Vacinação contra Covid19 e Influenza segue em todas as UBSs em Jundiaí
Conecte-se conosco

Saúde

Vacinação contra Covid19 e Influenza segue em todas as UBSs em Jundiaí

Quem está com alguma das doses em atraso deve procurar o quanto antes, pois as vacinas precisam de 15 dias para garantir a proteção

Publicado

em

Atualizado há

Senhora recebendo vacina em Jundiaí
Vacinação contra influenza e COVID-19 está sendo realizada de segunda a sexta-feira em toda a rede de Atenção Básica de Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com a queda de temperatura se aproximando, os cuidados contra os vírus respiratórios devem ser ain. Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ofertam as vacinas contra Influenza e Covid19 para os grupos já liberados. Quem está com alguma das doses em atraso deve procurar o quanto antes, pois as vacinas precisam de 15 dias para garantir a proteção.

Atualmente, estão disponíveis doses contra Covid19 para pessoas com 5 anos ou mais, de acordo com o esquema vacinal de cada grupo. Crianças entre 5 a 11 anos devem receber duas doses; aquelas que tem 12 anos ou mais com imunossupressão devem receber quatro doses; quem tem 13 a 17 anos, duas doses; de 18 a 59 anos, três doses e pessoas com 60 anos ou mais devem receber quatro doses contra covid19.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE), atualmente, 121.733 pessoas estão com aplicação da vacina contra Covid19 atrasada. Dessas, 16.889 estão com D2 em atraso e 104.844 com a D3. A idade com mais faltosos é de 18 a 29 anos para D3, com 31.820 pessoas. Na sequência, aparecem 30 a 39 anos (26.815 pessoas), 40 a 49 anos (21.909 pessoas), 50 a 59 anos (14.319 pessoas) e 60 anos ou mais (9.981 pessoas).

Já para a D2, a faixa etária com mais faltosos é de 5 a 11 anos (4.604 pessoas), 12 a 17 anos (2.951 pessoas), 18 a 29 anos (4.238 pessoas), 30 a 39 anos (2.332 pessoas), 40 a 49 anos (1.441 pessoas), 50 a 59 anos (779 pessoas) e 60 anos ou mais (544 pessoas).

Já contra a Influenza, as doses estão liberadas para pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e menores de 5 anos, gestantes ou puérperas, professores, auxiliares de classe, assistente de desenvolvimento infantil, profissionais da saúde, indígenas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência.

A aplicação das doses é feita em todas as UBSs de Jundiaí, durante o horário de funcionamento das salas de vacina de cada unidade. Para receber as doses, é importante que levem as documentações necessárias, como documento de identificação, CPF, carteirinha de vacinação ou comprovantes de vacinação covid19, documentos que comprovem comorbidades ou a atuação profissional.

Saúde

Maioria dos casos de morte súbita de bebês acontece em camas compartilhadas, diz estudo 

Pesquisadores examinaram 7.595 mortes súbitas de crianças com menos de 1 ano entre 2011 e 2020 nos Estados Unidos

Publicado

em

Por

Cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias. Foto: Canva

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein A prática da cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias, mas é condenada pela maioria das entidades médicas – incluindo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – por causa do risco de morte súbita nos recém-nascidos. Agora, um novo estudo publicado na Pediatrics vem corroborar essa…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dengue: pacientes precisam evitar a circulação para conter a transmissão

Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí orienta sobre a necessidade de pacientes diagnosticados com dengue evitarem a circulação, respeitando o período atestado pelo médico. Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus. O Munícipio acumula 6.695 casos da doença, conforme Boletim de Arboviroses de quarta-feira (17). A dengue é uma doença infecciosa aguda, transmitida…

Continuar lendo

Saúde Pública

Saúde de Jundiaí inicia campanha de busca ativa de novos casos de tuberculose

A ação visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Confira os principais sintomas suspeitos e saiba mais.

Publicado

em

Por

Neste ano, até o momento, a cidade registra 36 casos da doença, sem óbitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí iniciou a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de tuberculose. A primeira fase vai até o dia 30 deste mês. A ação, desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde, visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e…

Continuar lendo
Publicidade