Jundiaí: Sem poluentes e mais silencioso, ônibus elétrico é aprovado por usuários
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí: Sem poluentes e mais silencioso, ônibus elétrico é aprovado por usuários

O veículo possui 36 lugares sentados, espaço para cadeira de rodas e para 34 passageiros em pé.

Publicado

em

Atualizado há

Ônibus elétrico
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

“É a primeira vez que ando em um ônibus elétrico, e a experiência foi muito boa.” A opinião é do tecelão Nelson Aparecido da Silva, que partiu da Vila Marlene ao Terminal Vila Arens a bordo de um ônibus elétrico, em fase de testes no transporte coletivo de Jundiaí.

Com autonomia de 250 quilômetros, sem emissão de poluentes e ruídos, o veículo permanecerá em circulação pelas ruas de Jundiaí por 30 dias, em diferentes linhas. “Acho que é o caminho do futuro, principalmente se pensarmos nos benefícios ao meio ambiente”, declarou Nelson. 

O veículo possui 36 lugares sentados, espaço para cadeira de rodas e para 34 passageiros em pé. Suas baterias são carregadas através de um carregador ligado à rede elétrica de tensão entre 220 a 380V, que fica na garagem do veículo. Além de ser mais silencioso e não poluir, o ônibus oferece uma condução mais “leve” para os passageiros.

Foi justamente isso o que a auxiliar de produção Rafael Silva, de 22 anos, percebeu. Na companhia de sua prima, ela foi do Terminal Cecap ao Poupatempo. “Estou gostando bastante da viagem com esse ônibus, que é mais macio e menos barulhento na comparação com os outros”, disse ela.

Funcionária de um supermercado na região do Cecap, Simone Nogueira Pereira também aprovou o uso do veículo elétrico nas ruas de Jundiaí. “É muito positivo quando há, do poder público, esse tipo de preocupação com o meio ambiente”, afirmou. “E por ser mais silencioso, contribui demais.”

O tecelão Nelson Aparecido, após a viagem, elogiou a iniciativa e disse que esse é o caminho do futuro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

“Com o ônibus elétrico em circulação, queremos compreender o funcionamento e os benefícios dessa tecnologia, levando em conta as características de nossa cidade”, declarou o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz. O veículo foi cedido por sua empresa, a BYD Brasil (localizada em Campinas), sem custo para o município. Ele estará em atividade em diferentes linhas troncais, ou seja, aquelas que ligam terminais urbanos.

Investimentos

Com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) deu início, no ano passado, à construção do Plano de Mobilidade Urbana. Seu objetivo é pensar em alternativas para fluxo de veículos e em investimentos para a abertura de mais ciclovias e mais espaços e estímulos à caminhabilidade, além de outros benefícios. O plano está pronto e seu projeto de lei será enviado à Câmara Municipal de Jundiaí, onde será apreciado.

Além disso, a Prefeitura tem feito importantes investimentos para dar mais conforto aos passageiros, como a integração, no ano passado, de 20 ônibus com ar condicionado, a consolidação da tecnologia embarcada para pagamento com cartão de crédito e débito por aproximação em toda a frota e a presença de quatro câmeras de segurança em cada veículo.

Jundiaí

Jumpbarbecue solidário: casa faz campanha de arrecadação de alimentos para as vítimas do RS

Campanha acontece entre os dias 9 e 12 de maio; com a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, o cliente ganha uma cerveja long neck

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Entre os dias 9 e 12 de maio, o Jumpbarbecue promove uma campanha solidária com o objetivo de arrecadar alimentos para auxiliar as vítimas dos temporais que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. Durante os quatro dias de campanha, os participantes terão a oportunidade de contribuir com a causa doando 2 kg de alimentos não perecíveis. Em troca…

Continuar lendo

Jundiaí

Contribuintes de Jundiaí podem doar parte do Imposto de Renda a Conselhos Municipais

Pessoas Físicas podem doar até 3% do valor do imposto para cada fundo, já para as Pessoas Jurídicas (PJ) o limite é de 1%

Publicado

em

Por

Destinação de parte do Imposto de Renda visa melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os jundiaienses que desejam ajudar no desenvolvimento do trabalho dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), podem destinar parte do Imposto de Renda (IR) aos Fundos Municipais dessas instituições. Pessoas Físicas podem doar até 3% do valor do imposto para cada fundo, já para as Pessoas Jurídicas (PJ) o…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: procedimentos previnem complicações após internação no Hospital São Vicente

De acordo com profissionais, exercícios de musculação são um bom recurso para prevenção. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Mobilização precoce é fundamental para recuperação de pacientes (Foto: Hospital São Vicente)

Você sabia que durante a internação, devido a privação do movimento corporal, um paciente pode perder 30% de massa muscular em até sete dias? Mais que isso: essa perda pode ser tão significativa que a recuperação completa pode levar até cinco anos? A informação é documentada pela literatura mundial e evidencia que a orientação para prática de exercícios físicos pode…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia das Mães: Comércio de Jundiaí terá horário estendido neste fim de semana

A abertura em horário estendido representa uma boa oportunidade para os comerciantes aumentarem suas vendas e mais tempo de compra aos consumidores.

Publicado

em

Por

Foto: Sincomercio/Divulgação

O comércio do Centro e dos bairros de Jundiaí receberá os consumidores até as 18h neste dia 11 de maio, primeiro sábado do mês após o quinto dia útil e véspera do Dia das Mães. Já na sexta-feira (10) antevéspera da data, os lojistas que desejarem poderão atender até às 22h. A abertura em horário estendido, garantida pela Convenção Coletiva de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí aposta em micro-ônibus elétricos para melhorar a mobilidade urbana

Com foco na mobilidade e no meio ambiente, a Prefeitura de Jundiaí testará micro-ônibus 100% elétrico pela cidade. Confira.

Publicado

em

Por

O micro-ônibus 100% elétrico será testado em Jundiaí a partir de julho (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir de julho, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte de Jundiaí receberá um micro-ônibus 100% elétrico para um período de teste. O objetivo é avaliar o desempenho do veículo em termos de acessibilidade, durabilidade, economia e funcionalidade, com vistas à sua futura integração à frota municipal. Características do micro-ônibus elétrico O micro-ônibus modelo Ankai OE – 6…

Continuar lendo
Publicidade