Vacinação contra Covid19 e Influenza segue em todas as UBSs em Jundiaí
Connect with us

Saúde

Vacinação contra Covid19 e Influenza segue em todas as UBSs em Jundiaí

Quem está com alguma das doses em atraso deve procurar o quanto antes, pois as vacinas precisam de 15 dias para garantir a proteção

Published

on

Atualizado há

Senhora recebendo vacina em Jundiaí
Vacinação contra influenza e COVID-19 está sendo realizada de segunda a sexta-feira em toda a rede de Atenção Básica de Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com a queda de temperatura se aproximando, os cuidados contra os vírus respiratórios devem ser ain. Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ofertam as vacinas contra Influenza e Covid19 para os grupos já liberados. Quem está com alguma das doses em atraso deve procurar o quanto antes, pois as vacinas precisam de 15 dias para garantir a proteção.

Atualmente, estão disponíveis doses contra Covid19 para pessoas com 5 anos ou mais, de acordo com o esquema vacinal de cada grupo. Crianças entre 5 a 11 anos devem receber duas doses; aquelas que tem 12 anos ou mais com imunossupressão devem receber quatro doses; quem tem 13 a 17 anos, duas doses; de 18 a 59 anos, três doses e pessoas com 60 anos ou mais devem receber quatro doses contra covid19.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE), atualmente, 121.733 pessoas estão com aplicação da vacina contra Covid19 atrasada. Dessas, 16.889 estão com D2 em atraso e 104.844 com a D3. A idade com mais faltosos é de 18 a 29 anos para D3, com 31.820 pessoas. Na sequência, aparecem 30 a 39 anos (26.815 pessoas), 40 a 49 anos (21.909 pessoas), 50 a 59 anos (14.319 pessoas) e 60 anos ou mais (9.981 pessoas).

Já para a D2, a faixa etária com mais faltosos é de 5 a 11 anos (4.604 pessoas), 12 a 17 anos (2.951 pessoas), 18 a 29 anos (4.238 pessoas), 30 a 39 anos (2.332 pessoas), 40 a 49 anos (1.441 pessoas), 50 a 59 anos (779 pessoas) e 60 anos ou mais (544 pessoas).

Já contra a Influenza, as doses estão liberadas para pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e menores de 5 anos, gestantes ou puérperas, professores, auxiliares de classe, assistente de desenvolvimento infantil, profissionais da saúde, indígenas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência.

A aplicação das doses é feita em todas as UBSs de Jundiaí, durante o horário de funcionamento das salas de vacina de cada unidade. Para receber as doses, é importante que levem as documentações necessárias, como documento de identificação, CPF, carteirinha de vacinação ou comprovantes de vacinação covid19, documentos que comprovem comorbidades ou a atuação profissional.

Saúde Pública

Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber

A vacina causa gripe? Quem pode se vacinar? Onde eu encontro a vacina da gripe em Jundiaí? Encontre as respostas destas e de outras dúvidas.

Published

on

Idoso recebe vacina da gripe em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A vacina da gripe, também conhecida como vacina contra a Influenza, é fundamental para se proteger contra a doença respiratória contagiosa que pode causar sintomas graves, especialmente em grupos de risco. Ainda não se vacinou? Confira as principais informações sobre a imunização e como se vacinar em Jundiaí. Quem deve tomar a vacina da gripe? A vacina da gripe é…

Continue Reading

Bem-estar

Descubra o poder dos exercícios no combate à dor no ciático

O professor Victor Recka, da Academia Céltica de Jundiaí, recomenda exercícios de fortalecimento e alongamentos para alívio da dor no ciático. Confira.

Published

on

Dor no ciático
Foto: Canva

A "dor no ciático" - também conhecida como ciatalgia - é um problema comum que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Causada pela compressão do nervo ciático, o maior nervo do corpo humano, essa dor pode ser excruciante, irradiando da parte inferior das costas pela nádega e perna, podendo chegar até os pés. Felizmente, além de tratamentos médicos…

Continue Reading

Bem-estar

Proteína: 7 perguntas e respostas para garantir um consumo adequado

Diante da maior oferta de produtos enriquecidos com o nutriente, veja quais são os riscos de exceder na quantidade ingerida diariamente.

Artigo por Regina Célia Pereira, da Agência Einstein.

Published

on

Mulher preparando bebida de proteína
Foto: Canva

Passeie pelos corredores de um supermercado e certamente verá uma grande variedade de alimentos com alto teor de proteína. Do iogurte ao suco, passando por biscoitos, pães, salgadinhos de ervilhas e afins, há diversas opções disponíveis para aqueles que buscam praticidade aliada à promessa de um bom aporte proteico. Na última década, o mercado brasileiro vem observando uma oferta cada…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacina contra a Paralisia Infantil disponível o ano todo em Jundiaí

Poliomielite: Entenda o esquema vacinal, a importância da imunização e os esforços para manter altas taxas de cobertura vacinal no município.

Published

on

Mãe segurando criança enquanto profissional de saúde aplica Vacina contra a Paralisia Infantil em UBS
Durante a campanha, Jundiaí disponibilizou a gotinha de reforço em escolas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça que a vacina contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) continua disponível durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família. A vacinação é essencial para crianças que precisam iniciar ou atualizar o esquema vacinal. Esquema de Vacinação contra a Paralisia Infantil O…

Continue Reading

Saúde Pública

CPF será obrigatório para retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo

A medida visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo de dispensação dos medicamentos.

Published

on

Farmácia de Alto Custo em Jundiaí
A Farmácia de Alto Custo fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir de julho de 2024, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí tornou obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF para a retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo. A medida, regulamentada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo…

Continue Reading