Ministério da Justiça muda classificação de filme de Gentili para acima de 18 anos
Conecte-se conosco

Entretenimento

Ministério da Justiça muda classificação de filme de Gentili para acima de 18 anos

A decisão recomenda também que, na TV aberta, o filme seja exibido apenas depois das 23h.

Publicado

em

Atualizado há

Danilo Gentili em uma cena do filme "Como se tornar o pior aluno da escola" (2017)
Danilo Gentili em uma cena do filme "Como se tornar o pior aluno da escola" (2017). (Foto: Reprodução/ Netflix)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública alterou a classificação indicativa do filme “Como se tornar o pior aluno da escola”, produção de 2017 do humorista Danilo Gentili, que desde o final de semana (13) tem sido associado à pedofilia por perfis bolsonaristas. Além dele, o ator Fabio Porchat também se tornou alvo das acusações.

A decisão que já foi publicada no Diário Oficial da União, diz que o longa agora é recomendado apenas para maiores de 18 anos por conter “coação sexual, estupro, ato de pedofilia e situação sexual complexa”. Antes, o filme era indicado para maiores de 14 anos.

A decisão recomenda também que, na TV aberta, o filme seja exibido apenas depois das 23h. “A nova classificação etária, com os devidos descritores de conteúdo, deve ser utilizada em qualquer plataforma ou canal de exibição de conteúdo classificável em até 5 dias corridos”, diz o texto do despacho assinado pelo secretário José Vicente Santini. 

Na última terça-feira (15), o Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou a suspensão da disponibilização, exibição e oferta do filme nas plataformas de streaming.

O documento determina que Netflix, Telecine, Globoplay, YouTube, Apple e Amazon parem com a exibição e oferta do filme, “tendo em vista a necessária proteção à criança e ao adolescente consumerista”. Em caso de descumprimento da decisão, em cinco dias, será aplicada multa diária no valor de R$ 50 mil. 

Mesmo com toda a polêmica, Gentili afirmou ter “orgulho” de conseguir “desagradar” em um mesmo nível de intensidade tanto os petistas quanto os bolsonaristas, e falou em “falso moralismo”, disse no twitter.

O Humorista também disse que a mensagem do filme é totalmente o oposto de apologia à pedofilia. “A cena em questão é exatamente sobre uma pessoa que se apresenta como o melhor aluno da escola, que seria uma autoridade, pedindo coisas abjetas e absurdas para os alunos, que não obedecem o cara só porque ele é uma autoridade. Então, na verdade, em momento algum o filme faz apologia à pedofilia. O filme vilaniza a pedofilia”, afirmou Danilo Gentili.

Já o ator Fábio Porchat, que interpreta o vilão Cristiano, personagem que aparece na cena criticada, concordou com a fala de Gentili. 

“Eu interpreto um vilão. É um personagem mau, que faz coisas horríveis. Um vilão pode ser racista, nazista, machista, pedófilo, matar ou torturar pessoas. Quando isso aparece em um filme, não quer dizer que estamos fazendo apologia”, disse o ator em vídeo exibido no “Jornal Nacional” na última terça-feira (15).

“Não é um incentivo ao que o vilão está praticando, mas sim um mundo perverso sendo revelado ao público. Existem momentos em que é duro assistir. Quanto mais bárbaro o ato, mais repugnante é”, concluiu Porchat.

Acontece

Quarta (15) tem ‘Encontro Fusca Clube Jundiaí e Amigos’ no Maxi Shopping Jundiaí

O evento promovido pelo Fusca Clube Jundiaí reúne veículos nacionais e importados que ultrapassam os 30 anos de idade

Publicado

em

Maxi Shopping Jundiaí tem Encontro de Fuscas
Foto: Divulgação/Maxi Shopping Jundiaí

Nesta quarta, dia 15, os apaixonados por automóveis e admiradores da história da indústria automobilística não podem perder o "Encontro Fusca Clube Jundiaí e Amigos", no Maxi Shopping Jundiaí. O evento, realizado mensalmente pelo Fusca Clube Jundiaí, reúne veículos nacionais e importados que ultrapassam os 30 anos de idade, considerados “fora de série”. Das 19h às 22h, no estacionamento descoberto…

Continuar lendo

Entretenimento

Coral Municipal de Jundiaí encanta estudantes com o programa “Poesia e Canto”

Mais de 100 alunos lotaram a Sala Glória Rocha para acompanhar a apresentação

Publicado

em

Coral Municipal de Jundiaí apresenta seu novo trabalho em sessão fechada para estudantes. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Mais de 100 estudantes da Escola Estadual Dr. Antenor Soares Gandra e do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) foram agraciados com uma experiência cultural única na última semana, uma apresentação fechada do Coral Municipal de Jundiaí (CMJ). A ação, que integra a proposta da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí de proporcionar contato direto com…

Continuar lendo

Entretenimento

Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí faz seu terceiro concerto da temporada no dia 18

Sob regência da maestrina Cláudia Feres, OSMJ apresenta-se no sábado, às 20h, no Teatro Polytheama, com entrada gratuita

Publicado

em

Por

No terceiro concerto da temporada 2024, obras de Cimarosa, Accolay e Schubert. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), sob a regência da maestrina Cláudia Feres, apresenta-se no sábado, dia 18, às 20h, no Teatro Polytheama. Com entrada gratuita, este será o terceiro concerto oficial da temporada 2024. No programa da noite figuram obras de Domenico Cimarosa, Jean-Batista Accolay e Franz Schubert. Segundo Cláudia, o repertório traz um clima de juventude, com…

Continuar lendo

Acontece

Jumpark celebra Dia das Mães com almoço especial e música ao vivo

Além disso, casa fará um sorteio de vários brindes incríveis

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Para comemorar o Dia das Mães com estilo, o Jumpark prepara um almoço especial no dia 12 de maio, embalado por música ao vivo e sorteio de brindes. Servido em bufê, a partir das 12h, o menu inclui penne ao molho branco; filé mignon ao molho madeira; fricassê de frango; arroz branco; feijão; salada de legumes; mandioca e batata fritas.…

Continuar lendo

Acontece

JundiaíShopping apresenta a Exposição “Sempre Mãe” de Flávia Fontes

Descubra histórias únicas de maternidade através das lentes de Flávia Fontes em uma mostra emocionante e diversificada.

Publicado

em

Por

Foto: Flávia Fontes

O Dia das Mães se aproxima e o JundiaíShopping preparou uma homenagem especial para celebrar essa data tão querida: a exposição fotográfica "Sempre Mãe", da talentosa fotógrafa jundiaiense Flávia Fontes. A mostra, que estará em cartaz até o dia 12 de maio, na Praça de Eventos (piso Nove de Julho), convida o público a mergulhar em um universo de emoções…

Continuar lendo
Publicidade