Emocionante: intérprete de Libras traduz parto para pais surdos
Conecte-se conosco

Saúde

Emocionante: intérprete de Libras traduz parto para pais surdos

Profissional traduziu até o momento mais importante: o choro do bebê

Publicado

em

Emocionante - intérprete de Libras traduz parto para pais surdos
Intérprete auxiliou na comunicação dos pais com a equipe médica em Marília (Foto: Arquivo pessoal)

Uma intérprete traduziu o momento do parto para um casal que é deficiente auditivo e transformou o momento em um exemplo de inclusão.

Assim, o casal conseguiu se comunicar com a equipe médica e ficar ciente sobre tudo que ocorria.

O parto ocorreu no Hospital Materno-Infantil de Marília (SP).

A expectativa pela chegada do bebê, que recebeu o nome de Paulo, foi grande, assim como toda chegada de um filho. Mas, o silêncio que permeia a vida dos pais dele, exigiu um planejamento diferente.

Os pais Marcelo Salviano Souza e Eliane Aparecida Silva são surdos e não conseguiam se comunicar com os médicos.

Por isso, no dia do parto, o hospital resolveu escalar mais um integrante na equipe para que todos pudessem dividir esse momento e expressar os sentimentos.

A intérprete de Libras – a Língua Brasileira de Sinais – conta que foi a primeira vez que participou de um parto.

“Foi fantástico, eu tenho 18 anos de intérprete e foi meu primeiro parto interpretado. Então, eu fiquei muito feliz. É uma emoção que não tem como te explicar, porque você poder passar calma para paciente. Ela depende da comunicação para manter calma. Foi um parto muito humanizado mesmo”, contou Luci Mayer Fiorentino.

A intérprete traduziu até o momento mais emocionante do parto, que foi quando o bebê nasceu e deu o primeiro choro.

“Eu falei nenê chorando, chorando, nenê nasceu feliz. Aí eles ficaram felizes também. O pai até chorou e eu também chorei. Todo mundo acabou ficando emocionado e até a equipe médica se emocionou”, lembrou Luci.

Com o auxílio de uma interprete, o casal explicou a como foi o momento para a TV Tem.

“A comunicação foi muito boa, foi a melhor, porque a gente se comunicando, a gente consegue entender melhor as coisas. Eu fazia as perguntas em libras e ela falava com os médicos, e quando os médicos falavam comigo ela interpretava”, disse Eliane.

“Estou muito emocionado, chorei muito no parto e estou muito feliz, e ela também está feliz. Graças a Deus que deu tudo certo, graças a união de todos, eles foram muito bacana na preparação do parto. Foi uma união total. O cumprimento da lei e de um parto humanizado”, disse Marcelo.

O casal, agora, está focado em cuidar do mais novo membro da família. Paulo nasceu saudável e daqui alguns anos poderá ser o intérprete dos pais, pois os exames apontaram que ele ouve perfeitamente.

Com informações do G1.

Saúde

AstraZeneca encerra produção global da vacina contra Covid-19

A produção da vacina AstraZeneca no Brasil continuará pela Fiocruz, que recebeu a transferência de tecnologia da farmacêutica em junho de 2021.

Publicado

em

Por

Vacina
Foto: Canva

Nesta quarta-feira (8), a farmacêutica AstraZeneca anunciou o encerramento da produção e distribuição global da vacina contra a Covid-19. A empresa tomou a decisão devido a um "excedente de imunizantes" no mercado e pela disponibilidade de vacinas atualizadas para novas variantes do vírus. De acordo com a farmacêutica, a demanda por vacinas atualizadas contra variantes do Sars-CoV-2 superou a produção…

Continuar lendo

Saúde

Crise climática coloca em risco a saúde física e mental da população mundial 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 150 mil pessoas morrem anualmente em decorrência das alterações climáticas; número deve dobrar até 2030. *Por Thais Szegö, Agência Einstein

Publicado

em

Por

Carro em enchente
Foto: Canva

Calor e frio extremos, aumento da poluição atmosférica, elevação das chuvas, derretimento de geleiras, inundações, queimadas... Basta uma rápida olhada nos noticiários para ter a certeza de que o clima está sofrendo alterações consideráveis. O resultado da intervenção humana na natureza traz prejuízos ao meio ambiente e, consequentemente, sérios impactos à saúde de todos. “Hoje temos muitos estudos mostrando que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Duas UBSs ficam abertas para atendimento de dengue neste sábado em Jundiaí

Descubra onde e quando buscar ajuda para sintomas leves, moderados ou graves de dengue na sua região neste fim de semana.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Profissionais de saúde prontos para atender casos de dengue nas unidades básicas e prontos atendimentos locais. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (4), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue.A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas…

Continuar lendo
Publicidade