Hospital São Vicente realiza captação de órgãos nesta terça, 24
Conecte-se conosco

Jundiaí

Hospital São Vicente realiza captação de órgãos nesta terça, 24

Fígado, rins e córneas de um paciente de 37 anos, cuja doação foi aceita pela família, seguirão para Campinas e Sorocaba, renovando a esperança de 48.673 pacientes

Publicado

em

Atualizado há

O HSV conta com uma Comissão Intra Hospitalar de Transplantes (Foto: Divulgação HSV)

Na manhã desta terça-feira, 24, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) foi o cenário de mais uma captação de órgãos que irá salvar outras vidas. Fígado, rins e córneas de um paciente de 37 anos, cuja doação foi aceita pela família, seguirão para Campinas e Sorocaba, renovando a esperança de 48.673 pacientes que aguardam por um transplante em nosso país. A família não autorizou a divulgação do nome do paciente, mas ressalta que o diálogo foi fundamental para a decisão da doação.

Devido ao tempo de isquemia, que é o período em que um órgão pode suportar entre ser retirado do doador e transplantado no receptor, o primeiro órgão captado pela equipe do Hospital de Clínicas da UNICAMP foi o fígado, cujo período isquêmico é de 8 horas. Em seguida foram os rins, que possuem um tempo maior, ou seja, 24 horas. E finalmente as córneas, 7 dias, que foram para o Banco de Olhos de Sorocaba.

Comissão Intra Hospitalar de Transplantes

O HSV conta com uma Comissão Intra Hospitalar de Transplantes (CIHT), criada em 2008, responsável por acompanhar pacientes com confirmação de morte encefálica e dar todo o suporte necessário para a família. A equipe tem diversos profissionais, incluindo assistente social, fisioterapeuta, psicólogos, médicos e enfermeiros. Sob o comando da enfermeira Thais Fernanda Rocha Santos, a CIHT aciona a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) de São Paulo e garante todo o suporte às equipes médicas durante a captação e manutenção dos órgãos, até que siga por transporte aéreo ou rodoviário à instituição que fará o transplante. No ano de 2021, a CIHT viabilizou a captação de 73 órgãos, num total de 14 doadores.

A enfermeira Luciana Santos, que integra a equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) da UNICAMP, acompanhou todo o processo de captação. Ela explica que sempre que há um potencial doador, são realizados diversos exames. “É feito teste de covid-19, sorologia, tipagem sanguínea e muitos outros, a fim de garantir a segurança de quem doa e de quem recebe”, explica. “Também são verificadas informações como perímetro torácico, altura e peso, para que o receptor possa ser compatível”, completa.

Luciana diz que a equipe que vai captar os órgãos não tem acesso ao receptor. “É uma forma de garantir que não haja conflitos de interesses e que haja maior confiabilidade no processo”, diz. Porém, o que é sabido é que os pacientes que receberão os órgãos captados nesta manhã em Jundiaí, já devem estar nos hospitais em que ocorrerão os transplantes. “A doação de órgãos é um gesto de amor, na qual não se vê o rosto e o sorriso de quem vai receber. Também não há como o receptor dizer um ‘muito obrigado’ à família doadora, mas sempre há a certeza do sentimento de gratidão”, afirma.

Doação de órgãos

Às pessoas que têm interesse em doar seus órgãos, Luciana diz que o mais importante é conversar sobre o assunto com a família, pois somente a família é que poderá autorizar ou não a doação. E isso deve ocorrer mesmo que a pessoa seja jovem, uma vez que não se pode prever as situações que desencadearão a morte encefálica. “Converse com a sua família, se você demonstrar que sua vontade é doar, certamente em um momento delicado como o da despedida, eles irão se lembrar. Isso dará um certo conforto e alívio, saberão que estão atendendo um desejo seu”, afirma.

Jundiaí

JundiaíShopping entrega carro 0km para ganhadora do sorteio de Dia das Mães

“Essa foi a primeira vez que ganhei um sorteio na vida”, comemorou Tatiana, vencedora do sorteio e nova dona de um Volkswagen Taos Confortline 0km.

Publicado

em

A imagem mostra uma família de quatro pessoas posando ao lado de um carro novo em um shopping. O grupo inclui um homem, uma mulher, uma menina e um menino.
O sorteio, que encerrou a promoção de Dia das Mães de 2024, foi realizado por meio da Loteria Federal da última quarta-feira (15) (Foto: Divulgação/JundiaíShopping)

A jundiaiense Tatiana Cristina é a feliz ganhadora de um automóvel Volkswagen Taos Confortline 0km. Tatiana ganhou o sorteio de Dia das Mães do JundiaíShopping com o número da sorte 7-82210. O sorteio, realizado através da Loteria Federal, aconteceu na última quarta-feira (15), com resultado confirmado na quinta-feira (16), de acordo com o que estava previsto no regulamento da promoção.…

Continuar lendo

Jundiaí

Alunos do Divino arrecadam mais de 3 toneladas de doações para entidades de Jundiaí e para o RS

A Gincana Estudantil Divino Salvador existe desde 1982 e tem momentos esportivos e culturais, além da solidariedade.

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Colégio Divino

A tradicional Gincana Estudantil Divino Salvador 2024 - a GEDS - terminou esta semana com gosto de missão cumprida. Todos os anos, os alunos se unem para arrecadar doações e, este ano, planejaram entregar para 11 entidades sociais de Jundiaí. Ao todo, os alunos arrecadaram mais de 3 toneladas de alimentos, como leite, feijão, arroz, óleo, açúcar, além de itens…

Continuar lendo

Jundiaí

Intervenção Preventiva da APAE Jundiaí é investimento na saúde e desenvolvimento de bebês

O PIP não significa que o bebê terá alguma deficiência, mas sim que está recebendo o cuidado necessário para um desenvolvimento saudável.

Publicado

em

Foto: APAE de Jundiaí

O Programa de Intervenção Preventiva (PIP) da APAE de Jundiaí se destaca como uma iniciativa fundamental para o desenvolvimento saudável de bebês entre zero e dois anos. Com acompanhamento especializado em psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia, o PIP oferece às crianças de alto risco ferramentas para alcançar seu pleno potencial. Destinado a bebês que apresentam fatores de risco para o desenvolvimento,…

Continuar lendo

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo
Publicidade