Elas se conheceram durante sessões de quimioterapia e venceram o câncer juntas
Conecte-se conosco

Saúde

Elas se conheceram durante sessões de quimioterapia e venceram o câncer juntas

A leucemia uniu Sofia e Ísis que se tornaram melhores amigas

Publicado

em

Elas se conheceram durante tratamento contra o câncer e venceram a doença juntas
Elas se conheceram durante sessões de quimioterapia e venceram o câncer juntas (Foto: Arquivo Pessoal)

Sofia Gaertner tem 34 anos, é gerente administrativa e mora em Gaspar (SC). Já Ísis Sobrinho, natural de Londrina (PR), tem 29 anos e atua na área de marketing. Há 8 anos, a história delas se cruzaram em um momento difícil: tratamento contra o câncer.

Tudo começou em 2011, quando Sofia trabalhava ainda como zootecnista no Mato Grosso do Sul, sentiu os primeiros sintomas da leucemia logo depois do batizado de seu filho, que tinha apenas dois meses e meio.

“O médico que fechou o meu diagnóstico disse que meu caso era grave e que eu deveria ir até Curitiba para me tratar por conta de um especialista que atende na cidade. Como tinha grandes chances de precisar de transplante de medula, lá teria mais recursos também”, revelou.

E foi nesta viagem em busca da cura que elas se tornaram amigas. “Nos conhecemos no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. A Sofia chegou para tratamento alguns meses depois que eu já estava lá. Nos vimos pela primeira vez logo que eu sai da UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Para ela, era tudo muito novo e eu já estava me recuperando depois de passar um bom tempo internada. Ficamos amigas rápido e logo começamos a compartilhar histórias e risadas”, recordou Ísis.

LEIA TAMBÉM:

Aplicativo de motoristas voluntários leva crianças em tratamento até hospitais

Voluntárias criam bonecos carequinhas para crianças com câncer

“Ela entendia o que eu sentia”

Quando os médicos permitiam, as duas se encontravam nos quartos e corredores do hospital para conversar. Já quando não podiam, contavam com a ajuda das enfermeiras para trocarem “recadinhos”.

“A Ísis sempre foi uma amiga que entendia o que eu sentia, pois ela passava pelo mesmo tratamento, apesar de serem protocolos diferentes. E muitos dos sentimentos que eu tinha na época das quimioterapias eram difíceis de ser compartilhados com meus amigos e familiares. Era muito difícil me abrir com alguém e conversar com ela era fácil demais”, conta Sofia.

Para Ísis, que começou a luta contra a leucemia aos 21 anos de idade, o apoio de Sofia foi a base para a amizade duradoura. “Nos momentos tensos que estávamos vivendo o apoio mútuo preencheu os espaços vazios e construímos essa amizade”, diz.

Atualmente, curadas da doença, as amigas continuam inseparáveis e até as suas famílias se tornaram amigas. Nem os mais de 200 quilômetros que separam uma da outra são suficientes para afastá-las. “Quando passamos por momentos como esse, damos mais valor ao que temos e a amizade não fica fora disso”, afirmou Sofia.

“Hoje costumo falar que somos irmãs de sangue, afinal de contas foi nosso sangue que nos uniu”, concluiu Ísis.

Fonte: Sempre Família

Saúde

Internações provocadas por trombose venosa  profunda aumentam no país 

Envelhecimento da população, sedentarismo, uso de hormônios e pandemia de Covid-19 são alguns fatores que explicam a elevação dos casos da doença

Publicado

em

Por

Pessoa sentada na beira de uma cama, segurando a perna direita com ambas as mãos. A pessoa parece estar vestindo uma camiseta branca e shorts verde claro. A posição das mãos sugere que a pessoa pode estar sentindo dor ou desconforto na perna.
Foto: Canva

Por Thais Szegö, Agência Einstein  Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), com dados do Ministério da Saúde obtidos de janeiro de 2012 a agosto de 2023, revela dados preocupantes: mais de 489 mil brasileiros foram hospitalizados por causa da doença no período. No último ano do levantamento, a média diária de internações superou a…

Continuar lendo

Saúde

TDAH: especialista alerta sobre a importância do diagnóstico clínico

A distração, comum em situações de estresse e sobrecarga de atividades, não deve ser confundida com o transtorno neurobiológico

Publicado

em

O neurocirurgião Dr. Denis Isao Ueoka, do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo. Foto: Hospital São Vicente

Em um cenário onde as redes sociais se tornaram uma fonte predominante de informação, é crucial questionar a qualidade e a veracidade dos conteúdos consumidos. As plataformas digitais oferecem uma vasta gama de informações, desde entretenimento e notícias relevantes até a disseminação de fake news. Recentemente, a Neurodiversidade, conceito que abrange diferentes modos de funcionamento da mente humana, incluindo o…

Continuar lendo

Saúde

Saúde mental dos brasileiros pós-pandemia é uma das piores do mundo

Um relatório internacional mostra que mais de um terço dos brasileiros está “angustiado”; os jovens com menos de 35 anos são os mais afetados

Publicado

em

Por

Estudo foi elaborado a partir de enquetes com 420 mil pessoas, em 71 países e em 13 idiomas. Foto: Canva

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein  O mundo ainda não se recuperou do impacto da pandemia de Covid-19 na saúde emocional e o Brasil é um dos países mais afetados, de acordo com um relatório do Global Mind Project, que divulga dados anuais sobre o bem-estar no planeta. O projeto busca mapear a situação, entender as tendências e propor medidas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Bem-estar

Lip Gloss: especialista explica como procedimento transforma seus lábios

Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação, conta que técnica vai além da estética

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos que realcem a beleza natural tem ganhado cada vez mais espaço. Entre essas tendências está o Lip Gloss, uma técnica promissora que promove a hidratação e revitalização dos lábios. O procedimento Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação de sobrancelhas e lábios, explica que a técnica do Lip Gloss envolve a aplicação de um…

Continuar lendo
Publicidade