HSV participa de programa do Ministério da Saúde que reduz superlotação nas emergências
Connect with us

Saúde Pública

HSV participa de programa do Ministério da Saúde que reduz superlotação nas emergências

Programa apresenta ferramentas e métodos eficazes para reduzir superlotação e melhorar o atendimento dos hospitais brasileiros

Published

on

Ambulatório de Ortopedia do HSV será inaugurado nesta quinta (18)
HSV participa de programa do Ministério da Saúde que reduz superlotação nas emergências (Foto: Divulgação/HSV)

Com melhor eficiência e melhor qualidade de assistência prestada na saúde em Jundiaí e região, o Hospital São Vicente de Paulo (HSV) busca novas soluções constantemente para melhorias no atendimento.

Os resultados refletem no aumento de 24% na produtividade do hospital, em números recordes de cirurgia, 652 no mês de maio, índices de satisfação de 85% e resolutividade em 95% dos casos da região.

O mais recente avanço do HSV é a aprovação para participar do projeto ‘Lean nas Emergências’, do Ministério da Saúde (MS), que utiliza ferramentas eficazes para reduzir a superlotação e melhorar o atendimento nas urgências e emergências de hospitais brasileiros, a mesma metodologia está presente em hospitais bem conceituados no mundo.

O HSV foi selecionado junto com outros 19 hospitais do Brasil, passando a integrar a terceira etapa do projeto, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS) e executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.

Lean é uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota. Foi adaptado para outros segmentos e tem sido utilizada como meio fundamental para transformar realidades gerenciais, potencializar resultados e obter melhor aproveitamento do potencial humano.

“A metodologia Lean visa melhorar a gestão utilizando recursos de forma eficiente, otimizando espaços e insumos”, explica o superintendente do HSV, Matheus Gomes. “Para a população há impactos positivos, como redução no tempo de espera para atendimento, agilidade em obter um leito, menor tempo de permanência no hospital, melhor qualidade de atendimento e maior satisfação”, ressalta Matheus.

LEIA TAMBÉM:

‘Acolha um Quarto, Conforte Vidas’ começa as obras na ala feminina do HSV

Paciente faz relato agradecendo atendimento do Hospital São Vicente

O diretor clínico do HSV, Dr. Frederico Michelino de Oliveira, explica que 39 hospitais brasileiros já passaram pelo processo de intervenção e que os resultados são positivos. “Em algumas unidades em que o projeto foi implantado, foi possível diminuir em 45% o tempo de espera entre a triagem e o primeiro atendimento médico”, exemplifica.

Para participar do projeto, o HSV realizou inscrição e passou por uma avaliação, que identificou critérios essenciais de elegibilidade, como estrutura, governança institucional e algumas característica de emergência.

Os hospitais que participaram da iniciativa passam por um processo de acompanhamento, onde profissionais do Hospital Sírio-Libanês visitam os prontos-socorros e se reúnem com gestores e profissionais para identificar as dificuldades e pontuar as melhorias, de acordo com a metodologia Lean.

O acompanhamento dura cerca de seis meses e, após o término deste período, os hospitais passam por uma etapa de controle, por mais seis meses, para garantir a transformação do gerenciamento dos hospitais e que os novos hábitos e padrões continuem mesmo após o fim das visitas.

Atualmente, o programa é desenvolvido em hospitais espalhados por 16 estados e o Distrito Federal, com os 20 novos hospitais que passam a compor o projeto serão 59. Até 2020, a meta do MS é intervir na gestão de 100 hospitais.

 

Saúde Pública

Veja quem pode tomar a vacina da dengue no SUS

Ministério da Saúde adquiriu 9,5 milhões de doses da Qdenga para este ano.

Published

on

Qdenga: Vacina da dengue
Qdenga pode ser encontrada para compra (Foto: Divulgação/ SES-GO)

O Ministério da Saúde adquiriu 9,5 milhões de doses da vacina da dengue desenvolvida pela farmacêutica, a Qdenga, para este ano. Apesar de não ser o principal meio para controlar a doença, o imunizante é crucial na prevenção. Devido a baixa disponibilidade, a vacina não está disponível para todos no Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, o grupo prioritário são…

Continue Reading

Saúde Pública

Infestação de mosquitos da dengue em Jundiaí mobiliza equipes; mais de 3 mil imóveis serão vistoriados

Em um semana, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental localizaram 16 amostras de larvas do mosquisto da dengue em residências de Jundiaí.

Published

on

Vistoria de dengue em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em um semana, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, localizaram 16 amostras de larvas do Aedes aegypti em residências da cidade. O mosquito é transmissor de arboviroses como dengue, chikungunya e zika. O trabalho de vistoria nos imóveis da cidade para o levantamento do Índice de Breteau (IB), amostragem…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacinação contra Covid-19 retorna em quatro unidades de saúde de Jundiaí

Município aplicou 3.598 doses da vacina Spikevax em crianças de até 5 anos, com meta de 22.705 imunizações.

Published

on

Criança recebendo vacina contra Covid-19 em UBS de Jundiaí
Vacinação está disponível a partir desta quarta-feira, 11 de dezembro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O município de Jundiaí (SP) recebeu uma nova remessa com 200 doses da vacina contra a Covid-19 para aplicação nos grupos definidos pelo Ministério da Saúde. Diante da quantidade limitada, a UGPS centralizou a aplicação em quatro equipamentos de saúde: Clínica da Família 1 – Avenida Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 1540; Clínica da Família Hortolândia – Rua Campinas, 58;…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo