Em Jundiaí, campanha para conscientizar sobre o câncer de mama vai de outubro a outubro
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Em Jundiaí, campanha para conscientizar sobre o câncer de mama vai de outubro a outubro

Neste ano, a campanha levou à realização de três mil mamografias na cidade e o chamado para que as mulheres a partir de 40 anos realizem o exame continua.

Publicado

em

Atualizado há

Gláucia foi diagnosticada e faz um chamado para as mulheres realizarem os exames preventivos (foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em Jundiaí, a campanha Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama não terminou no dia 31. As ações, com foco no diagnóstico, na prevenção e na promoção da qualidade de vida, permanecem ao longo do ano na rede municipal de saúde.

“O alerta vai de Outubro a Outubro. A saúde é nossa prioridade e seguimos focados e atuando de maneira multiplataforma para a oferta de saúde qualificada e resolutiva, a partir de serviços que garantem a assistência integral e de ações voltadas ao autocuidado. Além da busca dos exames preventivos, a rede incentiva a adoção de bons hábitos, como atividade física e alimentação saudável, que contribuem para a prevenção do câncer de mama e também dos demais tipos de cânceres”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.

Neste ano, a campanha levou à realização de três mil mamografias na cidade. Mas o chamado para que as mulheres a partir de 40 anos realizem o exame continua. Basta ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS), Nova UBS ou Clínica da Família, manifestar o interesse. Assim, o enfermeiro ou médico emitirá a guia para o agendamento.

‘Quanto mais cedo descobrir, melhor é’

“Essa busca pelos exames preventivos é fundamental. Eu sempre fiz e, aos 39 anos, fui diagnosticada com câncer de mama, a partir da descoberta de um pequeno nódulo entre os ductos mamários”, conta a servidora pública Gláucia Jacob. Hoje, ela está em tratamento no Ambulatório da Mulher, instalado no complexo do Hospital Universitário (HU). “Passei por duas cirurgias e estou na segunda sessão de quimioterapia. Faltam quatro. Tudo foi na fase inicial, o que é um diferencial. Eu alerto a todas as mulheres a correrem atrás. É claro que bate um medo, mas quanto mais cedo descobrir, melhor é”, orienta.

“Ergui a minha cabeça e procuro tirar uma lição disso tudo. Conto com o apoio da minha família e de todos da equipe da saúde, que me acolheram e fazem de tudo para o meu bem-estar”, complementa, com um sorriso no rosto.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2023 a 2025, o Brasil deve diagnosticar quase 74 mil novos casos de câncer de mama. Além disso, segundo o estudo, a doença pode causar 18 mil mortes neste período. No Brasil, a média de idade das mulheres com a doença é de 53 anos e a incidência é maior nas regiões Sul e Sudeste. Em Jundiaí, só no primeiro semestre deste ano houveram 35 novos casos diagnosticados na rede pública de saúde.

Atendimento

Tanto o fluxo para o diagnóstico como para o tratamento da doença na rede municipal de saúde é bem estabelecido. Entre o diagnóstico e o início do tratamento, a rede de saúde de Jundiaí leva, em média, 15 dias – prazo inferior ao preconizado pelo SUS. Além disso, a paciente conta com atendimento de equipe multiprofissional, incluindo os cuidados psicossociais.

Além do atendimento das equipes de saúde, os serviços da Atenção Básica – Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família – oferecem atividades coletivas a partir de grupos, como o artesanato, meditação, auriculoterapia, fisioterapia, dança circular, Lian Gong e alongamento, para promoção e prevenção em saúde. O usuário só precisa procurar a unidade de referência para se informar sobre a programação.

Saúde Pública

Duas UBSs ficam abertas para atendimento de dengue neste sábado em Jundiaí

Descubra onde e quando buscar ajuda para sintomas leves, moderados ou graves de dengue na sua região neste fim de semana.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Profissionais de saúde prontos para atender casos de dengue nas unidades básicas e prontos atendimentos locais. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (4), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue.A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo
Publicidade