Jundiaí identifica 17º morcego positivo para raiva na cidade
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Jundiaí identifica 17º morcego positivo para raiva na cidade

O animal estava em uma residência na região do bairro Torres de São José. Confira orientações da Vigilância em Saúde Ambiental.

Publicado

em

Atualizado há

Jundiaí identifica 17º morcego positivo para raiva
Morcegos são animais protegidos por lei (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A equipe de Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí identificou o 17º morcego positivo para raiva na cidade neste ano. A denúncia chegou a partir da própria população, a partir do telefone 156. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, nenhum animal ou humano teve contato com o morcego.

O animal estava no quintal de uma casa na região de Torres de São José e sua espécie ainda está sendo analisada. Nesta terça-feira (26), houve reforço nas medidas preconizadas pelo Programa Municipal de Vigilância da Raiva no bairro. Assim, os moradores da região receberam orientações e a equipe busca de sinais de colônias nas proximidades.

“Esse contato feito pela população, ao encontrar o animal com comportamento atípico, é fundamental para que possamos atuar, promovendo em tempo oportuno as ações de vigilância e prevenção da raiva para os humanos e, também, para a população animal”, enfatiza o veterinário da VISAM, Felipe Pedrosa.

Além disso, a VISAM também realizará visitas técnicas às clínicas e estabelecimentos veterinários do bairro e arredores para reforçar medidas de controle e prevenção importantes para a doença.

Orientações

A VISAM orienta que, no caso de identificação de um morcego em situações não usuais, – como no interior de residências, nos quintais, voando durante o dia, ou caídos no chão -, o morador devem contatar o órgão imediatamente, pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350. Assim, os técnicos podem retirar o animal de forma segura.

Havendo a possibilidade, isole o cômodo em que o animal está ou imobilize-o, colocando sobre ele um anteparo como balde, pote de sorvete, pano ou uma caixa.

Outra medida necessária é que os tutores de cães e gatos atualizem, anualmente, a vacina antirrábica dos seus animais. A VISAM disponibiliza o imunizante gratuitamente, a partir de agendamento telefônico. Lembrando que vários morcegos positivos, como esse do Torres de São José, estavam em quintais de casas, ou seja, onde geralmente ficam cães e gatos. Se estiverem sem vacina ou com a mesma atrasada, os pets podem contrair o vírus rábico do morcego.

Os morcegos são animais protegidos por lei, sendo considerados úteis ao homem e à natureza e devendo ser preservados. É crime ambiental matá-los ou agredi-los.

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Duas UBSs ficam abertas para atendimento de dengue neste sábado em Jundiaí

Descubra onde e quando buscar ajuda para sintomas leves, moderados ou graves de dengue na sua região neste fim de semana.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Profissionais de saúde prontos para atender casos de dengue nas unidades básicas e prontos atendimentos locais. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (4), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue.A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas…

Continuar lendo
Publicidade