Cuidado com as crianças aumenta durante o inverno
Conecte-se conosco

Saúde

Cuidado com as crianças aumenta durante o inverno

Pediatra do Hospital Universitário de Jundiaí dá dicas de como proteger os pequenos das doenças respiratórias

Publicado

em

Atualizado há

Cuidado com as crianças
Cuidados com as crianças durante o inverno (Foto: Reprodução/Internet)

No inverno, o cuidado com as crianças aumenta em razão das doenças respiratórias, que são mais comuns nesta época do ano. Essa manifestação é causada pelas baixas temperaturas, o tempo seco e a maior circulação de vírus e bactérias.

O atendimento no pronto socorro já sente esse efeito. De fevereiro para o mês de maio, o Hospital Universitário (HU) teve um aumento de três mil atendimentos no PS Infantil. Em Junho, até o dia 18, já foram atendidos 4490 pacientes.

Vale ressaltar que muitos casos atendidos poderiam ser resolvidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por não serem de emergência e urgência.

LEIA TAMBÉM:

Hospital oferece terapias com pipas para crianças internadas

Médicos operam feto com malformação ainda na barriga da mãe em cirurgia inédita

A diretora Clínica, Ana Paula Felgueiras, pediatra do Hospital Universitário explica que nessa época ocorrem às doenças respiratórias agudas por conta da baixa temperatura, além de poluentes que ficam no ar devido ao tempo seco. Essas doenças são divididas em casos de alérgicos ou infecciosos. De qualquer forma, os sintomas são tosse, falta de ar, e pode vir acompanhada de febre ou não.

Segundo a Dr.ª Ana Paula, manter os ambientes bem arejados, agasalhar as crianças, vacinar contra a gripe, fazer higiene nasal, ingerir muito liquido, ter uma boa alimentação e ofertar vitaminas, ajudam no combate dessas doenças.

“Diante de qualquer sinal de falta de ar, cansaço para respirar ou febre alta que não sede com uso de antitérmico, os pais devem procurar uma avaliação médica” completa.

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde

AstraZeneca encerra produção global da vacina contra Covid-19

A produção da vacina AstraZeneca no Brasil continuará pela Fiocruz, que recebeu a transferência de tecnologia da farmacêutica em junho de 2021.

Publicado

em

Por

Vacina
Foto: Canva

Nesta quarta-feira (8), a farmacêutica AstraZeneca anunciou o encerramento da produção e distribuição global da vacina contra a Covid-19. A empresa tomou a decisão devido a um "excedente de imunizantes" no mercado e pela disponibilidade de vacinas atualizadas para novas variantes do vírus. De acordo com a farmacêutica, a demanda por vacinas atualizadas contra variantes do Sars-CoV-2 superou a produção…

Continuar lendo

Saúde

Crise climática coloca em risco a saúde física e mental da população mundial 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 150 mil pessoas morrem anualmente em decorrência das alterações climáticas; número deve dobrar até 2030. *Por Thais Szegö, Agência Einstein

Publicado

em

Por

Carro em enchente
Foto: Canva

Calor e frio extremos, aumento da poluição atmosférica, elevação das chuvas, derretimento de geleiras, inundações, queimadas... Basta uma rápida olhada nos noticiários para ter a certeza de que o clima está sofrendo alterações consideráveis. O resultado da intervenção humana na natureza traz prejuízos ao meio ambiente e, consequentemente, sérios impactos à saúde de todos. “Hoje temos muitos estudos mostrando que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo
Publicidade