SAMU Jundiaí participa de simulado de 56 horas ininterruptas sobre desastres naturais 
Conecte-se conosco

Saúde Pública

SAMU Jundiaí participa de simulado de 56 horas ininterruptas sobre desastres naturais 

Unidos para o treinamento, as unidades de diversos municípios atuaram por 56h ininterruptas.

Publicado

em

Atualizado há

A ação teve por finalidade preparar as equipes e padronizar o trabalho dos serviços (Foto: Corpo de Bombeiros e SAMU Jundiaí)

Responsáveis pelo resgate e pelo suporte em cenários de desastres naturais, o SAMU Jundiaí participou, nesta semana, de um simulado de 56 horas. O treinamento aconteceu na capital paulista e região metropolitana de São Paulo, pelo Comando do Corpo de Bombeiros do Estado. 

Na ocasião, cinco médicos do SAMU de Jundiaí participaram da operação, que aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de dezembro. A ação teve por finalidade preparar as equipes e padronizar o trabalho dos serviços. Assim, avaliando a capacidade de respostas para desempenho em um desastre natural e a mobilização e operacionalização em cenários múltiplos e simultâneos, criando o panorama mais fiel possível de uma catástrofe.

Unidos para o treinamento, as unidades de diversos municípios atuaram por 56h ininterruptas. O simulado contou com a colaboração da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, Defesa Civil e agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego.

Simulações de resgate

No total, os bombeiros organizaram nove cenários reais em diferentes pontos da capital e cidades da região. Estes cenários simularam um desastre sem precedentes no Estado, atingido por um imenso volume de chuvas. O resgate em cada cenário contou com um tempo de duração próprio. A organização reproduziu situações como acidente com múltiplas vítimas, salvamento em altura, busca e resgate em estruturas colapsadas, resgate em espaço confinado, resgate em deslizamentos, soterramentos, salvamento em mata, salvamento em inundação ou enchente, atendimento a emergência com produto perigoso e mergulho.

Foto: Corpo de Bombeiros e SAMU Jundiaí

“Todas as equipes de emergência ficaram concentradas numa área aberta da cidade, na região do Glicério, com uma base móvel e as viaturas de emergência. Durante a ação, ficamos responsáveis pelo gerenciamento de crises e atendimento de ocorrências. Esse treinamento integra os profissionais, propicia harmonia e parceria entre as equipes. É preciso seguir um protocolo para atendimento às tragédias, para situações que necessitam de auxílio e demandem equipes de diversos municípios. A cooperação dos profissionais é fundamental para desfechos favoráveis. Ficamos honrados com o convite e felizes em compartilhar esta experiência com os colegas de profissão”, conta o coordenador médico do SAMU Jundiaí, Dr. Marcelo Okamura.

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Duas UBSs ficam abertas para atendimento de dengue neste sábado em Jundiaí

Descubra onde e quando buscar ajuda para sintomas leves, moderados ou graves de dengue na sua região neste fim de semana.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Profissionais de saúde prontos para atender casos de dengue nas unidades básicas e prontos atendimentos locais. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (4), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue.A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas…

Continuar lendo
Publicidade