Médico de Jundiaí comprova eficácia de vacina para rinite
Connect with us

Saúde

Médico de Jundiaí comprova eficácia de vacina para rinite

Segundo a pesquisa, vacina apresentou eficácia em cerca de 80% dos casos, porém o paciente não deixará de ser alérgico

Published

on

Atualizado há

Vacina para rinite
Médico jundiaiense desenvolve vacina contra rinite (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Quem sofre como rinite sabe bem os incômodos que a doença traz. Com o tempo, a eficácia de alguns remédios cai, e é preciso procurar novas alternativas para tratar da alergia. A boa notícia é que agora há uma vacina que promete reduzir os sintomas da doença.

O médico pesquisador da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Edmir Américo Lourenço, que é doutor e mestre pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) comprovou a eficácia do tratamento a partir de um estudo publicado na revista brasileira editada em língua inglesa “International Archives of Otorhinolaryngology”, que destaca trabalhos científicos de otorrino no Brasil e no exterior.

O trabalho foi feito com 281 pacientes com mais de três anos de idade, em Jundiaí.

Professor titular da disciplina de otorrinolaringologia da faculdade, ele estuda sobre o tema desde 1980 e afirma que encontrou um tratamento de longo prazo para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas utilizando uma vacina específica para cada indivíduo.

Segundo a pesquisa, em cerca de 80% dos pacientes testados os sintomas desapareceram, porém o paciente não deixa de ser alérgico.

O pesquisador, que possui mais de 80 estudos publicados, dedicou a vida profissional ao tratamento das doenças respiratórias quando decidiu analisar o prontuário de centenas de pacientes. O procedimento mostra bons resultados quando o tratamento é feito até o fim.

Nos primeiros passos da pesquisa, foram feitos testes na pele para saber quais são as causas da alergia. De acordo com o resultado, é feita uma vacina individual e específica em laboratório especializado para cada paciente. Atualmente, o tratamento está disponível somente em clínicas particulares. O custo é de um pouco mais de R$ 1,5 mil.

Tratamento

O tratamento de imunoterapia é indicado quando o paciente tem testes alérgicos positivos e não consegue controlar suas alergias por outros meios. Ela deve ser feita juntamente com outros procedimentos, como controle ambiental (para evitar os agentes causadores da alergia), medicação profilática ou preventiva (para evitar crises) e medicamentos de crise (para controlar sintomas).

Segundo informa a ASBAI, o especialista deve ser habilitado para essa prática, caso contrário há riscos de reações alérgicas graves, inclusive óbito. Todo qualquer tratamento de imunoterapia deve ser individualizado e manipulado, conforme sua história clínica e seus testes de alergia, alerta a associação.

Bem-estar

Mau hálito? Saiba quais as causas mais comuns e como combater o problema

Apesar de ser frequentemente associada à má higiene bucal, suas causas podem ser diversas. Confira.

Published

on

como combater mau hálito
Foto: Canva

O mau hálito, conhecido cientificamente como halitose, é um problema que atinge uma parcela significativa da população e pode ter impacto direto na vida social e profissional das pessoas. Mais do que apenas um desconforto momentâneo, a halitose pode ser um indicativo de problemas bucais ou até de condições sistêmicas de saúde. Apesar de ser frequentemente associada à má higiene…

Continue Reading

Saúde

Jundiaí reforça estratégias para enfrentamento da dengue

A cidade acumula 22.723 casos de dengue, com 16 mortes. Entre fevereiro e maio, foram 21.158 ocorrências. Em abril, no pico da pandemia, 8.365 pessoas adoeceram.

Published

on

Jundiaí reforça estratégias para enfrentamento da dengue
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta semana, um panorama sobre a dengue foi apresentado aos médicos e aos enfermeiros da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde. Para não repetir o cenário deste ano, Jundiaí reforça estratégias para o enfrentamento e o combate à doença. De acordo com o último Boletim de Arboviroses, a cidade acumula 22.723 casos de dengue, com 16 mortes. Entre fevereiro…

Continue Reading

Saúde

Soluços em bebês: entenda por que acontecem e como ajudar

Em bebês, os soluços podem começar ainda no útero, sendo uma resposta natural do sistema nervoso em desenvolvimento.

Published

on

Soluços em bebês
Foto: Canva

Os soluços em bebês são uma ocorrência comum e, na maioria das vezes, inofensiva. Apesar de causarem curiosidade e, em alguns casos, preocupação, eles fazem parte do desenvolvimento natural do organismo do bebê e raramente indicam algum problema de saúde. Entenda por que eles acontecem e saiba como lidar com essas situações. O que são os soluços? Os soluços são…

Continue Reading
Skip to content