Crianças brasileiras estão mais altas, mas também mais obesas, aponta estudo
Conecte-se conosco

Saúde

Crianças brasileiras estão mais altas, mas também mais obesas, aponta estudo

Pesquisa da Fiocruz, em parceria com UFMG e University College London, analisou mais de 5 milhões de crianças de 3 a 10 anos

Publicado

em

Atualizado há

Houve um aumento médio de 600 gramas no peso das crianças. Foto: Freepik

Uma pesquisa recente, publicada na revista The Lancet Regional Health – Americas, analisou dados de mais de 5 milhões de crianças brasileiras com idades entre 3 e 10 anos. Os resultados apontam para um aumento significativo na altura das crianças, porém também revelam uma maior prevalência de obesidade e excesso de peso nessa faixa etária.

Realizado por pesquisadores do Centro de Integração de Dados e Conhecimento para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), em colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a University College London (Reino Unido), o estudo é o primeiro a analisar longitudinalmente o peso e a altura de uma amostra tão extensa de crianças brasileiras.

Os resultados, de acordo com os pesquisadores, fornecem insights importantes para orientar políticas públicas voltadas para a saúde infantil.

Ao analisar os dados de 5.750.214 crianças nascidas entre 2001 e 2014, os pesquisadores observaram um aumento médio de 1 centímetro na altura das crianças nascidas a partir de 2008. Além disso, houve um aumento médio de 600 gramas no peso das crianças.

No entanto, o estudo também revelou uma preocupante tendência de aumento da obesidade e do excesso de peso, especialmente entre crianças de 5 a 10 anos. A prevalência de excesso de peso nessa faixa etária aumentou 3,2% entre meninos e 2,7% entre meninas. Quanto à obesidade, os números passaram de 11,1% para 13,8% entre meninos, e de 9,1% para 11,2% entre meninas.

Essa tendência também foi observada entre crianças de 3 e 4 anos, com aumentos tanto no excesso de peso quanto na obesidade.

Os pesquisadores destacam que o aumento na altura reflete melhorias na assistência à saúde e no desenvolvimento infantil. No entanto, a prevalência crescente de obesidade é motivo de preocupação e destaca a necessidade de abordar questões relacionadas às dietas das crianças, como o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, e ao sedentarismo.

Saúde

AstraZeneca encerra produção global da vacina contra Covid-19

A produção da vacina AstraZeneca no Brasil continuará pela Fiocruz, que recebeu a transferência de tecnologia da farmacêutica em junho de 2021.

Publicado

em

Por

Vacina
Foto: Canva

Nesta quarta-feira (8), a farmacêutica AstraZeneca anunciou o encerramento da produção e distribuição global da vacina contra a Covid-19. A empresa tomou a decisão devido a um "excedente de imunizantes" no mercado e pela disponibilidade de vacinas atualizadas para novas variantes do vírus. De acordo com a farmacêutica, a demanda por vacinas atualizadas contra variantes do Sars-CoV-2 superou a produção…

Continuar lendo

Saúde

Crise climática coloca em risco a saúde física e mental da população mundial 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 150 mil pessoas morrem anualmente em decorrência das alterações climáticas; número deve dobrar até 2030. *Por Thais Szegö, Agência Einstein

Publicado

em

Por

Carro em enchente
Foto: Canva

Calor e frio extremos, aumento da poluição atmosférica, elevação das chuvas, derretimento de geleiras, inundações, queimadas... Basta uma rápida olhada nos noticiários para ter a certeza de que o clima está sofrendo alterações consideráveis. O resultado da intervenção humana na natureza traz prejuízos ao meio ambiente e, consequentemente, sérios impactos à saúde de todos. “Hoje temos muitos estudos mostrando que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Duas UBSs ficam abertas para atendimento de dengue neste sábado em Jundiaí

Descubra onde e quando buscar ajuda para sintomas leves, moderados ou graves de dengue na sua região neste fim de semana.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Profissionais de saúde prontos para atender casos de dengue nas unidades básicas e prontos atendimentos locais. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (4), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue.A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas…

Continuar lendo
Publicidade