Telemedicina aplicada nas UBSs de Jundiaí amplia em até 500% atendimento em especialidades
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Telemedicina aplicada nas UBSs de Jundiaí amplia em até 500% atendimento em especialidades

A ação é uma das iniciativas de Jundiaí para inovação no atendimento em Saúde no ambiente de ‘cidade inteligente’.

Publicado

em

Atualizado há

Duas mulheres e um homem sentados em consultório médico
A implantação do sistema está em andamento em toda a rede de Atenção Básica de Saúde (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí aplicou nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o sistema de Telemedicina de Especialidades, com o objetivo de agilizar o atendimento da população, economizando tempo e acelerando etapas a partir do uso da tecnologia. Com esse sistema, é possível que o morador passe por uma consulta com médico especialista sem a necessidade de se deslocar do bairro onde mora.

A ação faz parte das iniciativas de Jundiaí para inovação no atendimento em Saúde no ambiente de ‘cidade inteligente’ e amplia em até 500% a oferta do atendimento especializado para a população.

Dona Geni Maciel da Silva Alves (67) buscou atendimento na Nova UBS Maringá por conta da dor de cabeça constante, se consultou com o médico clínico, que a acompanha há dois anos, Dr. Adriano. Durante a consulta de rotina foi identificada a necessidade do atendimento médico neurologista, feito imediatamente via teleconsulta.

“Estou muito satisfeita com esse sistema. Facilita para a população que é atendida de uma vez só, sem precisar agendar nova consulta em outro lugar. É muito bom. Fui atendida por dois médicos, ao mesmo tempo. Saí com exames agendados e o retorno em 15 dias”, comemorou a idosa, que mora com a filha na região da Vila Maringá.

Cidade Inteligente

“Jundiaí é uma cidade que tem a Saúde como um dos destaques no cenário nacional. Investir em eficiência e resolutividade para a população é proporcionar mais qualidade de vida para o morador. Ao longo dos anos, a administração tem investido para promover Jundiaí para as primeiras colocações entre as cidades inteligentes brasileiras. A inclusão da tecnologia no atendimento médico é mais um passo sentido à Smart City’, avalia o prefeito Luiz Fernando Machado

A implantação do sistema está em andamento em toda a rede de Atenção Básica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). Ao todo, serão oferecidas 2,6 mil consultas com médicos especialistas realizadas juntamente com o médico do paciente diretamente na unidade de saúde via conexão virtual. Dessa forma, os pacientes serão avaliados por dois médicos.

O investimento é de R$ 199.950,00 por mês, com atendimento a 10 especialidades. “Iniciamos no ano passado a inserção da tecnologia de teleconsulta e telemedicina a partir da pandemia do Novo Coronavírus. Os resultados positivos aceleraram o processo, que adequa a rede de Saúde pública às necessidades e às peculiaridades exigidas pelo momento. Os avanços ainda englobam exames de eletrocardiograma realizados na UBS e laudados via sistema remoto, em menos de 15 minutos”, adianta o gestor da UGPS, Tiago Texera.

A previsão é que todas as 35 UBSs da cidade estejam com o serviço implantado e em funcionamento até o final do mês de julho.

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo
Publicidade