Dia Mundial do Câncer: especialista do Hospital São Vicente alerta sobre câncer de intestino
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Dia Mundial do Câncer: especialista do Hospital São Vicente alerta sobre câncer de intestino

Este é o segundo tipo mais incidente dentre todas as neoplasias maligna e que ainda cursam com elevada mortalidade

Publicado

em

Atualizado há

Cuidado preventivo é fundamental para detecção e cura. Foto: Hospital São Vicente

A data de 4 de fevereiro foi instituída como o Dia Mundial do Câncer para chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce e da conscientização da população sobre a doença.

De acordo com dados atualizados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de intestino é a segunda neoplasia maligna mais comum entre homens e mulheres, tendo sido registrados, aproximadamente, 45 mil novos casos em 2023, e que ainda cursam com taxas elevadas de mortalidade.

“O câncer de intestino está relacionado aos tumores que se iniciam na parte do intestino grosso, chamada cólon, e que abrangem o reto, que é o final do intestino, e ânus. Também é conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal. Esse tumor é tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser diagnosticado de forma precoce, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso e que são facilmente removíveis ao exame de colonoscopia por exemplo, levando ao não desenvolvimento da doença”, explica o médico oncologista do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), Dr. Breno Cordeiro Reiss.

Referência em oncologia, a unidade de quimioterapia do São Vicente, gerenciada pelo Instituto de Oncologia Marcello Fanelli, atendeu 13 pacientes com câncer de intestino em 2022. Atualmente, a unidade está cuidando de 4 pacientes, sendo a maioria deles homens. O especialista enfatiza que, apesar de o intestino ser conhecido como nosso segundo cérebro, a importância desse órgão para o corpo ainda é ignorada pela maioria da população.

Dr. Breno alerta para prevenção, sintomas e tratamento do câncer de intestino. Foto: Hospital São Vicente

“Esse sistema nervoso entérico contém entre 100 a 500 milhões de neurônios, a mais vasta coleção de células nervosas do corpo, e por exercer funções essenciais, sua importância é equiparada a do cérebro. A microbiota intestinal é formada por inúmeras bactérias e microrganismos, exercendo múltiplas funções em nosso organismo, ajudando a manter o equilíbrio metabólico e atuando na maturação do sistema imunológico. Outra importante atividade desempenhada por ela é a produção de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer, como a serotonina e dopamina, fabricada pelas bactérias do intestino. Quando essa comunicação não é equilibrada, essa junção química pode desencadear sintomas psiquiátricos desde a depressão, ansiedade, perda de libido e até condições mais alarmantes como a esquizofrenia e o transtorno bipolar”.

Fatores de risco

Fatores de risco são circunstâncias e problemas que aumentam a probabilidade de uma pessoa desenvolver doenças. Nesse caso, as situações são variadas.

Pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, excesso de peso corporal, dieta pobre em frutas, vegetais e outros alimentos ricos em fibras, consumo excessivo de carnes processadas, e ingestão excessiva de carne vermelha (acima de 500 gramas por semana) são mais propensas. Além disso, o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas (acima de 30 gramas de etanol por dia) também são fatores de risco.

O Dr. Breno completa: “Outros fatores relacionados à maior chance de desenvolvimento da doença são história familiar de câncer de intestino, doenças inflamatórias como retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn, bem como doenças hereditárias, como polipose adenomatosa familiar e câncer colorretal hereditário sem polipose”.

Sintomas e detecção

A conscientização sobre o próprio corpo é crucial para a detecção de várias doenças, incluindo o câncer de intestino. Os sinais mais comuns incluem presença de sangue nas fezes, mudanças frequentes no hábito intestinal, como diarreia e prisão de ventre alternados, dor ou desconforto abdominal, fraqueza e anemia sem causa aparente, perda de peso sem motivo óbvio, alteração na forma das fezes, estas ficando muito finas e compridas, até mesmo a sensação de massa no abdome.

A detecção precoce pode ser realizada por meio de exames clínicos, laboratoriais e endoscópicos, como colonoscopia ou retossigmoidoscopia, bem como exames radiológicos para rastrear a doença em pessoas com ou sem sinais, assim como em pessoas acima de 50 anos, de acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde. O diagnóstico definitivo requer uma biópsia.

Prevenção e tratamento

Dr. Breno explica que a cirurgia é o primeiro passo no tratamento, que envolve a remoção de parte do intestino e dos gânglios linfáticos afetados. “Outras etapas do tratamento incluem a radioterapia, como para tumores do reto, associada ou não à quimioterapia, para diminuir a possibilidade de retorno do tumor. O tratamento depende principalmente do tamanho, localização e extensão do tumor. Quando a doença está espalhada, com metástases, as chances de cura ficam reduzidas”, afirma.

O câncer de intestino está estreitamente ligado aos hábitos alimentares, nutrição e atividade física, bem como ao alto nível de estresse nos dias atuais. “A incidência da doença vem aumentando muito nos últimos anos e, em paralelo, observa-se que a população está cada vez mais exposta aos fatores de risco e menos interessada nos fatores de proteção, como pessoas jovens abaixo de 50 anos, visto estilo de vida prejudicial, aumento excessivo do consumo de álcool e carnes processadas”, aponta o especialista.

A prevenção é a melhor opção. Pratique exercícios regularmente, não fume, evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos, carne vermelha e embutidos. “Orientamos que as pessoas ingiram diariamente de 20 a 30g de fibras, frutas e verduras, e tenha uma dieta rica em vegetais, que ajudam no desempenho intestinal e evitam inflamações”, destaca o oncologista.

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo