Pacientes da radioterapia no HSV recebem “correio elegante” de pacientes do HU
Conecte-se conosco

Saúde

Pacientes da radioterapia no HSV recebem “correio elegante” de pacientes do HU

Cartinhas foram escritas e desenhadas pelos pacientes da pediatria para os pacientes da radioterapia

Publicado

em

Crianças do HU fazem cartinhas para os pacientes do HSVP
100 cartas foram produzidas pelas crianças (Foto: Divulgação/HU/HSVP)

Esta quarta-feira foi muito especial para os pacientes que passam por tratamento de radioterapia no Hospital São Vicente de Paulo (HSV). Uma festa junina com direito a comidas típicas e decoração foi preparada pelos colaboradores do departamento para receber os pacientes.

O ponto alto da festa foi a entrega de “correio elegante”, cujas cartinhas foram escritas e desenhadas pelos pacientes da pediatria do Hospital Universitário (HU). Cem unidades foram produzidas.

A emoção tomou conta de todos. A jovem Eduarda Santos, 15 anos, que acompanha a avó Maria Conceição Diniz, 59 anos, em tratamento há dois meses devido a um câncer de pulmão, avalia que os pacientes ficam mais motivados a seguir em frente com as mensagens de apoio.

“A minha avó é muito positiva, por isso ela consegue ter mais facilidade em aceitar o problema. Porém, nem todos são assim e receber das crianças este carinho é uma forma de estimular o otimismo nos pacientes”, declara.

Para a avó, é difícil não se emocionar com declarações de crianças e idosos. “Gosto muito de conversar com este público e acho essa iniciativa muito bonita, eu adorei receber um cartão, vou guardá-lo com amor”, afirma.

LEIA MAIS

Violinista toca músicas para pacientes do Hospital Universitário

Hospital São Vicente recebe 14 novas camas elétricas

A paciente Ingrid Gonçalves Euzébio, 15 anos, está internada no HU e fez algumas das cartinhas. “Achei muito legal, me senti bem em ajudar as pessoas que irão receber meu cartão lá no São Vicente. Eu também iria gostar muito de receber uma cartinha”, relata a jovem.

Outra paciente do HU que colaborou foi a Nicole da Silva Moraes, 13 anos. “Eu escrevi o seguinte: força, vai dar tudo certo, Deus está com você”, conta ela cheia de orgulho.

A coordenadora de voluntariado do HU, Tatiane Keller, ressalta que a iniciativa estimula valores relevantes para a sociedade. “É importante despertar a solidariedade nas crianças, elas ficaram contentes em colaborar com a ação e levar um pouco de amor aos pacientes que também estão internados, assim como elas”, explica.

O físico médico do HSV, Dr. Cesar Vicente, avalia de forma positiva a atividade. “A humanização é extremamente importantes em nosso setor. Os pacientes em tratamento oncológico estão no hospital quase diariamente e precisam ser bem acolhidos. Por isso, fazermos questão de sempre ter um diferencial, seja numa data específica ou não. Isso faz com que o tratamento seja mais fácil, porque a doença não afeta somente o paciente, mas sim toda a família. O gesto das crianças representa um grande apoio para elas”, enfatiza o médico.

A recepcionista do departamento de radioterapia, Luciana da Silva, que junto com a equipe idealizou o evento, fala entusiasmada da reação dos pacientes.

“Nos engajamos muito para oferecer o melhor para eles – os pacientes – e para esta festa junina, contamos com a ajuda de várias empresas da cidade e também com donativos dos próprios pacientes. É uma grande confraternização entre pacientes e colaboradores do hospital. Nos sentimos gratificados, em cada agradecimento há o retorno de que estamos fazendo o nosso melhor, de que realmente vale a pena”, afirma.

Esta é a primeira vez que os hospitais realizam uma ação de voluntariado e humanização em conjunto. No que depender da aceitação, muitas outras virão. Os pacientes do HSV já estão se preparando para retribuir as cartinhas aos pacientes da pediatria do HU.

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde

AstraZeneca encerra produção global da vacina contra Covid-19

A produção da vacina AstraZeneca no Brasil continuará pela Fiocruz, que recebeu a transferência de tecnologia da farmacêutica em junho de 2021.

Publicado

em

Por

Vacina
Foto: Canva

Nesta quarta-feira (8), a farmacêutica AstraZeneca anunciou o encerramento da produção e distribuição global da vacina contra a Covid-19. A empresa tomou a decisão devido a um "excedente de imunizantes" no mercado e pela disponibilidade de vacinas atualizadas para novas variantes do vírus. De acordo com a farmacêutica, a demanda por vacinas atualizadas contra variantes do Sars-CoV-2 superou a produção…

Continuar lendo

Saúde

Crise climática coloca em risco a saúde física e mental da população mundial 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 150 mil pessoas morrem anualmente em decorrência das alterações climáticas; número deve dobrar até 2030. *Por Thais Szegö, Agência Einstein

Publicado

em

Por

Carro em enchente
Foto: Canva

Calor e frio extremos, aumento da poluição atmosférica, elevação das chuvas, derretimento de geleiras, inundações, queimadas... Basta uma rápida olhada nos noticiários para ter a certeza de que o clima está sofrendo alterações consideráveis. O resultado da intervenção humana na natureza traz prejuízos ao meio ambiente e, consequentemente, sérios impactos à saúde de todos. “Hoje temos muitos estudos mostrando que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo
Publicidade