São Vicente amplia em mais 15 leitos de enfermaria para pacientes com Covid
Conecte-se conosco

Saúde

São Vicente amplia em mais 15 leitos de enfermaria para pacientes com Covid

Esta é a sexta ampliação somente no mês de março; estrutura do hospital passa a contar com 183 leitos exclusivos Covid públicos (83 UTI e 100 enfermaria)

Publicado

em

Fachada do HSV. (Foto: Divulgação)
Hospital São Vicente de Paulo amplia mais 15 leitos de enfermaria. (Foto: Divulgação)

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) ampliou em mais 15 novos leitos de enfermaria para pacientes com suspeitas ou confirmados por Covid19. Esta é a sexta ampliação somente no mês de março na estrutura do hospital e, desde ontem (16), a entidade conta com 183 leitos exclusivos Covid públicos (83 UTI e 100 enfermaria).

Esta é mais uma ação para a ampliação dos leitos de atendimento público exclusivos para Covid19 entre a Prefeitura de Jundiaí e o Hospital São Vicente. O total é 8% maior que o disponibilizado na estrutura centenária durante o primeiro pico da pandemia, no ano passado.

“Jundiaí conta com Plano Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus que direciona as ações conforme os cenários epidemiológicos identificados. A situação vivenciada nas últimas duas semanas são as mais agressivas e com maior demanda por atendimentos e leitos. A administração implementa as medidas necessárias para o combate, mas somente com a colaboração da população conseguiremos superar essa fase crítica”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Desde o início do ano, a estrutura interna do HSV passou por seis adequações para a ampliação de alas e leitos destinados exclusivamente para o tratamento Covid19. A cidade iniciou o ano de 2021 com 82 leitos dedicados, e agora, oferece 183 leitos, ou seja, incremento de 123% em menos de três meses.

“As ampliações foram possíveis a partir das parcerias firmadas com o Hospital Regional e com a aquisição de leitos no Hospital Santa Elisa. Porém, as estruturas são finitas. A cidade já opera com 8% a mais que o ofertado durante o pior pico registrado no ano passado, quando eram oferecidos 167 leitos no HSV. É essencial que a população, principalmente os jovens, adotem as medidas de proteção, com o uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos. O vírus só circula de carona com as pessoas”, resume o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

Em números

De acordo com o superintendente do HSV, Matheus Gomes, a média móvel de novas internações diárias nos últimos sete dias é de 20, contra 6,43 há um mês. Outro indicativo de cenário diferente do pico anterior é em relação à idade dos casos. Em janeiro foram internados 92 pacientes com idades abaixo dos 60 anos e neste mês, só até o dia 15, foram 135 internados nesta faixa etária.

“O impacto das internações em pessoas mais jovens é a ampliação no tempo para a alta. Outro agravante é que os casos nas pessoas que até então não eram consideradas grupos de risco, têm evoluído negativamente. Somente com a união dos esforços será possível superar mais esse desafio imposto pelo vírus Sars-CoV-2”, salienta o superintendente.

Com informações da assessoria de imprensa.

Saúde

“Não ouvi o choro do meu bebê ao nascer”, conta mãe de UTI

Josenilda Pedreira Alves é mãe de Dario, um bebê prematuro extremo, que nasceu em janeiro com 26 semanas de vida e somente 809 gramas; eles se preparam para ir juntos para casa logo após o Dia das Mães, depois de 112 dias dentro da UTI

Publicado

em

Por

Josenilda Pedreira Alves com o filho na UTI neonatal. Foto: Diego Padgurschi/Agência Einstein

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein  Se para toda mãe, a maternidade é uma caixinha de surpresas, rodeada de dúvidas e incertezas, para as mães de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) as angústias são ainda mais latentes. Prestes a dar à luz seu primeiro filho, a enfermeira em radiodiagnóstico Josenilda Pedreira Alves, 37 anos, soube na sala de parto que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde

AstraZeneca encerra produção global da vacina contra Covid-19

A produção da vacina AstraZeneca no Brasil continuará pela Fiocruz, que recebeu a transferência de tecnologia da farmacêutica em junho de 2021.

Publicado

em

Por

Vacina
Foto: Canva

Nesta quarta-feira (8), a farmacêutica AstraZeneca anunciou o encerramento da produção e distribuição global da vacina contra a Covid-19. A empresa tomou a decisão devido a um "excedente de imunizantes" no mercado e pela disponibilidade de vacinas atualizadas para novas variantes do vírus. De acordo com a farmacêutica, a demanda por vacinas atualizadas contra variantes do Sars-CoV-2 superou a produção…

Continuar lendo
Publicidade