Langya: novo vírus infecta 35 pessoas na China
Conecte-se conosco

Saúde

Langya: novo vírus infecta 35 pessoas na China

Langya infectou cerca de 35 pessoas, entre 2018 e 2021, na China. Não foram registrados mortes, ou casos graves, a partir do vírus.

Publicado

em

Atualizado há

cientista-olhando-no-microscópio-vírus
Langya faz parte da família Henipavirus. Foto: DCStudio/ Freepik.

Cientistas chineses publicaram, apenas em 4 de agosto, um alerta para a identificação de um novo vírus, na revista científica The New England Journal of Medicine. O vírus é do gênero Henipavírus, grupo conhecido por já ter provocado surtos de infecções letais aos seres humanos.

De acordo com os pesquisadores, o vírus Langya henipavírus (LayV), infectou ao menos 35 pessoas na China entre 2018 e 2021. Os casos foram analisados ao longo desses anos. Das pessoas infectadas, 26 casos foram acompanhados e analisados em detalhes, revelando que 100% dos pacientes apresentaram febre, e outros sintomas como fadiga (54%), tosse (50%), dor de cabeça (35%) e vômito (35%). Além disso, também foram registrados ocorrências de anormalidades no funcionamento do fígado (em 35%), e rins (em 8% dos pacientes). Não foram registrados mortes, ou casos graves, a partir do vírus.

Transmissão

O Centro de Controle de Doenças de Taiwan confirma que o vírus Langya foi relacionado a indivíduos que mantém contato frequente com animais. Os pacientes chamaram atenção, por estarem febris, e isso desencadeou a investigação e a identificação do vírus. Por ser nova, não há tratamento para a doença.

Apesar dos henipavírus serem relacionados aos morcegos frutíferos, os cientistas acreditam que o Langya seja transmitido, especificamente, pelo contato com musaranhos, um pequeno animal que se alimenta de insetos, mas isso ainda precisa ser confirmado com mais estudos.

Contudo, como há um grupo de pacientes infectados, os cientistas acreditam que exista uma transmissão entre humanos, porém, os dados sugerem que o contágio seja esporádico, que só acontece em algumas pessoas.

Não há indícios de uma nova pandemia

Especialistas asseguram que a detecção do novo vírus está longe de significar uma nova pandemia. O novo vírus não apresentou um foco de transmissões, em que o vírus foi identificado e logo se espalhou pela região. Além disso, Langya não demonstrou uma transmissão eficiente de pessoa para pessoas.

No entanto, por ser um vírus patogênico (que causa doença), é importante ficar atento. A família Henipavirus, inclui outras duas espécies já identificadas, são eles: os vírus Hendra (HeV) e Nipah (NiV), que já causaram infecções graves na Ásia e na Oceania.

Segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, a infecção pelo Hendra henipavirus é rara, mas a taxa de mortalidade chega a 57%. Já nos surtos do Nipah henipavirus, entre 1998 e 2018, a taxa de mortalidade variou de 40 a 70% das infecções. Ambos foram responsáveis por problemas respiratórios e neurológicos.

Saúde

Maioria dos casos de morte súbita de bebês acontece em camas compartilhadas, diz estudo 

Pesquisadores examinaram 7.595 mortes súbitas de crianças com menos de 1 ano entre 2011 e 2020 nos Estados Unidos

Publicado

em

Por

Cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias. Foto: Canva

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein A prática da cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias, mas é condenada pela maioria das entidades médicas – incluindo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – por causa do risco de morte súbita nos recém-nascidos. Agora, um novo estudo publicado na Pediatrics vem corroborar essa…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Saúde de Jundiaí inicia campanha de busca ativa de novos casos de tuberculose

A ação visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Confira os principais sintomas suspeitos e saiba mais.

Publicado

em

Por

Neste ano, até o momento, a cidade registra 36 casos da doença, sem óbitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí iniciou a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de tuberculose. A primeira fase vai até o dia 30 deste mês. A ação, desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde, visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e…

Continuar lendo

Saúde

Conheça oito fatores que podem causar lapsos de memória e saiba como evitá-los  

Na maioria das vezes, os esquecimentos fazem parte da rotina e acontecem por fatores comportamentais. *Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein.

Publicado

em

Por

Foto: Freepik

A maioria das pessoas tem lapsos de memória de vez em quando. Não é difícil encontrar quem comente que saiu para fazer compras no supermercado, por exemplo, e voltou sem vários itens. Ou alguém que diga que não se recorda onde deixou os óculos ou as chaves do carro. Alguém que abra a geladeira, mas não lembre exatamente o que…

Continuar lendo
Publicidade