Itupeva: Cresce o número de profissionais de Saúde afastados por Covid-19
Conecte-se conosco

Coronavírus

Itupeva: Cresce o número de profissionais de Saúde afastados por Covid-19

Os profissionais da saúde que atuaram no combate à Covid19 são os grupos mais vulneráveis às consequências emocionais e psicológicas da pandemia. São dias de rotinas exaustivas e de muito cuidado com os pacientes infectados.

Publicado

em

Atualizado há

Médica fazendo atendimento a paciente no consultório
Segundo dados da Secretaria de Saúde, atualmente são quase 50 profissionais afastados na rede municipal de Saúde. (Foto: Prefeitura de Itupeva)

Iniciando o terceiro ano de pandemia de Coronavírus, além do aumento dos casos confirmados de Covid19 e H3N2 na população, um número começa a preocupar: a quantidade de profissionais de Saúde afastados por síndromes gripais.

A secretária de Saúde, Luciane A Alves da Cunha explica que a Saúde enfrenta um desafio. “Além do stress emocional e físico que estes profissionais estão vivendo, por conta da pandemia, do trabalho exaustivo e das perdas, agora eles estão sendo contaminados com o Coronavírus. Isso significa uma sobrecarga nos profissionais atuantes e um sistema de Saúde defasado”, comentou.

Indispensáveis, os profissionais da saúde que atuaram no combate à Covid19 são os grupos mais vulneráveis às consequências emocionais e psicológicas da pandemia. São dias de rotinas exaustivas e de muito cuidado com os pacientes infectados. “O engajamento da população na adoção das medidas preventivas é a chave para o bem-estar emocional e psicológico de quem cuida. Os profissionais da linha de frente encaram desafios de saúde mental na pandemia”, completou Luciane.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, atualmente são quase 50 profissionais afastados na rede municipal de Saúde, que consiste nas Unidades de Saúde, Unidade Respiratória e Hospital Municipal Nossa Senhora. Entre os profissionais estão médicos, enfermeiros, agentes de saúde e auxiliares de enfermagem.

A Prefeitura de Itupeva segue destinando todos os esforços para garantir o atendimento da população e estrutura profissional. “O principal problema é o risco de contaminação que tem gerado afastamento do trabalho, doença e morte, além de intenso sofrimento psíquico, que se expressa em transtorno de ansiedade generalizada, distúrbios do sono, medo de adoecer e de contaminar colegas e familiares”, finalizou Luciane.

É importante reforçar os cuidados:

  • Uso de máscara de proteção facial;
  • Utilização do álcool em gel para higienização das mãos, lembrando que é sempre importante priorizar a lavagem das mãos;
  • Manter o distanciamento e evitar aglomerações;
  • Completar o esquema vacinal.
  • Sintomas de Gripe e Covid-19

Quando buscar atendimento médico:

  • Coriza: Fique em casa
  • Coriza + Febre: Fique alerta em casa
  • Coriza + Febre + Tosse: Procure as Unidades Básicas de Saúde
  • Coriza + Febre + Tosse + Falta de Ar: Procure a Unidade Respiratória para Síndrome Gripais.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade