Bolsonaro visita obra de hospital em Goiás e causa aglomeração de novo
Conecte-se conosco

Coronavírus

Bolsonaro visita obra de hospital em Goiás e causa aglomeração de novo

Hospital da capital amazonense seguirá moldes da primeira unidade federal, que já está em obras na cidade de Águas Lindas, em Goiás

Publicado

em

Atualizado há

Bolsonaro cumprimenta apoiadores durante visita ao hospital goiano
Bolsonaro voltou, pelo terceiro dia consecutivo, a causar aglomeração. (Foto: MARCOS CORRÊA / PR)

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o presidente Jair Bolsonaro, visitaram neste sábado (11), o primeiro hospital de campanha federal, que está sendo erguido na cidade de Águas Lindas, em Goiás, no entorno de Brasília.

Durante a visita, Mandetta disse que vai construir um hospital similar em Manaus, uma das cidades mais afetadas pelo coronavírus e está próxima do colapso, por não ter infraestrutura suficiente para acolher todos os pacientes da Covid-19.

“Amanhã (12) já vou dar ordem para fazer o primeiro em Manaus, cidade que está entrando em colapso. Vamos ter que fazer um lá, temos comunidades indígenas extensas. Então este daqui [de Águas Lindas] é o piloto, o primeiro dos federais”, disse o ministro.

Segundo o ministro, o hospital de Águas Lindas é o modelo que o governo federal vai adotar como padrão para construção de unidades de campanha. Eles serão distribuídos em locais com grande concentração populacional e estrutura insuficiente para atender a demanda de pacientes.

“Aqui tem obra paralisada de hospital que nunca saiu para chegar na ponta, e agora está tendo que improvisar para dar o mínimo de condição de atendimento. Você tem uma região com ausência de estrutura proporcional ao tamanho da população. O que resta fazer? Uma unidade de campanha improvisada para não deixar desassistência”, afirmou Mandetta.

Segundo o G1, ele disse ainda que não há uma previsão de quando os hospitais ficarão prontos.

Contrariando o pedido de distanciamento

Bolsonaro também compareceu à obra ao lado de Mandetta e outros ministros.

Na saída, caminhou nas proximidades, gerando aglomeração. O presidente da República chegou a usar a máscara cirúrgica, mas depois, tirou-a do rosto e a segurou com as mãos. Ele chegou a ser beijado na mão por uma apoiadora.

Essa é a terceira vez, em três dias, que Bolsonaro se envolve em multidões desse tipo.

Na quinta-feira (9), ele foi a uma padaria em Brasília e na sexta (10), a uma farmácia e a um prédio residencial. Em ambos, cumprimentou as pessoas que estavam próximas.

Depois do atrito entre os pensamentos de Bolsonaro e a posição que Mandetta vem tomando no Ministério, o ministro disse que não é “juiz” e que não julgaria a atitude do presidente.

Segundo o G1, o ministro pediu “calma, disciplina, foco e ciência” para o país atravessar o momento de pandemia.

Com informações do G1.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade