Hospital São Vicente libera visitas a pacientes em estado terminal
Conecte-se conosco

Coronavírus

Hospital São Vicente libera visitas a pacientes em estado terminal

Em ação inédita na região, “Visita Humaniza Covid” permite o encontro dos parentes com os pacientes com Covid-19 e em fase terminal

Publicado

em

Hospital São Vicente implanta visita humanizada. (Foto: Divulgação / Envato Elements)
A iniciativa auxilia no processo da elaboração do luto. (Foto: Divulgação / Envato Elements)

Em ação inédita na região, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), em Jundiaí, implantou a “Visita Humaniza Covid”, que permite o encontro dos parentes com os pacientes diagnosticados com a doença e em fase terminal. A referência partiu do Hospital Municipal do M’boi Mirim – Dr. Moysés Deutsch, em São Paulo.

Iniciado neste mês, a ação possibilitou que Juliana de Freitas Miranda se despedisse do pai, Gilberto da Silva Miranda, de 62 anos, que estava com quadro clínico considerado terminal. “Meu pai abriu os olhos e naquele momento eu soube que ele estava me esperando”, conta a filha. Algumas horas depois da visita da filha, o paciente faleceu.

“Agradecemos a oportunidade de se despedir dele. Ficamos sabendo de conhecidos, com parentes internados em outras instituições, que infelizmente não tiveram a mesma chance. Hoje, eu e minha irmã, Luciana, estamos lidando melhor com a perda e seguindo em frente graças ao trabalho que o São Vicente desenvolveu”, agradece Juliana.

A psicóloga, Caroline Alves, explica que a iniciativa auxilia no processo da elaboração do luto. Uma das preocupações da equipe com os familiares é que eles não tenham a oportunidade de se despedir do ente internado. “Entendemos que esse processo é fundamental para assimilação e acomodação a essa situação de perda. Na maior parte dos casos de coronavírus, são pessoas que estão visualmente bem, estão andando, mas o caso evolui muito rápido para piora. Situações como essa são sempre mais difíceis de aceitar”, explica.

Adaptação

A segurança e a avaliação emocional são as principais diretrizes para realização da visita. Por causa disso, a ação foi cuidadosamente adaptada para a instituição, com a participação de todas as equipes envolvidas, como enfermagem, serviço social, psicologia e corpo clínico.

O contato com a família é viabilizado pelo Serviço Social do hospital, que agenda uma reunião, com no máximo dois familiares, para que a psicologia, em conjunto com a equipe médica, possa orientar sobre o encontro, que tem 20 minutos como tempo máximo de duração.

A visita é permitida para um dos familiares e a definição é feita em conjunto, com todo o suporte psicológico. É necessário que o familiar tenha acima de 18 anos, abaixo de 60 e não possua comorbidades como, por exemplo, obesidade. Na ocasião, o parente também assina um termo de responsabilidade.

Monitoramento

Ainda em fase experimental, o projeto visa monitorar o luto dos familiares de 30 a 60 dias após o falecimento do paciente, a fim de tornar o luto menos traumático. “Antes da pandemia nós estávamos sempre em contato presencial com os familiares, o que nos ajudava no acompanhamento psicológico deles, desde o início da internação dos usuários, mas agora, devido ao coronavírus, nós faremos esse trabalho posterior ao falecimento. Nosso objetivo é minimizar a dor da perda. O Hospital São Vicente irá oferecer todo esse suporte”, destaca a psicóloga.

tdj-leia-tambem]

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade