Serviço ‘Família Acolhedora’ desperta interesse de outros municípios
Conecte-se conosco

Jundiaí

Serviço ‘Família Acolhedora’ desperta interesse de outros municípios

Os visitantes se mostram interessados em conhecer e implementar o serviço em seu município.

Publicado

em

Atualizado há

Equipe barbarense veio a Jundiaí após indicação da DRADS (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Representantes da Secretaria de Promoção Social do Município paulista de Santa Bárbara d’Oeste visitaram Jundiaí na manhã desta quinta-feira (11), interessados em conhecer e implementar o serviço “Família Acolhedora”, que atualmente é presente em somente 5% dos Municípios brasileiros. Realizaram a visita na sede da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).

Em Jundiaí, batizaram o Família Acolhedora de “Travessia”. O serviço é uma alternativa ao formato institucional para o acolhimento provisório desde crianças recém-nascidas até adolescentes de 17 anos. Aqueles afastados da família de origem mediante determinação judicial, tendo como causas negligência, violência e abandono.

“Viemos a Jundiaí após indicação por parte da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) e estamos consumidas com tanta informação. Tudo muito excelente e fascinante”, comentou a diretora de Proteção Especial de Santa Bárbara, Fernanda Vitale. Ela estava acompanhada da assistente social Neiva Rodrigues e da psicóloga Ana Carolina Furlan. Atualmente, Santa Bárbara escreve o projeto político e pedagógico para implementação do serviço.

Recepção a comitiva

Luiz Guilherme Camargo, diretor de Proteção Social Especial da UGADS recebeu a comitiva. Também a coordenadora do serviço, Luci Mara Marin, que compartilharam os fluxos do serviço, práticas, dificuldades, experiências, e muito mais.

Luiz Guilherme tratou da importância da adesão de interessados. “As equipes do Família Acolhedora são as famílias. As equipes técnicas são fundamentais, mas sem as famílias o serviço simplesmente não acontece. Por isso, da nossa experiência, é muito importante que vocês divulguem o serviço para implantação no Município de vocês por meio dos depoimentos dessas famílias, pois são muito poderosos e sensibilizadores para que haja adesão”.

Já Luci Mara compartilhou o histórico do serviço em Jundiaí. “Fomos o primeiro Município da região a implementar o ‘Família Acolhedora’ em 2009, pouco depois de Campinas, e, desde então, mantemos contato por meio de um Grupo de Trabalho (GT), em que discutimos as nossas práticas, também com novos integrantes. Certamente indicaremos a participação de Santa Bárbara quando o serviço estiver implementado.

O serviço em Jundiaí tem o nome de Travessia (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Mais Família Acolhedora

Podem se inscrever no serviço os interessados maiores de 21 anos, residentes em Jundiaí. Entre as condicionalidades estão não estar fila de adoção e não possuir pendências judiciais e problemas psiquiátricos.

Por fim, após a inscrição, por meio de formulário on-line, os interessados serão informados quanto às etapas necessárias até a inscrição efetiva, como entrevistas, visitas domiciliares e encontros de capacitação.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail [email protected].

Jundiaí

Saiba como ajudar: entidades de Jundiaí recebem doações para famílias no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Por

ajuda para RS
Foto: Prefeitura de Jundiaí

No cenário atual, em que o Rio Grande do Sul enfrenta as devastadoras consequências de alagamentos, entidades e grupos de Jundiaí têm se empenhado em arrecadar doações para auxiliar as vítimas dessa tragédia. As instituições, públicas e privadas, estão recebendo doações de alimentos, água potável, roupas, itens de higiene pessoal, ração para cães e gatos, além de contribuições em dinheiro.…

Continuar lendo

Jundiaí

Bispo da Diocese de Jundiaí recebe equipe da Assistência Social para alinhamento de trabalhos

Dom Arnaldo e o Vigário-Geral, Padre Carlos Virillo, receberam a gestora da UGADS, Maria Brant, e a analista do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças, Raquel Bellodi

Publicado

em

Por

Bispo Diocesano recebe equipe da Assistência Social para alinhamento dos trabalhos. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta terça-feira (7), o Bispo da Diocese de Jundiaí, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto e o Vigário-Geral da Diocese, Padre Carlos Virillo, receberam a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant, e a analista do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças, Raquel Bellodi, para apresentação dos projetos e ações que envolvem a Diocese e a…

Continuar lendo

Jundiaí

6ª Conferência Municipal da Cidade de Jundiaí está em fase preparatória da Comissão Organizadora

Com o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, evento acontece em junho

Publicado

em

Por

Tema será “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Marcada para o dia 22 de junho de 2024, sábado, no Espaço Expressa, a 6ª Conferência Municipal da Cidade está na fase de convite aos setores públicos e sociedade civil organizada para composição da Comissão Organizadora, buscando a representatividade preconizada na Portaria MCID n° 175/2024. A sociedade civil está sendo convidada pelo Conselho Municipal de Política Territorial (CMPT), desde segunda-feira (6), e por meio de entidades representativas.…

Continuar lendo

Jundiaí

Jumpbarbecue solidário: casa faz campanha de arrecadação de alimentos para as vítimas do RS

Campanha acontece entre os dias 9 e 12 de maio; com a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, o cliente ganha uma cerveja long neck

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Entre os dias 9 e 12 de maio, o Jumpbarbecue promove uma campanha solidária com o objetivo de arrecadar alimentos para auxiliar as vítimas dos temporais que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. Durante os quatro dias de campanha, os participantes terão a oportunidade de contribuir com a causa doando 2 kg de alimentos não perecíveis. Em troca…

Continuar lendo

Jundiaí

Contribuintes de Jundiaí podem doar parte do Imposto de Renda a Conselhos Municipais

Pessoas Físicas podem doar até 3% do valor do imposto para cada fundo, já para as Pessoas Jurídicas (PJ) o limite é de 1%

Publicado

em

Por

Destinação de parte do Imposto de Renda visa melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os jundiaienses que desejam ajudar no desenvolvimento do trabalho dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), podem destinar parte do Imposto de Renda (IR) aos Fundos Municipais dessas instituições. Pessoas Físicas podem doar até 3% do valor do imposto para cada fundo, já para as Pessoas Jurídicas (PJ) o…

Continuar lendo
Publicidade