PF e associação Indígena negam que corpos de Bruno e Dom tenham sido achados
Conecte-se conosco

Brasil

PF e associação Indígena negam que corpos de Bruno e Dom tenham sido achados

Familiares do jornalista britânico diz ter recebido a informação da embaixada do Brasil no Reino Unido. Representação brasileira confirma contatos, mas não o teor das conversas.

Publicado

em

Atualizado há

Montagem com fotos do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips (Foto: TV Globo/Reprodução)

Nesta segunda-feira (13) a Polícia Federal e a Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari) negaram que os corpos do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips tenham sido encontrados.

Na manha desta segunda, o jornalista André Trigueiro, da GloboNews, disse que os corpos tinham sido achados, segundo as informações de Alessandra Sampaio, esposa do jornalista. De acordo com Paul Sherwood, cunhado de Dom, o embaixador do Reino Unido no Brasil ligou para a família para informar sobre a localização de dois corpos, mas negou que tinham sido identificados.

“Ele não descreveu a localização e disse que foi na floresta e que eles estavam amarrados a uma árvore, e ainda não tinham sido identificados. Ele falou que, quando houvesse luz, ou quando fosse possível, eles fariam a identificação”, contou Paul Sherwood, ao jornal britânico The Guardian.

A esposa de Bruno Pereira, Beatriz Matos, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, cobrou esclarecimentos sobre o paradeiro do indigenista. “A Polícia Federal tem o compromisso de passar as informações para a família primeiro e para a superintendência de Manaus, eles confirmaram para gente que nenhum corpo foi encontrado, conforme nota oficial. É necessário que se apure de onde o embaixador tirou essa informação”, disse ela.

A Univaja também negou a informação de que os corpos foram achados. “Não confirmamos a informação de terem encontrado corpos”, disse Eliésio Marubo, assessor jurídico da associação, ao g1.

No Twitter, o indígena Beto Marubo, membro da Univaja escreveu: “Aqui em Atalaia do Norte tem muitos jornalistas do mundo inteiro, muitos dos quais estão acessando os locais de busca por meios de embarcações alugadas. Não temos como impedir isso, mas deixaram passar essa informação inverídica. Pensem nas famílias dos nossos amigos.”

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo

Brasil

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do Rio Grande do Sul

Estima-se que 100 mil famílias sejam inicialmente contempladas, mas o governo garante que o auxílio será pago a todos os gaúchos que precisarem dos recursos.

Publicado

em

Por

Lula no Rio Grande do Sul
O benefício auxiliará famílias na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a criação do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida visa auxiliar na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais. De acordo com o anúncio, estima-se que o benefício contemple…

Continuar lendo

Brasil

Chef transforma restaurante refinado em ‘fábrica de papinhas’ para bebês desabrigados de Porto Alegre

Chef Marcelo Schambecka, do Capincho, produz cerca de 150 papinhas diariamente, com o objetivo de fornecer uma dieta nutritiva

Publicado

em

Por

As papinhas são feitas com uma variedade de ingredientes, dependendo da disponibilidade na feira local. Foto: Arquivo Pessoal

Com as enchentes assolam Porto Alegre, um restaurante refinado da capital agora se dedica a uma causa nobre. A cozinha do Capincho, do chef Marcelo Schambecka, está voltada à produção de papinhas para bebês que estão em abrigos da cidade. “Os primeiros relatos que a gente recebeu eram os de que muitas crianças pequenas estavam, fazia dois, três dias, à…

Continuar lendo
Publicidade