HSV troca iluminação da fachada em apoio à campanha de prevenção do câncer de próstata
Conecte-se conosco

Saúde Pública

HSV troca iluminação da fachada em apoio à campanha de prevenção do câncer de próstata

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Divulgação/HSV

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) continua com iluminação noturna especial. No entanto, a cor rosa, que marcou as ações do mês de conscientização e prevenção do câncer de mama, deu lugar ao azul como forma de apoio ao Novembro Azul, voltado à atenção da saúde masculina, especialmente de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Além da unidade hospitalar, os Prontos Atendimentos já estão com fachada iluminada desde o início do mês.

Desenvolvida pelo Time de Humanização do HSV, a ação contará também com o engajamento dos colaboradores: em todas as sextas-feiras do mês de novembro, homens e mulheres que trabalham no Hospital poderão vestir alguma peça de roupa na cor da campanha. “Em apoio à campanha, também realizamos uma programação exclusiva aos colaboradores homens. O Papo de Bar é roda de conversa, em tom mais descontraído, com a presença de um médico urologista. Este é um momento importante porque proporciona a troca de informações e o esclarecimento de dúvidas. Além disso, os colaboradores com mais de 45 anos poderão realizar o exame Antígeno Prostático Específico, conhecido como PSA, com agendamento no Ambulatório do Colaborador”, afirma a Supervisora de Projetos Sociais, Viviane Rasera. 

Câncer de Próstata

“A campanha do Novembro Azul é importantíssima para estimular a população masculina a procurar o clínico geral ou urologista para realizar o rastreamento do câncer de próstata, pois é uma população que normalmente não tem o hábito de procurar ajuda médica sem os sintomas” reconhece o urologista do HSV, Dr. Martim Correa Bottene.

Desconforto ou dor para urinar, sangue na urina, dores ósseas ou emagrecimento são os principais sintomas, alerta o médico, enfatizando que eles podem aparecer quando a doença já está em estágio avançado. “O câncer de próstata pode chegar a 98% de cura, desde que descoberto de forma precoce”, esclarece o urologista.

Porém, o médico sugere que para manter as perspectivas positivas é necessário estar em dia com o exame laboratorial de dosagem do PSA, uma enzima das células da próstata, e clínico, de toque retal. “A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que os homens façam esses exames anualmente, a partir dos 50 anos. Em homens negros ou aqueles que tiveram pais ou irmãos com a doença, devem iniciar o rastreamento aos 45 anos”, informa.

“O tratamento de uma doença descoberta tardiamente é muito mais incômodo do que uma consulta anual, que leva em torno de 30 minutos. A doença é perfeitamente curável. Aliado a isso, é imprescindível manter hábitos saudáveis, como alimentos naturais e exercícios físicos regulares”, conclui Bottene.

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Duas UBSs ficam abertas para atendimento de dengue neste sábado em Jundiaí

Descubra onde e quando buscar ajuda para sintomas leves, moderados ou graves de dengue na sua região neste fim de semana.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Profissionais de saúde prontos para atender casos de dengue nas unidades básicas e prontos atendimentos locais. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (4), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue.A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas…

Continuar lendo
Publicidade