São Vicente é selecionado para participar do programa de segurança do idoso do HCor
Conecte-se conosco

Saúde

São Vicente é selecionado para participar do programa de segurança do idoso do HCor

Único Hospital da região sudeste para participar da iniciativa que implementa modelo de atendimento hospitalar centrado na pessoa idosa. HSV é um deles

Publicado

em

Atualizado há

Equipe do HSV que aplicará o programa de segurança para idosos
Na manhã desta quarta-feira (11) a diretoria do HSV e a equipe multidisciplinar que colocará o projeto em prática na instituição. (Foto: Divulgação/ HSV)

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) foi uma das cinco selecionadas, dentre 34 hospitais brasileiros, o únicos da região sudeste do país, para integrar o Programa Hospital Seguro para a Pessoa Idosa (PHSPI), executado pela Associação Beneficente Síria – HCor, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

O HSV já possui o selo inicial de Hospital Amigo do Idoso, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, desde 2020. Com essa nova iniciativa, o objetivo é o aprimoramento de um modelo de atenção em saúde baseado nas necessidades dos pacientes com 60 anos ou mais, focado na prevenção de complicações secundárias.

Na manhã desta quarta-feira (11) a diretoria do HSV e a equipe multidisciplinar que colocará o projeto em prática na instituição, que esteve reunida com a equipe do HCor responsável pelo apoio na implementação do modelo assistencial.

“Todos os cinco hospitais selecionados passaram por avaliação, por entrevistas e obedeceram critérios para integrarem esse grupo seleto. Dentre as premissas, cada um deveria estar em uma região diferente do país, ter perfil de atendimento diferente, estar em níveis de evolução diferentes no cuidado com a população acima dos 60 anos”, explica a coordenadora de projetos do HCor, Enilda Lara.

“É nossa missão nos colocarmos no lugar das pessoas enquanto hospital, por isso, esse projeto é muito importante, especialmente no sentido de permitir que mais pessoas idosas, como pais e avós, possam retornar para suas famílias com a saúde restabelecida”, diz Matheus Gomes, superintendente do HSV. “Com o programa teremos condições de saber quais são nossos pacientes idosos com maior nível de fragilidade, cuidando ainda mais de quem mais precisa”, diz.

Perfil

Cinco anos atrás, 46,8% dos pacientes internados no HSV eram de pacientes a partir de 60 anos. Atualmente este índice é de 51%, o que reflete uma tendência mundial. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que até 2.050, pessoas com idade superior a 60 anos corresponderão a um quinto da população mundial, o que equivale a 2 bilhões de pessoas.

A coordenadora do HCor explica que dentro de uma população acima dos 60 anos, nem todos possuem fragilidades ou precisam dos mesmos recursos. “Por exemplo, no HCor, 66% dos pacientes têm idade a partir de 60 anos e cerca de 20% são considerados pacientes idosos frágeis”, explica.

Para essa análise é aplicado um simples questionário de seis perguntas e feita a Avaliação Multidimensional da Pessoa Idoso (AMPI). “Assim é possível que junto ao enfermeiro, outro especialista auxilie na assistência daquele paciente conforme sua fragilidade, que pode ser nutricional, de mobilidade, consciência ou qualquer outra. Com essa expertise do HCor é que iremos contribuir com o São Vicente”, diz.

De forma prática, o programa irá contribuir para a implantação de processos que reduzam situações como queda, lesão por pressão, desnutrição, broncoaspiração, iatrogenia medicamentosa, declínio funcional e demais complicações comuns neste grupo de pacientes.

O programa está dividido em dez passos que norteiam todas as atividades. Para sua implementação e consolidação, foi implantado um Comitê Interno de Trabalho, composto por uma equipe multiprofissional de setores estratégicos. O objetivo é que todo o programa seja implantado até dezembro de 2023.

As melhores referências

Nos últimos anos o HSV tem buscado parcerias com hospitais renomados para desenvolver projetos que otimizem os recursos disponíveis, contribuindo de maneira exemplar para a operação diária. Dentre elas, o Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde, cuja implantação é do Hospital Sírio-Libanês e foca na redução de superlotação em urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos.

“Apesar do nosso hospital ter quase 120 anos, sempre temos algo novo a aprender. Buscamos referências nas instituições nas quais acreditamos, que fazem trabalho sério e respeitado. Somando forças para realizar um bom trabalho”, conclui o superintendente.

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde

Saiba quais as melhores atividades físicas para combater a depressão

Estudo confirma a eficácia dos exercícios para a prevenção e o tratamento da doença. Caminhada, corrida, ioga, treinamento de força e dança trazem bons resultados

Publicado

em

Por

Foto: Freepik

Por Thais Szegö, da Agência Einstein Uma equipe de pesquisadores formada por especialistas australianos, espanhóis, dinamarqueses e finlandeses divulgou recentemente um trabalho que mostra que os exercícios são eficazes para a prevenção e o tratamento da depressão, o que já havia sido salientado em outros estudos. No entanto, eles expuseram nesse levantamento que caminhada, corrida, ioga, treinamento de força e…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde

Maioria dos casos de morte súbita de bebês acontece em camas compartilhadas, diz estudo 

Pesquisadores examinaram 7.595 mortes súbitas de crianças com menos de 1 ano entre 2011 e 2020 nos Estados Unidos

Publicado

em

Por

Cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias. Foto: Canva

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein A prática da cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias, mas é condenada pela maioria das entidades médicas – incluindo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – por causa do risco de morte súbita nos recém-nascidos. Agora, um novo estudo publicado na Pediatrics vem corroborar essa…

Continuar lendo
Publicidade