Novembro Roxo: HU realiza campanha de sensibilização pelo nascimento de bebês prematuros
Connect with us

Saúde

Novembro Roxo: HU realiza campanha de sensibilização pelo nascimento de bebês prematuros

O dia da prematuridade é nesta quinta-feira, dia 17, e diversas ações serão realizadas.

Published

on

Atualizado há

Novembro roxo no Hospital Universitário (Foto: Divulgação/HU)

A campanha ‘Novembro Roxo’ iniciou na última segunda-feira no Hospital Universitário de Jundiaí. A campanha tem como objetivo sensibilizar a população sobre o nascimento de bebês prematuros, aqueles que nascem antes do tempo previsto. A comissão de humanização, eventos e voluntariado da instituição decorou o Bloco Neonatal com as cores da prematuridade. Além disso, estão realizando uma mostra fotográfica com momentos do pele a pele entre os recém-nascidos e seus pais.

O dia da prematuridade é nesta quinta-feira, dia 17, e diversas ações serão realizadas. Os colaboradores usarão algum adereço roxo em seus uniformes ou uma peça roxa alusiva à data. Acontece uma oficina onde pais e mães irão confeccionar um adereço de porta com o pezinho de seus filhos. Logo na sequência, acontece um café da tarde e realizam uma exposição dos enfeites em frente a Bloco Neonatal.

(Foto: Divulgação/HU)

No dia 22 ocorrerá uma palestra em parceria com a Unidade de Gestão e Promoção da Saúde do Município de Jundiaí sobre “Os impactos da prematuridade no desenvolvimento infantil”, através da plataforma zoom com o ginecologista e obstetra Dr. Stéphanno Gomes Pereira Sarmento que é fundador do Centro de Pesquisa e Prevenção da Prematuridade em parceria com a prefeitura municipal e a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e a enfermeira Ludmila Brisque Santos, coordenadora na enfermagem do núcleo técnico estratégia Saúde da Família.

Sobre a prematuridade

A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil antes dos cinco anos. Alertar e esclarecer a população através de mobilizações com foco na prevenção do nascimento antecipado e sobre os riscos envolvidos, bem como na assistência, proteção e promoção dos direitos dos bebês é o objetivo da campanha ‘Novembro Roxo’. O tema global é “Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento”.

Para o pai, Roberto Borges de Souza, que vem realizando o pele a pele com sua esposa, Maria Mendes Carvalho, no pequeno Noah que está internado faz 22 dias na UTI Neonatal o ato tem um grande significado. “É através desse contato que consigo dar mais forças para ele amamentar, ficar forte e engordar para ter alta. Tenho o maior prazer da vida de aquecer o meu “prematurinho”. Isso é essencial para a vida dele”.

(Foto: Divulgação/HU)

Consideram prematuros bebês que nascem antes da 37ª semana de gestação. São crianças que possuem órgãos imaturos, baixo peso, cérebro ainda em desenvolvimento e, portanto, maior risco de complicações e necessidade de assistência multiprofissional adequada às suas necessidades nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (UTIs Neonatais).

Bem-estar

Jundiaí: programa que auxilia quem quer parar de fumar abre novas turmas neste mês

Ao todo, o programa tem oito encontros onde é ofertado acompanhamento aos participantes que querem parar de fumar.

Published

on

Pessoa com cigarro na mão
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Entre os desejos de mudança para um novo ano, parar de fumar é recorrente. Para ajudar a população que quer largar o vício do tabaco, seja do cigarro tradicional ou do eletrônico, o famoso "vape", o Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT) da gestão de Saúde de Jundiaí, abre novas turmas neste mês. O acompanhamento é gratuito e completo.…

Continue Reading

Saúde Pública

Infestação de mosquitos da dengue em Jundiaí mobiliza equipes; mais de 3 mil imóveis serão vistoriados

Em um semana, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental localizaram 16 amostras de larvas do mosquisto da dengue em residências de Jundiaí.

Published

on

Vistoria de dengue em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em um semana, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, localizaram 16 amostras de larvas do Aedes aegypti em residências da cidade. O mosquito é transmissor de arboviroses como dengue, chikungunya e zika. O trabalho de vistoria nos imóveis da cidade para o levantamento do Índice de Breteau (IB), amostragem…

Continue Reading

Bem-estar

Beber café ao acordar faz mal? Sem comprovação, dúvida se espalha nas redes

A bebida tem sido associada com efeitos negativos ao equilíbrio do cortisol, o hormônio do estresse; saiba quanto é seguro consumir e os horários ideais

Published

on

Café
Foto: Freepik

Por Regina Célia Pereira, da Agência Einstein Embora diversos estudos tragam evidências sobre os benefícios atrelados ao consumo moderado de café, vira-e-mexe ele está na berlinda, acusado de danos à saúde. Há quem tenha deixado de bebê-lo ao acordar porque, há alguns anos, se disseminou a ideia de que a cafeína afeta negativamente o processo natural que leva ao despertar,…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo