supermercados terão restrição de acesso de uma pessoa por família e fiscalização da venda de produtos que não sejam essenciais.

 

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade