Nova UBS Jardim do Lago está aberta para atendimento de casos suspeitos de coronavírus
Conecte-se conosco

Coronavírus

Nova UBS Jardim do Lago está aberta para atendimento de casos suspeitos de coronavírus

São mais de 540 metros quadrados de área construída para agregar o atendimento de saúde da Rede de Atenção Básica

Publicado

em

atendimento médico
Usuários com sintomas gripais são avaliados e encaminhados para os atendimentos necessários na Unidade Sentinela (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

Esperada pela população há décadas, o prédio da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim do Lago começa a funcionar nesta segunda-feira (27), especificamente para o atendimento de casos suspeitos de síndrome gripal, no modelo de Unidade Sentinela (US).

Com espaço amplo, mais de 540 metros quadrados de área construída, o prédio vem a agregar o atendimento de saúde da Rede de Atenção Básica – que, ao longo dos três anos de gestão, recebeu investimentos para a qualificação e ampliação.

Neste momento, o espaço atende especificamente os casos que possam ser suspeitos do Novo Coronavírus, para facilitar o acesso ao cuidado pela população, em um espaço dedicado. Assim que a pandemia for debelada, o prédio será a sede do atendimento da população.

O vendedor Jeferson Rafael Ferreira, 38 anos, mora no Medeiros e, desde domingo (26), começou a sentir falta de ar e tosse. Para saber onde deveria buscar atendimento, entrou no site da Prefeitura de Jundiaí, no ícone ‘Coronavírus’, acessou o Disque 156 Coronavírus pelo chat e conversou com o atendimento técnico especializado disponível.

“Conversei com o atendente, descrevi os sintomas e me encaminharam para essa Unidade Sentinela. O atendimento foi muito rápido e estou satisfeito. Tive a orientação para ficar os 14 dias em casa, isolado, aguardando a recuperação”, comenta o munícipe, que não apresentou febre ou coriza, também identificados como sintomas suspeitos para COVID-19 ou as gripes desencadeadas pelos demais vírus como H1N1, H2N3 ou Influenza.

De acordo com o prefeito Luiz Fernando Machado, a cidade se antecipou na organização das ações de Saúde, desde a capacitação dos profissionais até a melhoria da capacidade de atendimento.

“A primeira providência tomada no enfrentamento ao coronavírus em Jundiaí foi restruturar a rede de saúde. Hoje,  pouco mais de 40 dias após o início das medidas práticas, podemos dizer que tivemos êxito nesse processo. No São Vicente, por exemplo, são 117 leitos criados exclusivamente para atender aos pacientes com a COVID-19”, ressalta. “Na rede básica, não foi diferente.  O conceito das Unidades Sentinelas foi implantado de forma assertiva para organizar o fluxo e oferecer agilidade ao atendimento de casos suspeitos”, explica o prefeito.

O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, lembra que, o investimento para a construção da nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira S/N) foi feito por contrapartida de empreendimento imobiliário, no valor estimado de R$ 1,5 milhão.

“Quando superarmos a crise da COVID-19, o espaço passará a integrar a rede de Atenção Básica com o cardápio completo de atendimento, com consultas, três equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), atendimento odontológico e ampliação de horário de funcionamento (até 19h)  e 25% mais oferta de horas médicas (de 96h para 120h semanais)”, explica.

O gestor ainda lembra que, durante o período em que o novo espaço está sendo usado como US, a antiga UBS Jardim do Lago (Rua Filomena Ricci, 89) permanece em uso pela população para todos os atendimentos necessários.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade