Connect with us

Saúde

Criança morre ao ser picada por escorpião enquanto brincava

O menino de seis anos foi atendido e transferido para outro hospital, mas morreu na unidade no dia seguinte.

Published

on

Atualizado há

João Paulo com sua mãe
Foto: Arquivo Pessoal

João Paulo Macedo, de seis anos de idade, morreu após ser picado por um escorpião amarela na casa da avó, em Piatã, interior da Bahia. O acidente aconteceu na noite de domingo (31) e foi atendido no mesmo dia na sede do hospital. Depois, João Paulo transferido para o Hospital Regional da Chapada Diamantina, onde faleceu na manhã de segunda-feira (1°).

De acordo com a mãe de João Paulo, Evaneis Pereira (24), o menino colocou a mão dentro de uma árvore e chegou na casa da avó dizendo ter sido picado por um marimbondo. “Em questão de segundos começou a vomitar”, lembra. Um tio do menino foi até o local e viu o escorpião amarelo, no alto da árvore.

A médica responsável pelo atendimento da vítima, Mayana Passos (37), João Paulo deu entrada ao hospital duas horas depois do acidente. O menino não respondia a doutora, não conseguia abrir os olhos e não parava de vomitar.

Com a ajuda do Centro Antiveneno da Bahia (CIAVE), o animal foi identificado por foto e analisando o estado de saúde da vítima. Primeiro, o caso foi classificado como moderado, depois como grave. O CIAVE recomendou a aplicação de seis ampolas de soro antiescorpiano para o tratamento.

Alguns moradores da cidade acusaram nas redes sociais que a unidade não tinha o medicamento necessário. Mayana contestou esses comentários e disse que irá acionar a Justiça para todos os responsáveis pelos comentários que conseguir identificar. A médica afirma que, ao autorizar a transferência de João Paulo para o Hospital da Chapada, o estado de saúde era estável e as expectativas para a recuperação era otimistas.

“É espantoso o que aconteceu com esta criança. Saiu daqui estável, com frequência cardíaca de 116, reconhecendo a mãe, falando o próprio nome. Existe um limite para até onde a medicina alcança e eu estou trabalhando isso dentro de mim”, comentou a doutora.

Casos no Brasil

De acordo com o clínico geral do CIAVE, Oswaldo Aurélio (63), as oscilações de estabilidade são comuns em casos como este. As picadas de escorpião tendem a ser mais graves em casos de idosos e crianças com menos de sete anos. “Isso ocorre porque o veneno do escorpião é essencialmente neurotóxico, e as crianças dessa idade ainda não têm as terminações neuronais totalmente desenvolvidas”, explicou.

Os estados com casos mais recorrentes de acidentes com escorpiões são: Minas Gerais (33.739), São Paulo (28.059) e Bahia (18.622).

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) indica que o Brasil registrou 154.812 casos de acidentes com escorpiões e mais de 169 mortes.

Na região

No caso de picadas de escorpião, o Ministério da Saúde orienta procurar o hospital mais próximo e, se possível, levar o animal ou uma foto para identificação.

Na região, Jundiaí é a única cidade com hospitais munidos do soro antiveneno do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Hospital São Vicente de Paulo 

Endereço: Rua São Vicente de Paulo, 233;

Telefone: (11) 4583-8155.

Hospital Universitário

Endereço: Praça Rotatória, S/N;

Telefone: (11) 4527-5700.

 

Saúde

Oncologista do Hospital São Vicente, em Jundiaí, esclarece principais informações sobre o câncer de pâncreas

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, esse tipo de câncer ocupa a 14ª posição entre os mais frequentes no Brasil, sendo agressivo.

Published

on

O câncer de pâncreas é uma doença agressiva e de difícil diagnóstico, que frequentemente é descoberta em estágios avançados. Recentemente, o guitarrista Tony Bellotto, da banda Titãs, revelou em suas redes sociais ter sido diagnosticado com um tumor no pâncreas. Ele passará por uma cirurgia e precisará se afastar dos palcos durante o tratamento. De acordo com o Instituto Nacional…

Continue Reading

Bem-estar

Sinais de que seu filho precisa de terapia e como a psicoterapia pode ajudar

A psicoterapia desempenha um papel essencial no bem-estar emocional e psicológico de crianças e adolescentes. Saiba como identificar quando buscar ajuda profissional e os benefícios desse acompanhamento.

Published

on

Durante o desenvolvimento infantil e juvenil, ocorrem diversas mudanças físicas, emocionais e sociais que podem gerar desafios significativos. A terapia oferece um espaço seguro para que crianças e adolescentes expressem seus sentimentos, processem experiências e desenvolvam habilidades de enfrentamento. Benefícios da psicoterapia A psicoterapia pode proporcionar várias vantagens para o desenvolvimento emocional e social dos jovens. Um dos principais benefícios…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo