Jundiaí amplia a testagem no mês de Luta contra a AIDS
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Jundiaí amplia a testagem no mês de Luta contra a AIDS

O Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/HIV, serviço da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí, iniciou a 20ª edição da Campanha “Fique Sabendo”.

Publicado

em

Atualizado há

Testagem AIDS Jundiaí
O Dia Mundial de Luta contra a AIDS é nesta sexta-feira (1º) (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta sexta-feira (1º), Dia Mundial de Luta contra a AIDS, o Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/HIV, serviço da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí, inicia a 20ª edição da Campanha Fique Sabendo. Assim, ao longo do mês, o CTA ampliará a testagem rápida para HIV e Sífilis. A ação disponibilizará exames e orientação em vários pontos da cidade.

Realizada em todo o Estado, a mobilização promove o acesso à testagem e ao diagnóstico de HIV e Sífilis. Além disso, viabiliza o tratamento precoce nos serviços de saúde e divulga as estratégias de prevenção ao HIV e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

“Todos os anos, a data é celebrada em todo o mundo, como uma oportunidade para reforçarmos a importância do diagnóstico precoce para a qualidade de vida das pessoas e de expressar coletivamente mensagens de apoio, respeito e atitudes contra o preconceito que persiste ao longo dos anos”, ressalta a gerente do CTA, Grace do Prado Dan. O tema deste ano é “Na Luta contra a AIDS: Troque o preconceito pelo respeito!”.

Segundo o Boletim Epidemiológico HIV/AIDS do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 40.880 novas infecções por HIV em 2021. De 1980 até junho de 2022, o país soma 1.088.536 casos de HIV. Em relação à Sífilis, em 2022, foram contabilizados 322.631 casos.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, neste ano, Jundiaí notificou 136 casos de HIV e 309 de Sífilis. Em 2022, o ano todo, foram 171 de HIV e 285 de Sífilis.

Programação

Na sexta-feira (1º), a equipe do CTA realiza, das 10h às 14h, atividade de orientação e distribuição de material no entorno da Praça da Matriz, no Centro. No sábado (2), haverá testagem rápida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, das 8h às 11h.

Entre segunda (4) e sexta-feira (8), o CTA atende em horário ampliado, das 7h às 18h, para testagem rápida para HIV e Sífilis. O serviço fica na rua Palmira Cervi Bárbaro, 91, na Vila Hortolândia.

Na terça-feira (5), o Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda recebe a exposição 40 anos de luta contra a AIDS. Além disso, entre os dias 13 e 14, o CECCO terá ações de orientação e entrega de materiais informativos, autotestes e preservativos.

Saúde Pública

Jundiaí fecha o cerco contra criadouros do mosquito da dengue

Publicado

em

Por

Agentes de saúde fazendo vistoria em casas na cidade de Jundiaí
Ação de vistoria nas casas e estabelecimentos segue nos próximos dias (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Agentes comunitários de saúde, sob coordenação da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), estiveram nas ruas, durante todo o dia deste sábado (02), para conscientização dos moradores e eliminação dos criadouros do Aedes aegypti, que além da dengue, também transmite a zika e a chikungunya. Foram percorridos 14 quarteirões na Vila…

Continuar lendo

Saúde Pública

Não será feita vacinação em massa contra dengue este ano, diz ministra da Saúde

Ainda segundo Nísia Trindade, o governo discute alternativas para ampliar a oferta da vacina contra a doença.

Publicado

em

Por

Ministra da Saúde, Nísia Trindade
Foto: Julia Prado/Ministério da Saúde

Nesta sexta-feira (1º), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que "não será possível fazer vacinação em massa" contra a dengue ainda neste ano. De acordo com a ministra, a vacina Qdenga, que está sendo aplicada no momento, é uma "esperança". No entanto, é necessário reaplicar o imunizante em 3 meses. "Para esse momento, independentemente do número de doses, as…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registrou 4 mortes por Covid-19 em 2024

As quatro pessoas eram idosos que não tinham se vacinado ou que não estavam com o quadro vacinal completo.

Publicado

em

Por

teste-ou-exame-covid-19
A cidade registrou 324 casos e quatro mortes por Covid em 2024 (Foto: Drazen Zigic/Freepik)

Nos primeiros meses de 2024, Jundiaí confirmou quatro mortes em decorrência do coronavírus. Esta segunda-feira (26), marcou quatro anos do primeiro caso de Covid-19 confirmado no Brasil, em 26 de fevereiro de 2020. Só neste ano, Jundiaí registrou 324 casos e quatro mortes por Covid-19 em 2024. De acordo com dados da prefeitura, os óbitos são de idosos, acima de 60…

Continuar lendo

Saúde Pública

Região Metropolitana de Jundiaí realiza Dia D de Combate à Dengue nesta sexta (23)

Somadas, Jundiaí, Itupeva, Cabreúva, Louveira, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Jarinu ultrapassam os 840 casos confirmados da doença.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta sexta-feira (23), os sete municípios da Região Metropolitana de Jundiaí realizam o Dia D de Combate à Dengue. A mobilização foi uma das estratégias pactuadas pelos prefeitos e gestores de saúde da RMJ, com o Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas (GVE XVII). “O cenário é de alerta e não podemos perder vidas em razão da dengue e, também,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí lança Plano Municipal de enfrentamento da dengue

Publicado

em

Por

Equipe de combate a dengue visitando casas em Jundiaí
A conscientização da população é uma das medidas previstas no documento (Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí lançou nesta semana o Plano Municipal de Vigilância das Arboviroses 2024-2025. O documento, que está disponível no site, apresenta uma série de medidas e protocolos adotados para o enfrentamento e a prevenção da dengue e, também, das arboviroses zika e chikungunya, doenças que podem se agravar e levar à morte. “Desde o primeiro alerta de possível epidemia, o Município ampliou…

Continuar lendo
Publicidade