Telemedicina aplicada nas UBSs de Jundiaí amplia em até 500% atendimento em especialidades
Connect with us

Saúde Pública

Telemedicina aplicada nas UBSs de Jundiaí amplia em até 500% atendimento em especialidades

A ação é uma das iniciativas de Jundiaí para inovação no atendimento em Saúde no ambiente de ‘cidade inteligente’.

Published

on

Atualizado há

Duas mulheres e um homem sentados em consultório médico
A implantação do sistema está em andamento em toda a rede de Atenção Básica de Saúde (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí aplicou nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o sistema de Telemedicina de Especialidades, com o objetivo de agilizar o atendimento da população, economizando tempo e acelerando etapas a partir do uso da tecnologia. Com esse sistema, é possível que o morador passe por uma consulta com médico especialista sem a necessidade de se deslocar do bairro onde mora.

A ação faz parte das iniciativas de Jundiaí para inovação no atendimento em Saúde no ambiente de ‘cidade inteligente’ e amplia em até 500% a oferta do atendimento especializado para a população.

Dona Geni Maciel da Silva Alves (67) buscou atendimento na Nova UBS Maringá por conta da dor de cabeça constante, se consultou com o médico clínico, que a acompanha há dois anos, Dr. Adriano. Durante a consulta de rotina foi identificada a necessidade do atendimento médico neurologista, feito imediatamente via teleconsulta.

“Estou muito satisfeita com esse sistema. Facilita para a população que é atendida de uma vez só, sem precisar agendar nova consulta em outro lugar. É muito bom. Fui atendida por dois médicos, ao mesmo tempo. Saí com exames agendados e o retorno em 15 dias”, comemorou a idosa, que mora com a filha na região da Vila Maringá.

Cidade Inteligente

“Jundiaí é uma cidade que tem a Saúde como um dos destaques no cenário nacional. Investir em eficiência e resolutividade para a população é proporcionar mais qualidade de vida para o morador. Ao longo dos anos, a administração tem investido para promover Jundiaí para as primeiras colocações entre as cidades inteligentes brasileiras. A inclusão da tecnologia no atendimento médico é mais um passo sentido à Smart City’, avalia o prefeito Luiz Fernando Machado

A implantação do sistema está em andamento em toda a rede de Atenção Básica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). Ao todo, serão oferecidas 2,6 mil consultas com médicos especialistas realizadas juntamente com o médico do paciente diretamente na unidade de saúde via conexão virtual. Dessa forma, os pacientes serão avaliados por dois médicos.

O investimento é de R$ 199.950,00 por mês, com atendimento a 10 especialidades. “Iniciamos no ano passado a inserção da tecnologia de teleconsulta e telemedicina a partir da pandemia do Novo Coronavírus. Os resultados positivos aceleraram o processo, que adequa a rede de Saúde pública às necessidades e às peculiaridades exigidas pelo momento. Os avanços ainda englobam exames de eletrocardiograma realizados na UBS e laudados via sistema remoto, em menos de 15 minutos”, adianta o gestor da UGPS, Tiago Texera.

A previsão é que todas as 35 UBSs da cidade estejam com o serviço implantado e em funcionamento até o final do mês de julho.

Saúde Pública

Veja quem pode tomar a vacina da dengue no SUS

Ministério da Saúde adquiriu 9,5 milhões de doses da Qdenga para este ano.

Published

on

Qdenga: Vacina da dengue
Qdenga pode ser encontrada para compra (Foto: Divulgação/ SES-GO)

O Ministério da Saúde adquiriu 9,5 milhões de doses da vacina da dengue desenvolvida pela farmacêutica, a Qdenga, para este ano. Apesar de não ser o principal meio para controlar a doença, o imunizante é crucial na prevenção. Devido a baixa disponibilidade, a vacina não está disponível para todos no Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, o grupo prioritário são…

Continue Reading

Saúde Pública

Infestação de mosquitos da dengue em Jundiaí mobiliza equipes; mais de 3 mil imóveis serão vistoriados

Em um semana, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental localizaram 16 amostras de larvas do mosquisto da dengue em residências de Jundiaí.

Published

on

Vistoria de dengue em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em um semana, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, localizaram 16 amostras de larvas do Aedes aegypti em residências da cidade. O mosquito é transmissor de arboviroses como dengue, chikungunya e zika. O trabalho de vistoria nos imóveis da cidade para o levantamento do Índice de Breteau (IB), amostragem…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacinação contra Covid-19 retorna em quatro unidades de saúde de Jundiaí

Município aplicou 3.598 doses da vacina Spikevax em crianças de até 5 anos, com meta de 22.705 imunizações.

Published

on

Criança recebendo vacina contra Covid-19 em UBS de Jundiaí
Vacinação está disponível a partir desta quarta-feira, 11 de dezembro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O município de Jundiaí (SP) recebeu uma nova remessa com 200 doses da vacina contra a Covid-19 para aplicação nos grupos definidos pelo Ministério da Saúde. Diante da quantidade limitada, a UGPS centralizou a aplicação em quatro equipamentos de saúde: Clínica da Família 1 – Avenida Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 1540; Clínica da Família Hortolândia – Rua Campinas, 58;…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo