Rede de saúde de Jundiaí está estruturada para casos de Monkeypox
Conecte-se conosco

Jundiaí

Rede de saúde de Jundiaí está estruturada para casos de Monkeypox

Os atendimentos para casos suspeitos de Monkeypox estão concentrados nos Pronto Atendimentos e na Clínica da Família Novo Horizonte.

Publicado

em

Atualizado há

imagem-exame-monkeypox-jundiai
A Monkeypox é transmitida quando alguém tem contato próximo com uma pessoa infectada. Foto: Prefeitura de Jundiaí.

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a fim de se preparar seguindo o exemplo da Covid-19, capacitou a rede e definiu a operação para o atendimento de pacientes com suspeita de Monkeypox, ou varíola dos macacos. O segundo caso no município foi confirmado recentemente a partir de um exame recebido na última terça-feira (26).

Na cidade, o atendimento para os casos suspeitos está concentrado nos Pronto Atendimento (PAs) e na Clínica da Família Novo Horizonte. Os equipamentos contam com insumos para a coleta de exames para análise laboratorial.

Após o atendimento ao paciente, a Vigilância Epidemiológica (VE) é notificada e passa a fazer o acompanhamento do paciente além de efetuar a investigação epidemiológica junto das pessoas que tiveram contato com ele.

“Mesmo não sendo uma doença de transmissão tão fácil, rapidamente instituímos os protocolos para o atendimento e passamos a realizar análises diárias do cenário, a fim de conter a proliferação da doença. A rede hospitalar está igualmente preparada, havendo necessidade. Mantendo o princípio da transparência, também informamos a população sobre os casos no município”, destaca o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

A Monkeypox é transmitida quando alguém tem contato próximo com uma pessoa infectada. O vírus tem chance de entrar no corpo por contato com lesões da pele, contato próximo e íntimo e pelas mucosas. 

São considerados suspeitos pessoas de qualquer idade que apresentem início súbito de erupção cutânea aguda, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo, incluindo a região genital.

Outros sintomas incluem febre, dor de cabeça, dor nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, calafrio e exaustão. A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou, no último sábado (23), que a doença é uma emergência de saúde pública, de caráter global.

Jundiaí

ACE Jundiaí marca presença na 9ª Feira Internacional de Logística

Evento acontece entre os dias 22 e 24 de maio, das 12h às 20h, no Parque da Uva

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí confirmou sua participação na 9ª edição da Feira Internacional de Logística – Brasil LOG, que acontece entre os dias 22 e 24 de maio, das 12h às 20h. O evento, que ocorrerá no Parque da Uva, tem a expectativa de movimentar cerca de R$ 15 milhões em transações e parcerias, em um ambiente…

Continuar lendo

Jundiaí

Protetora quer trazer animais do Rio Grande do Sul para adoção em Jundiaí

Depois de uma força-tarefa para arrecadar doações para os animais afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul, Ale foi até o estado sulista para “colocar a mão na massa”.

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

Alessandra Prandi é Policial Civil e protetora animal muito conhecida de Jundiaí. Depois de uma força-tarefa para arrecadar doações para os animais afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul, essa semana, Ale seguiu uma missão até o estado sulista para “colocar a mão na massa”. Ao Tribuna de Jundiaí, a protetora relatou como está a situação nas cidades que…

Continuar lendo

Jundiaí

Avanços em obras em Jundiaí são monitorados em encontro de gestores

Foram debatidos também os próximos passos dos projetos em curso

Publicado

em

Encontros acontecem mensalmente na Sala de Situação do Paço Municipal. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na manhã desta segunda-feira, dia 20, ocorreu mais uma Reunião de Monitoramento, na qual gestores municipais e técnicos se reuniram para discutir o andamento das principais obras e programar as próximas entregas para a população. Sob a liderança dos gestores Dr. Gustavo Maryssael (Casa Civil) e Jones Martins (Governo e Finanças), acompanhados pelo gestor adjunto de Governo, João Anhesini, e…

Continuar lendo

Jundiaí

Daiso Japan inaugura loja no Maxi Shopping Jundiaí

A inauguração terá degustação de tradicional sopa japonesa, Meet and Greet com cosplayers, brindes exclusivos e mais. Confira.

Publicado

em

Foto: Divulgação/Maxi Shopping Jundiaí

A Daiso Japan, rede japonesa de varejo conhecida por seus produtos criativos e preços acessíveis, inaugurará sua nova loja no Maxi Shopping Jundiaí. A inauguração acontecerá nesta sexta-feira (24), a partir das 10h. A nova loja no Maxi Shopping Jundiaí tem uma área de 334m², facilita o acesso dos clientes e proporciona uma experiência mais completa e agradável. A loja…

Continuar lendo

Jundiaí

Valorização: banco de talentos do Hospital São Vicente já promoveu mais de 250 colaboradores

Somente neste ano, 57 profissionais foram promovido em diversas áreas do HSV

Publicado

em

Profissionais do HSV comemoram início das novas atividades na Instituição. Foto: Hospital São Vicente

Desde 2023, o Banco de Talentos do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) tem sido uma ferramenta importante para a valorização e ascensão dos colaboradores. Com mais de 250 promoções realizadas em diferentes áreas, o programa evidencia o compromisso da instituição com o desenvolvimento profissional de sua equipe. Um exemplo é o de Cláudia Lúcia Alves Barbosa, colaboradora…

Continuar lendo