São Paulo recebe maior Roda-Gigante da América Latina
Conecte-se conosco

Brasil

São Paulo recebe maior Roda-Gigante da América Latina

A Roda São Paulo será oficialmente a maior da América Latina, ainda superando as instaladas em cidades como Paris, Toronto e Chicago.

Publicado

em

Atualizado há

Projeto de Roda-Gigante
Quando concluída, a Roda São Paulo deve gerar 160 empregos diretos e indiretos (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

A empresa São Paulo Big Wheel (SPBW) iniciou a montagem da maior Roda-Gigante da América Latina, na capital paulista. A “Roda São Paulo” ficará em uma área de 4,5 mil metros quadrados, no Parque Candido Portinari, ao lado do Parque Villa-Lobos. O projeto integra as ações do Governo do Estado para revitalizar a região do Rio Pinheiros e a inauguração está prevista para junho de 2022.

“Essa iniciativa é mais uma parceria do Governo com a iniciativa privada para ampliar as opções de lazer da população e fomentar o turismo na capital”, destacou o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido. Segundo ele, de acordo com o contrato, a cidade ainda terá ações e tarifas sociais para a utilização do espaço pelas comunidades da região.

De acordo com o Governo de SP, a Roda-Gigante será oficialmente a maior da América Latina, e ainda supera as instaladas em cidades como Paris, Toronto e Chicago. A empresa responsável pela atração garante que a roda-gigante tem um design único, leve e é sustentada por cabos ou estais especialmente pensados para se integrar à paisagem urbana. No total serão 42 cabines de observação com capacidade para até dez pessoas, ar-condicionado, monitoramento por câmeras, interfones e wi-fi. Além disso, a estrutura terá iluminação cênica, projetada para interagir com a cidade.

Estrutura

No total, a estrutura da Roda São Paulo terá mais de mil toneladas e precisará utilizar o maior guindaste rodoviário disponível no Brasil. Assim, quando concluída, a nova atração paulista deve gerar 160 empregos diretos e indiretos. O empreendimento também conta com outros 200 trabalhadores na montagem.

O local é de fácil acesso, com linha de trem conectada ao metrô, ônibus, ciclovias permanentes e ciclofaixas de lazer montadas aos domingos e feriados. A expectativa é receber entre 600 mil e 1 milhão de visitantes por ano, cerca de 10% do atual público frequentador dos parques.

Desenvolvimento social

A empresa pagará à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente R$ 141 mil mensais, ou 10% do valor do faturamento bruto. Assim, esses valores serão transferidos à administração do parque. Além disso, o acordo prevê o apoio da SPBW na manutenção do programa de inclusão social e educação ambiental para alunos de escolas públicas, além de beneficiários de programas e projetos sociais das comunidades do Jaguaré.

“Mais que um ícone da cidade, a Roda São Paulo será um novo motor de desenvolvimento, um agente de transformação, ao contribuir, no contexto do projeto do Governo do Estado de revitalização da região do Rio Pinheiros, com a valorização dos imóveis, o surgimento de empreendimentos, com programa de educação ambiental para escolas públicas, e uma nova relação dos moradores e visitantes com São Paulo. Será um marco no desenvolvimento urbano e turístico de São Paulo, que vai mostrar a cidade de um ponto de vista privilegiado, unindo a paisagem urbana e as belezas naturais do Rio Pinheiros e dos parques”, afirma Marcelo Mugnaini, CEO da SPBW.

Brasil

Escolha uma VPN gratuita para o Twitter (X) para navegar ilimitadamente no X do Brasil e enquanto estiver viajando

Publicado

em

Por

Foto de Souvik Banerjee na Unsplash

O Twitter é uma rede social popular no Brasil. Conforme os dados mais recentes, 40 milhões de brasileiros acessam a plataforma pelo menos uma vez por mês. De fato, é uma rede social conveniente que permite que você siga políticos, empresários e celebridades. No entanto, dada a batalha em andamento entre Alexandre de Moraes e Elon Musk, vale a pena…

Continuar lendo

Brasil

Casal acusa papelaria que se negou a fazer convite de casamento gay; loja fala em ‘heterofobia’

Após print de conversa viralizar na internet, casal denunciou homofobia e donos de empresa confirmaram que não trabalham com “eventos homossexuais”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução - Redes Sociais/Canva

Nesta terça-feira (23), um casal de homens gays denunciou uma papelaria que se recusou a fazer o convite do seu casamento por ser um “evento homossexual”. Através das redes sociais, uma amiga dos noivos compartilhou um print de um conversa que o casal teve com a loja. Eles relataram que solicitaram o orçamento dos convites de seu casamento, marcado para…

Continuar lendo

Brasil

Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, diz relatório internacional

O país teve 3,4 milhões de denúncias de violações de direitos humanos, como racismo, violência física e psicológica e assédio sexual, um aumento de 41% em comparação a 2022.

Publicado

em

Por

Desigualdade no Brasil
O relatório "O estado dos direitos humanos no mundo", é divulgado anualmente pela Anistia Internacional (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (24), a Organização Não Governamental (ONG) Anistia Internacional, divulgou um relatório que coloca o Brasil como um dos países mais desiguais do mundo. O chamado "Estado dos direitos humanos no mundo", divulgado anualmente, mostra um panorama sobre a garantia de direitos humanos em 155 países. O relatório estuda questões sociais, econômicas, culturais e políticas. De acordo com a…

Continuar lendo

Brasil

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no Brasil

Dados revelam que a região Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022, com quase 23 mil casos

Publicado

em

Por

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências. Foto: Canva

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências de estupro contra mulheres, conforme o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam). Isso representa aproximadamente um estupro a cada 8 minutos no país, como destacado pelo Ministério das Mulheres em Brasília. O documento revela que o Sudeste, a região mais populosa, liderou com 22.917 casos, seguido pelo Sul com 14.812.…

Continuar lendo

Brasil

Cachorro morre após erro da Gol: falha no transporte aéreo causa tragédia para família

Publicado

em

Por

Tutor João Fantazzini com Joca, Golden Retriever de 5 anos que morreu durante transporte aéreo da Gol — Foto: Arquivo pessoal

Erro no destino leva cão a viagem de 8 horas, em vez de 2:30 Um cachorro da raça Golden Retriever, chamado Joca, de cinco anos, morreu durante um transporte aéreo da Gol, no dia 22 de abril de 2024. O animal deveria ter voado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop, no Mato Grosso, mas por um…

Continuar lendo
Publicidade