Jundiaí registra 28 casos de varíola dos macacos
Connect with us

Saúde

Jundiaí registra 28 casos de varíola dos macacos

O acompanhamento permanecerá pelo prazo de 21 dias, indicado como período de transmissão ou enquanto permanecer com lesões cutâneas.

Published

on

Atualizado há

Varíola dos Macacos - monkeypox
(Foto: Divulgação/OMS)

A prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), em conjunto com a Vigilância Epidemiológica (VE), informa que Jundiaí registra 28 casos da varíola do macaco, em residentes no município. O resultado foram recebidos nesta quarta-feira (21), enviado pelo Instituto Adolfo Lutz.

Mulher, 48 anos, com início dos sintomas em 07/09. Procurou por atendimento em 09/09. Segue em isolamento e sem necessidade de internação. Sem casos secundários até o momento.

O acompanhamento permanecerá sendo feito pela equipe de Saúde pelo prazo de 21 dias, indicado como período de transmissão ou enquanto permanecer com lesões cutâneas.

A UGPS salienta que a doença varíola dos macacos, é transmitida quando alguém tem contato próximo com uma pessoa infectada. O vírus pode entrar no corpo por lesões da pele, pelo sistema respiratório ou pelos olhos, nariz e boca. Os sintomas incluem erupções cutâneas, febre, dor de cabeça, dor nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, calafrio e exaustão. Há vacina para a doença, porém ainda não está disponível no Brasil.

Todas as equipes de Saúde do município foram orientadas sobre o protocolo para a identificação e notificação dos casos suspeitos para o seguimento das ações de investigação epidemiológicas necessária.

Bem-estar

Jundiaí: programa que auxilia quem quer parar de fumar abre novas turmas neste mês

Ao todo, o programa tem oito encontros onde é ofertado acompanhamento aos participantes que querem parar de fumar.

Published

on

Pessoa com cigarro na mão
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Entre os desejos de mudança para um novo ano, parar de fumar é recorrente. Para ajudar a população que quer largar o vício do tabaco, seja do cigarro tradicional ou do eletrônico, o famoso "vape", o Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT) da gestão de Saúde de Jundiaí, abre novas turmas neste mês. O acompanhamento é gratuito e completo.…

Continue Reading

Saúde Pública

Infestação de mosquitos da dengue em Jundiaí mobiliza equipes; mais de 3 mil imóveis serão vistoriados

Em um semana, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental localizaram 16 amostras de larvas do mosquisto da dengue em residências de Jundiaí.

Published

on

Vistoria de dengue em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em um semana, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, localizaram 16 amostras de larvas do Aedes aegypti em residências da cidade. O mosquito é transmissor de arboviroses como dengue, chikungunya e zika. O trabalho de vistoria nos imóveis da cidade para o levantamento do Índice de Breteau (IB), amostragem…

Continue Reading

Bem-estar

Beber café ao acordar faz mal? Sem comprovação, dúvida se espalha nas redes

A bebida tem sido associada com efeitos negativos ao equilíbrio do cortisol, o hormônio do estresse; saiba quanto é seguro consumir e os horários ideais

Published

on

Café
Foto: Freepik

Por Regina Célia Pereira, da Agência Einstein Embora diversos estudos tragam evidências sobre os benefícios atrelados ao consumo moderado de café, vira-e-mexe ele está na berlinda, acusado de danos à saúde. Há quem tenha deixado de bebê-lo ao acordar porque, há alguns anos, se disseminou a ideia de que a cafeína afeta negativamente o processo natural que leva ao despertar,…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo