Criança morre ao ser picada por escorpião enquanto brincava
Conecte-se conosco

Saúde

Criança morre ao ser picada por escorpião enquanto brincava

O menino de seis anos foi atendido e transferido para outro hospital, mas morreu na unidade no dia seguinte.

Publicado

em

Atualizado há

João Paulo com sua mãe
Foto: Arquivo Pessoal

João Paulo Macedo, de seis anos de idade, morreu após ser picado por um escorpião amarela na casa da avó, em Piatã, interior da Bahia. O acidente aconteceu na noite de domingo (31) e foi atendido no mesmo dia na sede do hospital. Depois, João Paulo transferido para o Hospital Regional da Chapada Diamantina, onde faleceu na manhã de segunda-feira (1°).

De acordo com a mãe de João Paulo, Evaneis Pereira (24), o menino colocou a mão dentro de uma árvore e chegou na casa da avó dizendo ter sido picado por um marimbondo. “Em questão de segundos começou a vomitar”, lembra. Um tio do menino foi até o local e viu o escorpião amarelo, no alto da árvore.

A médica responsável pelo atendimento da vítima, Mayana Passos (37), João Paulo deu entrada ao hospital duas horas depois do acidente. O menino não respondia a doutora, não conseguia abrir os olhos e não parava de vomitar.

Com a ajuda do Centro Antiveneno da Bahia (CIAVE), o animal foi identificado por foto e analisando o estado de saúde da vítima. Primeiro, o caso foi classificado como moderado, depois como grave. O CIAVE recomendou a aplicação de seis ampolas de soro antiescorpiano para o tratamento.

Alguns moradores da cidade acusaram nas redes sociais que a unidade não tinha o medicamento necessário. Mayana contestou esses comentários e disse que irá acionar a Justiça para todos os responsáveis pelos comentários que conseguir identificar. A médica afirma que, ao autorizar a transferência de João Paulo para o Hospital da Chapada, o estado de saúde era estável e as expectativas para a recuperação era otimistas.

“É espantoso o que aconteceu com esta criança. Saiu daqui estável, com frequência cardíaca de 116, reconhecendo a mãe, falando o próprio nome. Existe um limite para até onde a medicina alcança e eu estou trabalhando isso dentro de mim”, comentou a doutora.

Casos no Brasil

De acordo com o clínico geral do CIAVE, Oswaldo Aurélio (63), as oscilações de estabilidade são comuns em casos como este. As picadas de escorpião tendem a ser mais graves em casos de idosos e crianças com menos de sete anos. “Isso ocorre porque o veneno do escorpião é essencialmente neurotóxico, e as crianças dessa idade ainda não têm as terminações neuronais totalmente desenvolvidas”, explicou.

Os estados com casos mais recorrentes de acidentes com escorpiões são: Minas Gerais (33.739), São Paulo (28.059) e Bahia (18.622).

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) indica que o Brasil registrou 154.812 casos de acidentes com escorpiões e mais de 169 mortes.

Na região

No caso de picadas de escorpião, o Ministério da Saúde orienta procurar o hospital mais próximo e, se possível, levar o animal ou uma foto para identificação.

Na região, Jundiaí é a única cidade com hospitais munidos do soro antiveneno do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Hospital São Vicente de Paulo 

Endereço: Rua São Vicente de Paulo, 233;

Telefone: (11) 4583-8155.

Hospital Universitário

Endereço: Praça Rotatória, S/N;

Telefone: (11) 4527-5700.

 

Saúde

Saúde mental dos brasileiros pós-pandemia é uma das piores do mundo

Um relatório internacional mostra que mais de um terço dos brasileiros está “angustiado”; os jovens com menos de 35 anos são os mais afetados

Publicado

em

Por

Estudo foi elaborado a partir de enquetes com 420 mil pessoas, em 71 países e em 13 idiomas. Foto: Canva

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein  O mundo ainda não se recuperou do impacto da pandemia de Covid-19 na saúde emocional e o Brasil é um dos países mais afetados, de acordo com um relatório do Global Mind Project, que divulga dados anuais sobre o bem-estar no planeta. O projeto busca mapear a situação, entender as tendências e propor medidas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Bem-estar

Lip Gloss: especialista explica como procedimento transforma seus lábios

Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação, conta que técnica vai além da estética

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos que realcem a beleza natural tem ganhado cada vez mais espaço. Entre essas tendências está o Lip Gloss, uma técnica promissora que promove a hidratação e revitalização dos lábios. O procedimento Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação de sobrancelhas e lábios, explica que a técnica do Lip Gloss envolve a aplicação de um…

Continuar lendo

Saúde

“Não ouvi o choro do meu bebê ao nascer”, conta mãe de UTI

Josenilda Pedreira Alves é mãe de Dario, um bebê prematuro extremo, que nasceu em janeiro com 26 semanas de vida e somente 809 gramas; eles se preparam para ir juntos para casa logo após o Dia das Mães, depois de 112 dias dentro da UTI

Publicado

em

Por

Josenilda Pedreira Alves com o filho na UTI neonatal. Foto: Diego Padgurschi/Agência Einstein

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein  Se para toda mãe, a maternidade é uma caixinha de surpresas, rodeada de dúvidas e incertezas, para as mães de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) as angústias são ainda mais latentes. Prestes a dar à luz seu primeiro filho, a enfermeira em radiodiagnóstico Josenilda Pedreira Alves, 37 anos, soube na sala de parto que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo
Publicidade