"Ser pai e mãe nos faz resgatar a chama da empatia"
Conecte-se conosco

Saúde

“Ser pai e mãe nos faz resgatar a chama da empatia”

“Ser mãe me fez querer, sem sombra de dúvidas, uma sociedade, um mundo melhor”

Publicado

em

Atualizado há

Débora Prado é psicóloga, moradora de Jarinu

Já há um tempo, notícias bárbaras, as múltiplas violências, manchetes sobre bullying, histórias por trás de suicídios, desaparecimentos, o acesso cada vez mais fácil ao universo das drogas, são todas coisas que me provocam arrepios, um “frio na espinha” mesmo.

Especialmente depois da maternidade. Acho que ser mãe me fez querer, sem sombra de dúvidas, uma sociedade, um mundo melhor: eu acho que eu sempre tive uma necessidade de justiça social, porque sempre me incomodei com o sofrimento “do outro” (não foi por acaso que me tornei psicóloga).

Mas, acho que a maternidade acelerou, potencializou isso em mim.

E eu converso com muitas pessoas e sinto que a maior parte delas tem um sentimento muito parecido com a meu: às vezes vejo isso revestido com o medo, em fala “está cada vez mais difícil criar filhos neste mundo”; ou “a sociedade está violenta demais para criar os filhos”.

Sinto que a maternidade e paternidade nos fazem desejar mais amor no mundo, nos faz planejar, semear o bem, para que os filhos colham esses frutos de amor.

É tão poderoso ser pai e mãe, que nos inibe e nos constrange no erro e ódio, nos faz nos questionarmos se seríamos um bom exemplo e nos sentirmos culpados quando agimos mal.

Se estamos abertos à missão de cuidar de alguém, nos faz exercitar a empatia.

Ter alguém com quem se preocupar e zelar, me fez querer mais humanidade e amor.

Notícias como o caso do MC Gui, manchetes sobre as múltiplas violências, revestidas de assédio, feminicidio, genocídio, infanticídio, preconceitos e tantos outros me impressionam tanto que eu fico às vezes remoendo essas notícias por horas, dias, meses.

Penso no ditado do Mandela que diz: “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta”.

Temos esta missão: resgatar esta chama na humanidade!

Débora Prado, é moradora de Jarinu, mãe de dois filhos e psicóloga com especialização na Unicamp

Saúde

AstraZeneca encerra produção global da vacina contra Covid-19

A produção da vacina AstraZeneca no Brasil continuará pela Fiocruz, que recebeu a transferência de tecnologia da farmacêutica em junho de 2021.

Publicado

em

Por

Vacina
Foto: Canva

Nesta quarta-feira (8), a farmacêutica AstraZeneca anunciou o encerramento da produção e distribuição global da vacina contra a Covid-19. A empresa tomou a decisão devido a um "excedente de imunizantes" no mercado e pela disponibilidade de vacinas atualizadas para novas variantes do vírus. De acordo com a farmacêutica, a demanda por vacinas atualizadas contra variantes do Sars-CoV-2 superou a produção…

Continuar lendo

Saúde

Crise climática coloca em risco a saúde física e mental da população mundial 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 150 mil pessoas morrem anualmente em decorrência das alterações climáticas; número deve dobrar até 2030. *Por Thais Szegö, Agência Einstein

Publicado

em

Por

Carro em enchente
Foto: Canva

Calor e frio extremos, aumento da poluição atmosférica, elevação das chuvas, derretimento de geleiras, inundações, queimadas... Basta uma rápida olhada nos noticiários para ter a certeza de que o clima está sofrendo alterações consideráveis. O resultado da intervenção humana na natureza traz prejuízos ao meio ambiente e, consequentemente, sérios impactos à saúde de todos. “Hoje temos muitos estudos mostrando que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Duas UBSs ficam abertas para atendimento de dengue neste sábado em Jundiaí

Descubra onde e quando buscar ajuda para sintomas leves, moderados ou graves de dengue na sua região neste fim de semana.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Profissionais de saúde prontos para atender casos de dengue nas unidades básicas e prontos atendimentos locais. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (4), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue.A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas…

Continuar lendo
Publicidade