Jundiaí amplia a testagem no mês de Luta contra a AIDS
Connect with us

Saúde Pública

Jundiaí amplia a testagem no mês de Luta contra a AIDS

O Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/HIV, serviço da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí, iniciou a 20ª edição da Campanha “Fique Sabendo”.

Published

on

Atualizado há

Testagem AIDS Jundiaí
O Dia Mundial de Luta contra a AIDS é nesta sexta-feira (1º) (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta sexta-feira (1º), Dia Mundial de Luta contra a AIDS, o Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/HIV, serviço da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí, inicia a 20ª edição da Campanha Fique Sabendo. Assim, ao longo do mês, o CTA ampliará a testagem rápida para HIV e Sífilis. A ação disponibilizará exames e orientação em vários pontos da cidade.

Realizada em todo o Estado, a mobilização promove o acesso à testagem e ao diagnóstico de HIV e Sífilis. Além disso, viabiliza o tratamento precoce nos serviços de saúde e divulga as estratégias de prevenção ao HIV e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

“Todos os anos, a data é celebrada em todo o mundo, como uma oportunidade para reforçarmos a importância do diagnóstico precoce para a qualidade de vida das pessoas e de expressar coletivamente mensagens de apoio, respeito e atitudes contra o preconceito que persiste ao longo dos anos”, ressalta a gerente do CTA, Grace do Prado Dan. O tema deste ano é “Na Luta contra a AIDS: Troque o preconceito pelo respeito!”.

Segundo o Boletim Epidemiológico HIV/AIDS do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 40.880 novas infecções por HIV em 2021. De 1980 até junho de 2022, o país soma 1.088.536 casos de HIV. Em relação à Sífilis, em 2022, foram contabilizados 322.631 casos.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, neste ano, Jundiaí notificou 136 casos de HIV e 309 de Sífilis. Em 2022, o ano todo, foram 171 de HIV e 285 de Sífilis.

Programação

Na sexta-feira (1º), a equipe do CTA realiza, das 10h às 14h, atividade de orientação e distribuição de material no entorno da Praça da Matriz, no Centro. No sábado (2), haverá testagem rápida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, das 8h às 11h.

Entre segunda (4) e sexta-feira (8), o CTA atende em horário ampliado, das 7h às 18h, para testagem rápida para HIV e Sífilis. O serviço fica na rua Palmira Cervi Bárbaro, 91, na Vila Hortolândia.

Na terça-feira (5), o Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda recebe a exposição 40 anos de luta contra a AIDS. Além disso, entre os dias 13 e 14, o CECCO terá ações de orientação e entrega de materiais informativos, autotestes e preservativos.

Saúde Pública

Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber

A vacina causa gripe? Quem pode se vacinar? Onde eu encontro a vacina da gripe em Jundiaí? Encontre as respostas destas e de outras dúvidas.

Published

on

Idoso recebe vacina da gripe em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A vacina da gripe, também conhecida como vacina contra a Influenza, é fundamental para se proteger contra a doença respiratória contagiosa que pode causar sintomas graves, especialmente em grupos de risco. Ainda não se vacinou? Confira as principais informações sobre a imunização e como se vacinar em Jundiaí. Quem deve tomar a vacina da gripe? A vacina da gripe é…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacina contra a Paralisia Infantil disponível o ano todo em Jundiaí

Poliomielite: Entenda o esquema vacinal, a importância da imunização e os esforços para manter altas taxas de cobertura vacinal no município.

Published

on

Mãe segurando criança enquanto profissional de saúde aplica Vacina contra a Paralisia Infantil em UBS
Durante a campanha, Jundiaí disponibilizou a gotinha de reforço em escolas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça que a vacina contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) continua disponível durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família. A vacinação é essencial para crianças que precisam iniciar ou atualizar o esquema vacinal. Esquema de Vacinação contra a Paralisia Infantil O…

Continue Reading

Saúde Pública

CPF será obrigatório para retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo

A medida visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo de dispensação dos medicamentos.

Published

on

Farmácia de Alto Custo em Jundiaí
A Farmácia de Alto Custo fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir de julho de 2024, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí tornou obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF para a retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo. A medida, regulamentada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo…

Continue Reading

Saúde Pública

Produtos à base de canabidiol chegam ao SUS de São Paulo

Published

on

Caixas e frasco de Canabidiol Ease Labs 100mg/mL, empilhados em um depósito, indicando sua distribuição pelo SUS em São Paulo.
Canabidiol chega ao SUS paulista - Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia a partir desta semana a distribuição gratuita de produtos à base de canabidiol para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. Os medicamentos serão destinados a pacientes diagnosticados com as síndromes de Dravet e de Lennox-Gastaut, e complexo da esclerose tuberosa. Como…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacinação contra a dengue em Jundiaí começa na segunda-feira para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar em três postos de saúde na cidade.

Published

on

Vacinação é um importante recurso para evitar mortes por dengue em Jundiaí
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí dá um importante passo na luta contra a dengue e inicia, na próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a dengue em Jundiaí para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença, que já acumula 21.651 casos e nove óbitos na cidade. Locais e horários de vacinação contra a…

Continue Reading
Advertisement