Vacinação contra Covid19, Influenza e rotina seguem nas UBSs, nesta semana
Conecte-se conosco

Saúde

Vacinação contra Covid19, Influenza e rotina seguem nas UBSs, nesta semana

No último sábado de multivacinação, as aplicações realizadas nas UBSs somaram 1.612 doses contra a Covid19, 469 contra a Influenza e 73 doses da vacina tríplice viral

Publicado

em

Atualizado há

Vacinação em Jundiaí
ais de  100 mil pessoas seguem com doses atrasadas contra a COVID-19 na cidade. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Após mais um sábado de multivacinação, ocorrido no dia 18, a vacinação contra a Covid19, além das demais doenças, seguem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ao longo da semana, no horário específico de atendimento de cada unidade.

Entre segunda (20) a sexta-feira (24) as UBS receberão pessoas de 50 anos ou mais e trabalhadores da saúde para a 4ª dose contra a COVID-19. Pessoas com 5 anos ou mais que ainda não se vacinaram ou estão com alguma dose em atraso também podem comparecer para a imunização. Não é necessário agendar.

Para a dose de influenza é necessário fazer parte dos grupos determinados pelo Ministério da Saúde (MS) como ter 60 anos ou mais ou entre seis meses e menores de cinco anos, ter comorbidades ou deficiência, profissionais da Educação ou Saúde, forças de Segurança ou motoristas de transporte coletivo ou de longas distâncias, além de gestantes e puérperas.

De acordo com a gerente da Vigilância em Saúde de Jundiaí, Maria do Carmo Possidente, mais de  100 mil pessoas seguem com doses atrasadas contra a COVID-19 na cidade. “A completa vacinação contra a COVID-19 é essencial para reduzir a circulação do vírus”, comenta.

Sônia e Nilton Vieira aproveitaram o sábado para deixar a vacinação em dia.
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

No último sábado de multivacinação, as aplicações realizadas nas UBS Hortolândia, Nova UBS Jardim do Lago, UBS Tarumã e na Clínica da Família II, somaram 1.612 doses contra a Covid19, 469 contra a Influenza e 73 doses da vacina tríplice viral.

O casal Nilton Vieira, de 78 anos e Sônia Vieira, de 70, aproveitaram o sábado para tomar a dose de reforço contra a COVID-19 e a vacina para a Influenza na UBS da Vila Hortolândia. “Aproveitamos para receber a dose que faltava para completar a nossa imunização”, comentou o aposentado.

Saúde

Jundiaí confirma nove casos de varíola dos macacos

O nono caso, um homem de 35 anos, foi confirmado nesta quinta-feira (11). Ele segue em isolamento, sem a necessidade de internação.

Publicado

em

Mãos cheia de bolinhas
Há vacina para a doença, porém ainda não está disponível no Brasil. Foto: Freepik.

A Vigilância Epidemiológica (VE)  informa que Jundiaí registra nove casos de ‘monkeypox’ em residentes no município. Enviado pelo Instituto Adolfo Lutz, o resultado foi recebido nesta quinta-feira (11). O paciente é um homem, 35 anos, que teve o início dos sintomas no dia 1 de agosto e foi atrás de atendimento médico em 5 de agosto. O nono caso segue…

Continuar lendo

Coronavírus

Franco da Rocha libera 4ª dose da vacina contra Covid para pessoas a partir de 18 anos

Para ser vacinado, é preciso já ter recebido a terceira dose há pelo menos quatro meses e levar a carteirinha de vacinação com o carimbo da dose anterior e um documento com foto

Publicado

em

vacinacao-covid-ubs-vila-hortolandia_jundiai

A Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Saúde, liberou a segunda dose de reforço, ou a quarta dose da vacina contra a Covid19 para pessoas maiores de 18 anos. Para ser vacinado, é preciso já ter recebido a terceira dose há pelo menos quatro meses e levar a carteirinha de vacinação com o carimbo da dose…

Continuar lendo

Saúde

Langya: novo vírus infecta 35 pessoas na China

Langya infectou cerca de 35 pessoas, entre 2018 e 2021, na China. Não foram registrados mortes, ou casos graves, a partir do vírus.

Publicado

em

cientista-olhando-no-microscópio-vírus
Langya faz parte da família Henipavirus. Foto: DCStudio/ Freepik.

Cientistas chineses publicaram, apenas em 4 de agosto, um alerta para a identificação de um novo vírus, na revista científica The New England Journal of Medicine. O vírus é do gênero Henipavírus, grupo conhecido por já ter provocado surtos de infecções letais aos seres humanos. De acordo com os pesquisadores, o vírus Langya henipavírus (LayV), infectou ao menos 35 pessoas…

Continuar lendo

Saúde

Você sabia que a poliomielite pode voltar?

Não existe registro de um único caso da doença há exatos 30 anos, mas com as baixas taxas de imunização, esse cenário pode mudar

Publicado

em

Vacinação de Poliomielite

A baixa taxa de vacinação no Brasil junto com outros países das Américas representa um perigo para todo o continente para a volta da poliomielite. Segundo informes divulgados pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), não existe registro de um único caso da doença há exatos 30 anos, mas com as baixas taxas de imunização, esse cenário pode mudar. Segundo o…

Continuar lendo

Saúde

Campo Limpo Paulista confirma o primeiro caso da varíola do macaco

No município há, ainda, o registro de três suspeitos, aguardando laudo do Instituto Adolfo Lutz

Publicado

em

Mãos cheia de bolinhas
O caso é de um homem, de 30 anos e que segue em isolamento, sem necessidade de hospitalização. (Foto: Freepik)

A prefeitura de Campo Limpo Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, em conjunto com a Vigilância Epidemiológica informa o primeiro caso positivo de ‘monkeypox’, a varíola do macaco, no município. O resultado foi recebido na última terça-feira (09), enviado pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL). O caso é de um homem, de 30 anos e que segue em isolamento, sem…

Continuar lendo
Publicidade