Hospital São Vicente aumenta sessões de quimio e radioterapia em mais de 35%
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Hospital São Vicente aumenta sessões de quimio e radioterapia em mais de 35%

Aumento é em relação ao primeiro trimestre de 2022. Confira.

Publicado

em

Atualizado há

Hospital São Vicente aumenta sessões de quimio e radioterapia em mais de 35%
“O São Vicente é referência em oncologia em todo o interior de São Paulo”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado (Foto: Divulgação/HSV)

Neste primeiro trimestre, o setor de oncologia do Hospital São Vicente, em Jundiaí, teve crescimento de 35,25% no número de sessões de quimioterapia e radioterapia. O dado compara-se aos atendimentos realizados no ano anterior. No total, foram 2.496 sessões a mais que o mesmo período de 2022. O salto foi de 7.082 sessões para 9.578, o que corresponde à média 3.192 sessões mensais.

Além disso, o número de pacientes atendidos no período cresceu 8,8%. De acordo com a gestão, o hospital atendeu 2.247 pacientes neste primeiro trimestre, frente aos 2.067 do ano anterior. Ou seja, 180 pacientes a mais, 60 a mais em cada mês. O número de cirurgias oncológicas realizadas nestes primeiros três meses também teve um importante avanço, com crescimento da ordem de 20%. No ano passado o HSV realizou 90 cirurgias e neste ano, 108.

“O São Vicente é referência em oncologia em todo o interior de São Paulo. Oferece alta qualidade em serviços da especialidade, conta com profissionais de altíssimo nível e tem excelente infraestrutura. Temos visto a evolução na produtividade da instituição, sempre com foco na humanização e na melhoria contínua. Por isso não medimos esforços em fazer investimentos neste hospital, o equipamento é símbolo de vida e esperança para nossa cidade”, define o prefeito Luiz Fernando Machado.

Ação conjunta

Para Matheus Gomes, superintendente do HSV, os avanços se devem ao esforço conjunto entre a prefeitura, administração do HSV e principalmente da equipe do hospital. “Eficiência operacional, com foco na segurança e humanização tem sido nossas principais metas.  Com uma gestão austera, racional, é possível manter os investimentos em infraestrutura, novas tecnologias e tratamentos. O desafio é enorme devido ao aumento do número de internações que estamos enfrentando. Precisamos estar focados em buscar sempre eficiência assistencial, especialmente aos pacientes oncológicos”, destaca.

O médico diretor técnico e oncologista, Dr. Izandro Regis de Brito, destaca que a assistência ao paciente oncológico, de modo geral, tem evoluído bastante. “Grandes avanços foram observados no diagnóstico por imagem, que tornam possível o diagnóstico do câncer de forma mais eficiente e precoce, como também novas drogas que surgem a cada ano, proporcionando maior possibilidade de sucesso e de sobrevida mais longa no tratamento de canceres metastáticos”, explica. “Mesmo assim, a maior arma contra a doença ainda continua sendo o diagnóstico em fase inicial, quando ainda não se desenvolveram os tumores secundários, conhecidos como metástases”, aconselha.

O serviço de oncologia do HSV de excelência recebeu credenciamento do Ministério da Saúde como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Oferece assistência completa ao paciente oncológico, como cirurgia oncológica, radioterapia, quimioterapia, medidas de suporte, reabilitação e cuidados paliativos. No ano passado, o HSV atendeu 8.505 pacientes para sessões de radioterapia e quimioterapia, totalizando 31.238 sessões realizadas, além de 400 cirurgias oncológicas.

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo
Publicidade