Juiz decide que policial bolsonarista, que matou tesoureiro do PT, vai para casa
Conecte-se conosco

Polícia

Juiz decide que policial bolsonarista, que matou tesoureiro do PT, vai para casa

A defesa pediu para que Guaranho ficasse preso em casa, mediante dos cuidados médicos necessários. O policial será monitorado por tornozeleira eletrônica.

Publicado

em

Atualizado há

jorge-guaranho-bolsonarista
Bolsonarista é acusado de homicídio duplamente qualificado. Foto: Reprodução/Facebook.

Na noite desta quarta-feira (10), a Justiça decidiu que o policial bolsonarista, Jorge Guaranho, acusado por matar o tesoureiro do PT Marcelo Arruda, ficará preso em seu domicílio, com tornozeleira eletrônica. Guaranho recebeu alta nesta quarta do Hospital Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu e foi levado para Penitenciária Estadual de Foz 2.

A defesa pediu para que Guaranho ficasse preso em casa, mediante dos cuidados médicos necessários. O pedido foi atendido pelo Juiz Gustavo Germano Francisco Arguello, que além de atender pelo motivo citado, considerou, também, que o sistema penal não possuía estrutura para abrigar o preso. O policial será monitorado por tornozeleira eletrônica e que só poderá sair de casa em caso de necessidade médico-hospitalar.

Antes Arguello tinha determinado que Guranho, ao receber alta, fosse transferido para o Complexo Médico Penal (CMP), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. No entanto, a penitenciária informou não possui estrutura para receber o preso.

Diante da resposta de que unidades prisionais ou o CMP não têm condições de prestar o atendimento médico necessário ao preso, o juiz determinou a prisão domiciliar, “sem desprezar a prova da existência do crime e indícios suficientes de autoria e, sequer, a gravidade do suposto delito pelo qual o requerente está sendo processado”.

Fora isso, o magistrado criticou a demora do Estado para informar não ter condições de abrigar Guaranho. “Não bastasse a absurda situação de se constatar a total incapacidade técnica do Estado em cumprir a ordem judicial que decretou a prisão preventiva do réu, tem-se a inacreditável omissão em comunicar tempestivamente a sua inaptidão. Criou-se, com tal demora, uma situação teratológica que estarrece: o réu encontra-se em alta hospitalar (aparentemente desde o início da tarde deste dia), todavia, não está inserido em nenhuma unidade prisional”, destaca o juiz.

Prisão domiciliar pode ser revista

O juiz determinou que Guaranho ficará em casa “até que seja possível eventual remanejamento do réu para estabelecimento adequado, ainda que em outro Estado da Federação”.

No despacho, o magistrado pede que o Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Deppen) seja notificado a pedir uma vaga para Guaranho no sistema prisional federal.

Réu por homicídio duplamente qualificado

O apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), é acusado de homicídio duplamente qualificado após matar a tiros Marcelo Arruda, em sua própria festa de aniversário que tinha como tema o PT.

O crime que ocorreu em 9 de julho, de acordo com o Ministério Público não teve motivação política. Ao ser atingido por Guaranho, Marcelo Arruda, que estava armado, revidou e também atingiu o policial.

Advogado diz que Guaranho perdeu a memória

Guaranho ainda não foi ouvido no processo. Os promotores esperavam ele receber alta para ouvir a versão do policial sobre o caso. Contudo, de acordo com o advogado Luciano Santoro, da defesa do policial, Guaranho não se lembra da noite do crime pois perdeu a memória após receber agressões depois de atirar em Arruda.

O advogado afirma que Guaranho, em cinco minutos e 35 segundos, recebeu cerca de 24 chutes no rosto e outros no tórax e na perna baleada. Santoro afirma ainda que essas imagens estão no processo, mas não foram tornadas públicas.

Outro inquérito investigará as agressões recebidas. Os autores já foram identificados e ouvidos.

Polícia

Homem que estava desaparecido é encontrado em área de mata em Jundiaí

Publicado

em

Por

Homem que estava desaparecido é encontrado em área de mata em Jundiaí (SP) — Foto: Divulgação

Um homem de 54 anos, identificado como Almires Albuquerque, foi encontrado na manhã deste sábado (4) em uma área de mata no bairro Jardim Copacabana, em Jundiaí (SP). Ele estava desaparecido desde a segunda-feira (29), após ter saído de casa por volta das 15h. Almires, que possui deficiência mental e faz uso de medicamentos controlados, foi descoberto por um morador…

Continuar lendo

Polícia

Motorista de Porsche que matou homem em SP é preso pela Justiça

Justiça decreta prisão preventiva de Fernando Sastre de Andrade Filho após analisar risco de reiteração de crimes

Publicado

em

Por

(Foto: Reprodução SBT News)

Na noite de hoje, a Justiça decretou a prisão preventiva de Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, motorista do Porsche envolvido na colisão que resultou na morte de um homem e deixou outro ferido na madrugada de 31 de março, em São Paulo. A decisão foi tomada pelo juiz João Augusto Garcia, da 5ª Câmara de Direito Criminal,…

Continuar lendo

Polícia

Polícia investiga morte de bebê de dois meses em Jundiaí

De acordo com os relatos, a criança estaria dormindo na mesma cama que o pai e foi socorrida com sangramento no nariz.

Publicado

em

Por

Delegacia da Polícia Civil de Jundiaí
A Guarda Municipal de Jundiaí foi ao local e socorreu o bebê, mas a criança não resistiu (Foto: Reprodução/Google Street View)

A Polícia Civil investiga a morte de um bebê de dois meses no bairro Jardim das Tulipas, em Jundiaí. O caso aconteceu na manhã de segunda-feira (29). De acordo com o boletim de ocorrência, na casa da família, a polícia encontrou a criança em cima de uma cama, com o nariz sangrando e ao lado de uma poça de sangue. Os…

Continuar lendo

Polícia

Polícia fecha fábrica clandestina de suplementos alimentares vendidos em Jundiaí e Cabreúva

Suplementos alimentares à base de cafeína eram produzidos sem as devidas autorizações em uma fábrica em Cabreúva. O proprietário foi preso e os produtos apreendidos.

Publicado

em

Por

Polícia apreende suplementos alimentares fabricados sem autorização em Cabreúva (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Nesta segunda-feira (29), a Polícia Civil apreendeu cerca de 250 kg de suplementos alimentares em uma fábrica clandestina em Cabreúva. Duas lojas, em Jundiaí e Cabreúva, vendiam os produtos, fabricados sem autorização dos órgãos competentes. A polícia apreendeu 326 potes de suplementos alimentares sem autorização para comércio, o que contabilizou aproximadamente 250 kg. Além de 1kg de insumos que seria…

Continuar lendo

Polícia

Jundiaí: Equipes iniciam 3º dia de combate ao incêndio que atingiu a Serra do Japi

GM de Jundiaí usará drone para identificar pontos de focos de incêndios na região.

Publicado

em

Por

Foto: Guarda Municipal de Jundiaí

Neste domingo (28), as Equipes da Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí iniciam o terceiro dia de combate ao incêndio que está atingindo o Morro da Baleia, na Serra do Japi. Desde sexta-feira (26) os guardas estão em meio a mata, com apoio de duas viaturas e um caminhão tanque. Neste domingo (28), o trabalho prossegue inclusive com a…

Continuar lendo
Publicidade