Jundiaí registrou mais de 60 acidentes com picadas de escorpião em 2023
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Jundiaí registrou mais de 60 acidentes com picadas de escorpião em 2023

A prefeitura da cidade afirma que intensificará as ações e atividades para a prevenção de acidentes com o animal.

Publicado

em

Atualizado há

Profissional de saúde segurando escorpião amarelo com uma pinça
Confira dicas de como agir ao encontrar um escorpião em casa (Foto: Ministério da Saúde)

Apenas em 2023, a Prefeitura de Jundiaí registrou 62 acidentes com picadas de escorpião na cidade. Os dados são de um levantamento divulgado nesta semana pela gestão municipal. Ainda de acordo com os números, em 2022, Jundiaí registrou 113 casos em todo o ano.

Dessa forma, a Prefeitura de Jundiaí afirmou que intensificará o as ações e atividades para a prevenção de acidentes com picadas no animal. Nesta segunda-feira (28), por exemplo, a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, participa da Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo/Escorpião.

Além disso, até sexta-feira (1º), técnicos do órgão percorrerão as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família para reforçar as orientações. Os profissionais ainda participarão de encontros com especialistas e técnicos da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) para o compartilhamento de dados.

“O objetivo é mobilizar tanto os serviços e profissionais de saúde como a população para evitarmos os fatores que resultam no aparecimento desses animais, que podem levar a acidentes graves, principalmente com crianças, idosos, pessoas imunocomprometidas e animais de estimação, e também ressaltar a importância do atendimento médico oportuno”, explica o coordenador da VISAM, Luis Gustavo Grijota Nascimento.

Em caso de picadas

Ao ser picado por um escorpião, os sintomas iniciais mais comuns são dor, sensação de ardência e inflamação no local. De imediato, procure atendimento médico. Se a ocorrência for em crianças de até 10 anos, o atendimento ocorre no Hospital Universitário (HU). Já os demais pacientes devem procurar o Hospital São Vicente.

Ao encontrar escorpião na residência, a orientação é que, sempre que possível e seguro, matar ou aprisionar o animal em um pote ou vasilha e encaminhá-lo à VISAM. Em caso de recorrência, solicitar uma vistoria pelo 156.

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dengue: pacientes precisam evitar a circulação para conter a transmissão

Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí orienta sobre a necessidade de pacientes diagnosticados com dengue evitarem a circulação, respeitando o período atestado pelo médico. Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus. O Munícipio acumula 6.695 casos da doença, conforme Boletim de Arboviroses de quarta-feira (17). A dengue é uma doença infecciosa aguda, transmitida…

Continuar lendo
Publicidade