Vigilância em Saúde Ambiental de Jundiaí vistoria 4 mil imóveis para combater arboviroses
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Vigilância em Saúde Ambiental de Jundiaí vistoria 4 mil imóveis para combater arboviroses

A VISAM realiza levantamento para identificar criadouros do mosquito da dengue.

Publicado

em

Atualizado há

Vigilância em Saúde Ambiental de Jundiaí intensifica ações de prevenção contra arboviroses (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A equipe da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí percorre todas as regiões da cidade para vistoriar, até a próxima semana, cerca de quatro mil imóveis. A ação permite identificar os riscos de casos e surtos de arboviroses, como dengue, chikungunya e zika na cidade. Durante a vistoria, a equipe analisa quintais, vasos de plantas e quaisquer objetos que possam acumular água.

“Essa é a segunda amostragem anual para chegarmos ao Índice de Breteau (IB), levantamento que avalia a relação entre os criadouros com larvas de Aedes aegypti e os imóveis vistoriados”, informou o coordenador da VISAM, Luis Gustavo Grijota Nascimento. “A partir do IB, conseguimos mapear áreas com maior existência de objetos passíveis de se transformarem em criadouros e, consequentemente, maior risco para população, e planejar ações dentro do nosso programa de prevenção de arboviroses”.

Portas abertas

Além disso, a população é conscientizada sobre a importância de adotar atitude proativa para evitar o problema. Na Colônia, nesta quarta-feira (4), o estagiário Matheus de Oliveira fez questão de abrir o portão.

“Eu nunca tive dengue, mas um conhecido teve e é uma doença muito ruim. Mantemos tudo em ordem, mas é bom receber a visita dos técnicos para verificar se realmente está tudo certinho”, comentou.

O aposentado Pedro Honório da Silva também destacou a importância da ação. “Não é a primeira vez que abro a minha casa para vistoriarem. É bom estarmos todos de olho”, ressaltou.

Neste ano, de acordo com o último boletim de arboviroses, Jundiaí registrou 1.049 casos de dengue (896 autóctones e 153 importados), com uma morte pela doença em abril, e quatro casos de chikungunya.

As equipes da Vigilância em Saúde Ambiental, que estão percorrendo os bairros, estão com identificação e acompanhadas por veículos oficiais. Qualquer dúvida, entre em contato nos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350.

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo
Publicidade