Mania de estalar o pescoço pode causar AVC, diz neurologista
Conecte-se conosco

Saúde

Mania de estalar o pescoço pode causar AVC, diz neurologista

Segundo especialistas, 25% dos AVCs são em pessoas com menos de 40 anos e por causa do estalo no pescoço

Publicado

em

Mania de estalar o pescoço pode causar AVC, diz neurologista
Mania de estalar o pescoço pode causar AVC, diz neurologista (Foto: PREMIUM PHOTOGRAPHY/SHUTTERSTOCK)

Estalar os dedos, os punhos e o pescoço é uma mania comum entre as pessoas de todas as idades, mas ela pode trazer consequências, como o caso da modelo Ana Dámaso, que teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) após estalar o pescoço. 

“Foi imediato. Eu estalei e tudo começou a rodar, fiquei tonta. Chamei meu namorado e não conseguia sentar. Quando sentei, comecei a vomitar”, recorda a jovem de 28 anos. A jovem ficou internada e recebeu o diagnóstico de AVC três dias depois. 

O presidente da Associação Brasileira de Quiropraxia, Roberto Bleir, explica os perigos desses estalos. “Geralmente a pessoa está buscando um alívio, uma tensão. O grande problema é que ela não sabe o que está fazendo com a articulação”, detalha.

Ele ainda ressalta que o ideal é buscar um quiropraxista para fazer um ajustamento da articulação, com realinhamento adequado das estruturas do corpo. 

De acordo com o neurologista Tarso Adoni, 25% dos AVCs são em pessoas com menos de 40 anos de idade e por causa do estalo no pescoço.

“O que acontece é uma dissecção da artéria que leva sangue para o cérebro”. A parede da artéria tem três camadas, quando uma delas se solta, ocorre a dissecção. 

A dissecção, geralmente, acontece em quem tem fragilidade genética da parede das artérias, que pode ocorrer por motivos, como estalo de pescoço, traumas (acidentes de trânsito) e movimentos bruscos. 

Para evitar problemas mais sérios, os especialistas recomendam não estalar o pescoço. 

Veja os sintomas do AVC:

  • Fraqueza súbita de um dos lados do corpo ou membro;
  • Dificuldade para falar;
  • Dificuldade para coordenação;
  • Desequilíbrio.

Fonte: G1

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde

AstraZeneca encerra produção global da vacina contra Covid-19

A produção da vacina AstraZeneca no Brasil continuará pela Fiocruz, que recebeu a transferência de tecnologia da farmacêutica em junho de 2021.

Publicado

em

Por

Vacina
Foto: Canva

Nesta quarta-feira (8), a farmacêutica AstraZeneca anunciou o encerramento da produção e distribuição global da vacina contra a Covid-19. A empresa tomou a decisão devido a um "excedente de imunizantes" no mercado e pela disponibilidade de vacinas atualizadas para novas variantes do vírus. De acordo com a farmacêutica, a demanda por vacinas atualizadas contra variantes do Sars-CoV-2 superou a produção…

Continuar lendo

Saúde

Crise climática coloca em risco a saúde física e mental da população mundial 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 150 mil pessoas morrem anualmente em decorrência das alterações climáticas; número deve dobrar até 2030. *Por Thais Szegö, Agência Einstein

Publicado

em

Por

Carro em enchente
Foto: Canva

Calor e frio extremos, aumento da poluição atmosférica, elevação das chuvas, derretimento de geleiras, inundações, queimadas... Basta uma rápida olhada nos noticiários para ter a certeza de que o clima está sofrendo alterações consideráveis. O resultado da intervenção humana na natureza traz prejuízos ao meio ambiente e, consequentemente, sérios impactos à saúde de todos. “Hoje temos muitos estudos mostrando que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo
Publicidade