Saúde de Jundiaí amplia em 21% oferta de exames de diagnóstico
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Saúde de Jundiaí amplia em 21% oferta de exames de diagnóstico

Aumento é de 21% em procedimentos como raio-x, análises laboratoriais, ultrassons, dentre outros

Publicado

em

Saúde de Jundiaí amplia em 21% oferta de exames de diagnóstico
Dona Vânia Possani da Cunha passou pela Clínica da Família e em três dias realizou o raio-x das mãos, pela suspeita de artrose (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O primeiro quadrimestre de 2019 tem saldo positivo para a Saúde da Prefeitura de Jundiaí. A cidade registra aumento de 21% no número de procedimentos diagnósticos (raio-x, análises laboratoriais, ultrassons entre outros) ofertados para a população em relação ao mesmo período do ano passado.

Nos primeiros quatro meses deste ano foram ofertados 620.899 exames contra 509.209 no ano anterior. O quantitativo adicional é resultado da inclusão dos procedimentos realizados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste, que passou a integrar a rede em dezembro de 2018. Somente o equipamento ampliou em 33% o número de ultrassons para a rede e em 50% a quantidade de raio-X.

“A Saúde, juntamente com a Educação, são as pastas com maior orçamento que temos em Jundiaí, justamente pela importância de cada uma. Juntas representam mais de R$ 1 bilhão do Orçamento de Jundiaí. A ampliação na oferta de exames diagnósticos vem sendo feita desde o início da gestão, para dar vazão à necessidade da população, que ampliou a demanda da rede pública após as crises enfrentadas pelos País.

Com planejamento e investimentos decisivos estamos conseguindo ampliar o atendimento e qualificar a rede com a Clínica da Família, as Novas UBSs e os programas ‘Posso Ajudar’ e ‘Guardião da Saúde’. Ainda temos muito a avançar com as entregas das unidades Novas UBSs do Jardim do Lago, Jundiaí Mirim e Traviú, que já estão em obras, além de outras, que serão iniciadas”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, as grandes alavancas para o percentual foram os exames de raio-X, ultrassonografia e análises laboratoriais, outros como tomografia, endoscopia e citopatologia também colaboraram para o saldo positivo em 21%.

“Adequar a oferta para a necessidade da rede é o desafio das administrações. Jundiaí tem conseguido a partir de investimentos que refletem em toda a cidade. A UPA Vetor Oeste oferta exames para aquela região, facilitando o acesso da população, para a realização dos procedimentos próximos da residência. No entanto, a cidade inteira ganha, já que as vagas dos equipamentos da região Central abastecem os demais bairros, acelerando o atendimento. A meta é atender em no máximo 90 dias as solicitações eletivas, já que as demandas priorizadas são atendidas rapidamente”, detalha.

LEIA MAIS

Vacina contra o sarampo está disponível nas UBSs, Clínica da Família e Novas UBSs

Jundiaí estreita relações com a China

Belarmina Leite de Sousa, 52 anos, morava em Barueri até 6 anos atrás. Mudou-se para Jundiaí por conta do emprego do marido, que trabalha em uma multinacional, localizada no FazGran.

“Eu só tenho a agradecer o atendimento que tenho na rede de saúde de Jundiaí. O que recebo aqui, nunca tive em Barueri. Sou hipertensa, tenho diabetes e problemas com a tireoide. Recebo as medicações pela UBS Sarapiranga, já que moro do Medeiros. Passei por consulta no começo do mês de maio e já estou com quase todos os exames feitos. Em 20 dias agendei e realizei a ultrassonografia que precisava”, conta.

Vânia Possani da Cunha, 58 anos, é usuária da Clínica da Família e moradora no Novo Horizonte. “Eu uso o sistema de saúde há muito tempo. Percebi uma melhora muito grande no tempo para a realização dos exames. Antes, precisávamos ir até a cidade para fazer. Agora, além de ser perto de casa, é rápido”, garante a dona de casa, que passou por consulta médica no início da semana e em três dias realizava raio-x para identificar a suspeita de artrose nas mãos.

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo
Publicidade