Novo estudo identifica fatores de risco para o envelhecimento precoce do cérebro
Conecte-se conosco

Saúde

Novo estudo identifica fatores de risco para o envelhecimento precoce do cérebro

Pesquisadores listaram fatores genéticos e modificáveis, que aumentando a susceptibilidade a doenças como o Alzheimer

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Canva

Um estudo publicado na revista científica Nature Communications, nesta quarta-feira (27), lança luz sobre os fatores de risco genéticos e modificáveis que contribuem para o envelhecimento precoce do cérebro, aumentando assim a susceptibilidade a doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

Para a análise, foram observados exames cerebrais de 40 mil participantes do Biobank do Reino Unido, com mais de 45 anos. Os pesquisadores também examinaram 161 fatores de risco para demência e avaliaram seu impacto em regiões cerebrais especialmente propensas ao envelhecimento precoce.

O estudo categorizou então esses fatores modificáveis, que são aqueles que podem ser alterados ao longo da vida, em 15 categorias: pressão arterial; colesterol; diabetes; peso; consumo de álcool; tabagismo; depressão; inflamação; poluição; audição; sono; socialização; dieta; atividade física; e educação.

“Sabemos que uma constelação de regiões do cérebro degenera mais cedo no envelhecimento e, neste novo estudo, mostramos que essas partes específicas do cérebro são mais vulneráveis ​​ao diabetes, às doenças relacionadas à poluição atmosférica — cada vez mais um fator importante para a demência — e o álcool, de todos os fatores de risco comuns para a demência”, aponta Gwenaëlle Douaud, pesquisadora líder do estudo, em comunicado à imprensa.

Segundo com Douaud, várias alterações genéticas também influenciam essa rede cerebral e estão ligadas a mortes cardiovasculares, esquizofrenia, Alzheimer e Parkinson. Além disso, o estudo revelou que dois antígenos de um grupo sanguíneo menos conhecido, chamado antígenos XG, também são fatores de risco.

Conforme apontam os autores, o estudo elucida alguns dos fatores de risco mais críticos para a demência e fornece novos insights que podem contribuir para a prevenção de doenças neurodegenerativas, além de informar estratégias futuras para intervenções específicas.

Saúde

Internações provocadas por trombose venosa  profunda aumentam no país 

Envelhecimento da população, sedentarismo, uso de hormônios e pandemia de Covid-19 são alguns fatores que explicam a elevação dos casos da doença

Publicado

em

Por

Pessoa sentada na beira de uma cama, segurando a perna direita com ambas as mãos. A pessoa parece estar vestindo uma camiseta branca e shorts verde claro. A posição das mãos sugere que a pessoa pode estar sentindo dor ou desconforto na perna.
Foto: Canva

Por Thais Szegö, Agência Einstein  Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), com dados do Ministério da Saúde obtidos de janeiro de 2012 a agosto de 2023, revela dados preocupantes: mais de 489 mil brasileiros foram hospitalizados por causa da doença no período. No último ano do levantamento, a média diária de internações superou a…

Continuar lendo

Saúde

TDAH: especialista alerta sobre a importância do diagnóstico clínico

A distração, comum em situações de estresse e sobrecarga de atividades, não deve ser confundida com o transtorno neurobiológico

Publicado

em

O neurocirurgião Dr. Denis Isao Ueoka, do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo. Foto: Hospital São Vicente

Em um cenário onde as redes sociais se tornaram uma fonte predominante de informação, é crucial questionar a qualidade e a veracidade dos conteúdos consumidos. As plataformas digitais oferecem uma vasta gama de informações, desde entretenimento e notícias relevantes até a disseminação de fake news. Recentemente, a Neurodiversidade, conceito que abrange diferentes modos de funcionamento da mente humana, incluindo o…

Continuar lendo

Saúde

Saúde mental dos brasileiros pós-pandemia é uma das piores do mundo

Um relatório internacional mostra que mais de um terço dos brasileiros está “angustiado”; os jovens com menos de 35 anos são os mais afetados

Publicado

em

Por

Estudo foi elaborado a partir de enquetes com 420 mil pessoas, em 71 países e em 13 idiomas. Foto: Canva

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein  O mundo ainda não se recuperou do impacto da pandemia de Covid-19 na saúde emocional e o Brasil é um dos países mais afetados, de acordo com um relatório do Global Mind Project, que divulga dados anuais sobre o bem-estar no planeta. O projeto busca mapear a situação, entender as tendências e propor medidas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Bem-estar

Lip Gloss: especialista explica como procedimento transforma seus lábios

Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação, conta que técnica vai além da estética

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos que realcem a beleza natural tem ganhado cada vez mais espaço. Entre essas tendências está o Lip Gloss, uma técnica promissora que promove a hidratação e revitalização dos lábios. O procedimento Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação de sobrancelhas e lábios, explica que a técnica do Lip Gloss envolve a aplicação de um…

Continuar lendo
Publicidade