Lei paulista vai permitir empréstimos a empreendedores com "nome sujo"
Conecte-se conosco

Coronavírus

Lei paulista vai permitir empréstimos a empreendedores com “nome sujo”

Nova medida do governo estadual busca ajudar donos de comércios e pequenos estabelecimentos durante a pandemia

Publicado

em

patricia
Patrícia Ellen esteve em Jundiaí, com o prefeito Luiz Fernando e os secretários Marco Vinholi e Jean Gorinchteyn (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Garantir que os empreendedores paulistas possam tomar empréstimos e recursos de órgãos estaduais, mesmo que tenham os CPFs ou CNPJs negativados. Esta é a nova medida que o Governo do Estado de São Paulo busca implantar para ajudar donos de comércios e pequenos estabelecimentos durante a pandemia do novo coronavírus.

A notícia foi dada pela secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, em entrevista ao Tribuna de Jundiaí, nesta quarta (31). Ela esteve no município para a entrega do primeiro lote de 2 mil cilindros de oxigênio adquiridos pelo governo estadual.

De acordo com a secretária, o projeto de lei que estabelece a não obrigatoriedade do Cadin (Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados) estadual deve passar pela Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) – ainda sem data definida.

“As empresas precisam acelerar a retomada dos negócios e o capital de giro para manter os empregos é fundamental. Temos travado uma luta para apoiar os empreendedores paulistas com microcréditos, não suspensão do fornecimento de água, luz e gás – que pedimos nas conversas do governador João Doria (PSDB) com as concessionárias desses serviços – suspensão de dívidas, parcelamento de contas e também o programa Bolsa-Trabalho”, lembrou.

Se aprovada, a medida vai resolver um problema de boa parte dos empreendedores paulistas. Apesar do Governo do Estado ter injetado R$ 100 milhões numa linha emergencial de crédito para micro e pequenas, mês passado, muitos dos interessados esbarravam no fato de ter alguma pendência – popularmente chamada de “nome sujo”.

Obrigatório

O Cadin foi criado em  2007, após aprovação do projeto na Alesp. O objetivo era criar um cadastro único que possibilitasse ao poder público acompanhar o beneficiário de crédito do setor público que está inadimplente.

Conforme a lei, a inclusão no Cadin ocorre 75 dias após comunicação expressa ao devedor. O cadastro conta com informações sobre o CPNJ ou CPF e é obrigatória a consulta para celebração de convênios, contratos, repasses de pagamentos de contratos, concessão de auxílios e subvenções e de incentivos fiscais, entre outros.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade