Pedro, de Jundiaí, tem apenas 7 anos e foi aceito na maior sociedade de gênios do mundo
Conecte-se conosco

Jundiaí

Pedro, de Jundiaí, tem apenas 7 anos e foi aceito na maior sociedade de gênios do mundo

A família do menino percebeu sua inteligência fora do comum quando, com apenas 3 anos de idade, Pedro sabia soletrar e identificar palavras em inglês.

Publicado

em

Atualizado há

Menino sentado com livros
De acordo com a mãe de Pedro, Julianna Dias, o menino tem um QI de 146 e foi aceito essa semana na MENSA (Foto: Arquivo Pessoal/Julliana Dias)

Hoje, 06 de maio de 2022, é um dia muito feliz e reconfortante para a família de Pedro Dias, um jundiaiense de apenas 7 anos que tem uma inteligência acima do comum. Nesta sexta-feira, o menino foi aceito na Mensa, a maior sociedade de alto QI do mundo.

De acordo com a mãe de Pedro, Julliana Dias, Pedro começou a dar os primeiros sinais de que era diferente aos 3 anos de idade. Nesta época, o menino já sabia ler, soletrava e identificava palavras em inglês.

Notando essa habilidade, a família levou o caso para uma psicóloga, que os aconselhou a pesquisar sobre crianças superdotadas. Em São Paulo, a família conheceu a APAHSD – Associação Paulista para Altas Habilidades/Superdotação.

Menino em fundo azul
Foto: Arquivo Pessoal/Julliana Dias

“Fizemos uma primeira entrevista, e eles viram que [o Pedro] tinha características de superdotação. Aí o Pedro passou pelos primeiros testes quando ele tinha um pouquinho mais de três anos. Na ocasião já foi detectado que ele tinha um potencial intelectual muito grande”, conta a mãe. Assim, o menino passou por um teste que determinou um QI de 146 pontos.

Julliana conta que a família nunca incentivou o menino diretamente quando bebê para ser superdotado. “De matemática eu eu percebi que ele gostava de numero, e de uma forma orgânica ele começou a somar. Ele aprendeu a ler sozinho também e de inglês tinham musiquinhas na escola e às vezes vídeos que ele via no Youtube Kids. Ele sempre estudou em colégio que tem inglês, mas não necessariamente bilíngue”, destaca.

Dificuldades nas escolas

Assim como Pedro tem o intelectual muito avançado, sua parte sentimental também evoluiu rapidamente. A mãe do menino conta que, desde a descoberta da superdotação, a família têm buscado apoio para a educação de Pedro.

Na escola que ele estudava até então, claramente o menino estava mais avançado que os outros alunos. Ele chegou a ser matriculado em outra instituição, que procurava ajudá-lo. O menino tinha aulas especiais, e a família levou a APAHSD para uma palestra, preparando os educadores na escola para a situação comportamental do menino. Isso amenizou um pouco o desconforto de Pedro. No entanto, sua capacidade intelectual continuava avançando, e o menino se sentia frustrado.

Menino em carrinho de brinquedo
Foto: Arquivo Pessoal/Julliana Dias

“Ele sabe que ele é diferente, ele se sente diferente. Tem momentos em que a questão emocional pega muito, porque ele não consegue entender que as outras pessoas não têm a mesma linha de raciocínio que ele, que o amiguinho da mesma faixa etária não tem os mesmos gostos que ele”, comenta Julliana.

A mãe explica que Pedro gosta muito de números e atividades que envolvem praticar a lógica. Mas a criança não se interessa por brincadeiras como os outros pequenos. Hoje o menino conseguiu evoluir um ano à frente e cursa o 2º ano do ensino fundamental, em uma nova escola. Ainda assim, a família busca recursos com a Secretaria da Educação para avançá-lo mais.

“Ele sabe toda a matéria do segundo ano, ele sabe a matéria do terceiro ano. Faz contas de equação de primeiro grau, com raiz quadrada e com o pi. Muitas vezes acabamos passando pelos pais doidos, que acham que o filho é super inteligente e querem um atendimento diferenciado. Mas a questão é que, sim, o Pedro precisa de um atendimento diferenciado”, contou a mãe.

“É muito gratificante ver a vontade e a inquietude do Pedro em aprender e saber o porquê das coisas! Fiquei emocionado ao ver ele resolver uma equação de primeiro e segundo grau com 6 anos! Dado as dificuldades dos tempos atuais, incentivar o estudo e o aprendizado e ver como ele se preocupa com isso é mágico. Hoje quando perguntamos como foi o dia ele retribui com ‘o que eu aprendi no dia de hoje'”, complementou o pai do Pedro, Julio César da Silva.

Pai, mãe e Pedro, de Jundiaí
Foto: Arquivo Pessoal/Julliana Dias

Jundiaí na Mensa

Mesmo durante toda a luta para proporcionar uma educação coerente para o filho, a alegria tomou conta com o convite da Mensa.

Printscreen de e-mail
Foto: Arquivo Pessoal/Julliana Dias

A Mensa é uma organização presente em cerca de 100 países. A Sociedade identifica e fomenta a inteligência humana para benefício da sociedade; incentiva pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência; e fornece um ambiente intelectual e socialmente estimulante para seus membros.

O projeto tem um programa chamado Jovens Brilhantes, que auxilia jovens a lidar com condição de alto QI (percentil 98 ou superior). A princípio, os jovens participantes devem ter de 13 a 17 anos, portanto, Pedro ainda não pode participar. Mas a família do jovem prodígio tem esperanças.

Sobre a inscrição de Pedro na Sociedade, Julliana conta que a intenção é encontrar crianças como o filho. “Eu encontrei a Mensa pesquisando na internet sobre grupos de superdotados. Meu intuito era achar outras crianças como o Pedro, que ele pudesse interagir. Só entra na Mensa quem tem o laudo e um QI comprovado acima de 140: o do Pedro é 146”.

Quer saber mais sobre o Pedro? O pequeno tem um canal no Youtube, onde ele mostra, por exemplo, o jogo que ele criou. Veja [https://youtu.be/2eDiLwtK10U].

Jundiaí

Funss de Jundiaí divulga 200 vagas para os cursos da 2ª quinzena de maio

Descubra habilidades em tecnologia, gestão e mais. Participe e avance sua carreira com cursos de qualidade totalmente gratuitos

Publicado

em

Por

Cursos de Panificação no FUNSS Jundiaí
Serão disponibilizadas 200 vagas para cursos; workshop de pães caseiros recheados é um dos mais procurados (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) abrirá pré-inscrições para oito cursos gratuitos de qualificação profissional, realizados em parceria com o Senai, Sebrae e Espro. Ao todo, 200 vagas serão disponibilizadas para a população. A pré-inscrição será na quinta-feira (02), a partir das 12h, pelo site do Fundo Social de Solidariedade. Os cursos disponibilizado são: Implantação de serviços em nuvem –…

Continuar lendo

Jundiaí

Oficina gratuita no Jundiaí Empreendedora impulsiona vendas de pequenos negócios

Descubra técnicas valiosas para aumentar suas vendas em evento colaborativo com o Sebrae

Publicado

em

Por

Espaço Jundiaí Empreendedora no Maxi Shopping Jundiaí
O Espaço Jundiaí Empreendedora fica no Maxi Shopping – piso G3 – ala oeste (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em busca de impulsionar as vendas dos micro e pequenos negócios da cidade, o Jundiaí Empreendedora, em parceria com o Sebrae, promoveu a oficina gratuita "Faça suas vendas decolarem". O evento, realizado na tarde desta segunda-feira (29), no Maxi Shopping – Piso G3 – Ala Oeste, reuniu dezenas de empreendedores ávidos por aprimorar suas estratégias de venda. Dicas para o…

Continuar lendo

Jundiaí

Premiada em torneio mundial, equipe de robótica do Sesi de Jundiaí visita Prefeito

Nos Estados Unidos, a equipe conquistou o 2º lugar em Projeto de Inovação e o 3º em Aliança Campeã, além da maior pontuação na competição de robôs. 

Publicado

em

Por

Alunos do Sesi contaram as experiências do torneio mundial, em Houston, ao Prefeito de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (29), o Prefeito Luiz Fernando Machado recebeu alunos do Sesi Jundiaí que compõem a Heroes, tradicional equipe de robótica da escola. Recentemente, o time recebeu prêmios em três categorias na etapa mundial do First Lego League Challenge, maior torneio de robótica do mundo. Em Houston, nos Estados Unidos, o Heroes faturou o 2º lugar em Projeto de Inovação…

Continuar lendo

Jundiaí

Plano de Bairro do Centro terá participação de alunos da FATEC de Jundiaí

No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões e aprimoramentos

Publicado

em

Por

Mapa do Centro foi mostrado aos estudantes. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (29), técnicos da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e Cultura (UGC), apresentaram a alunos da FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) as futuras ações do Plano de Bairro do Centro da cidade. No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões…

Continuar lendo

Jundiaí

Dengue: Jundiaí terá duas UBSs abertas para atendimento no feriado

Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Pessoas de todas as regiões da cidade podem buscar os dois serviços dia 1º de maio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Durante o feriado do dia 1º de maio, a Saúde de Jundiaí manterá duas UBSs abertas para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. Pacientes com sintomas leves e moderados podem se dirigir à Nova UBS Jardim do Lago e à UBS Tamoio, das 8h às 17h. As unidades fecharão os portões às 16h. Pessoas com mais de 60…

Continuar lendo
Publicidade