Equipe de saúde bucal de Jundiaí cria ações para detecção de câncer de boca
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Equipe de saúde bucal de Jundiaí cria ações para detecção de câncer de boca

Em paralelo destas ações, a equipe realizou, neste ano, 598 atividades em escolas municipais e estaduais, registrando 15.650 exames. Saiba mais.

Publicado

em

Atualizado há

As lesões do câncer de boca geralmente são assintomáticas e ações preventivas reduzem a incidência (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Durante todo o ano, Jundiaí oferta avaliações de saúde bucal em campanhas que envolvem a população a partir 13 anos. Uma das principais ações é o atendimento de detecção de câncer de boca, com usuários do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista. De acordo com a Saúde, o tabagismo é um dos principais fatores de risco para esse tipo de câncer.

Nos cinco primeiros meses deste ano, a equipe de saúde bucal de Jundiaí realizou 2,8 mil exames de diagnóstico preventivo, com cinco casos detectados. Em 2022, no mesmo período, foram 2.475 exames e no ano todo, a cidade registrou oito casos positivos.

“Os tumores na boca são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil e, na maioria dos casos, são assintomáticos. As ações preventivas podem ajudar a reduzir a incidência desse tipo de câncer em até 25%. Atuamos o ano todo na prevenção e detecção da doença”, ressalta a odontóloga da Saúde Bucal da UGPS, Verônica de Oliveira.

Além disso, durante as campanhas, a equipe também avalia pessoas que buscam atendimento na atenção básica com sinais como lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, na gengiva, no palato (céu da boca) e na mucosa jugal (bochecha); rouquidão persistente; e nódulos (caroços) no pescoço. “Orientamos que havendo qualquer sinal, a pessoa busque pelo atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família para os exames e encaminhamentos que forem necessários”, enfatiza Verônica.

Iniciativa aprovada

Na semana passada, Tereza e José Navarro passaram por exame para a identificação de câncer de boca. Assim, a equipe de saúde bucal da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) encaminhou a diarista para avaliação de uma lesão no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O atendimento aconteceu durante encontro do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Assim que passou pelo exame, Navarro avaliou positivamente a iniciativa. “Foi a primeira vez que fiz e foi muito bom. Sou fumante faz mais de 50 anos. Foi bom saber que está tudo certo. Fico aliviado”.

Tereza também gostou da ação. “Tirei dúvidas e a dentista me deu algumas dicas e encontrou uma lesão na minha boca. Eu vou fazer uma outra avaliação. Eu não sabia da importância desse tipo de exame”, ressaltou.

Ações de saúde bucal em Jundiaí

Em paralelo as ações para a detecção de câncer de boca, a equipe de saúde bucal da UGPS realizou, neste ano, 598 atividades em escolas municipais e estaduais, registrando 15.650 exames. Essa iniciativa acontece através do Programa Saúde na Escola (PSE) da Prefeitura de Jundiaí.

Dessa forma, juntamente com um mapeamento da condição bucal dos alunos de zero a 15 anos, as equipes desenvolvem atividades educativas sobre a importância da higiene e cuidados com os dentes. Além disso, promovem escovações supervisionadas, aplicação de flúor e encaminhamentos, quando verificada a necessidade, para atendimento odontológico nos equipamentos da atenção básica.

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo
Publicidade