Pit Stop pela Paz encerra campanha pelo fim da violência contra a mulher em Várzea Paulista
Conecte-se conosco

Várzea Paulista

Pit Stop pela Paz encerra campanha pelo fim da violência contra a mulher em Várzea Paulista

Faixas de conscientização e distribuição de panfletos informativos fizeram parte da ação, na Avenida Fernão Dias Paes Leme.

Publicado

em

Atualizado há

Pit Stop de movimento contra violência contra a mulher
A ação contou com 16 dias repletos de atividades em órgãos públicos de Várzea Paulista (Foto: Prefeitura de Várzea Paulista)

Na manhã desta quinta-feira (8), os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, realizados pela primeira vez em Várzea Paulista, foram encerrados com o Pit Stop pela Paz, na Avenida Fernão Dias Paes Leme (Centro). Diversos profissionais da Prefeitura e pessoas da sociedade civil exibiram faixas de conscientização com canais de denúncia, em faixas de pedestres quando o farol estava fechado, e distribuíram panfletos a pedestres e motoristas ali e nas proximidades.

As faixas de pedestres ficaram próximas ao ponto de ônibus do lado oposto à Chácara Mall e, no outro lado da avenida, perto da esquina entre as Avenidas Fernão Dias e Bertioga. Foram distribuídos aproximadamente mil panfletos.

Entre as pessoas que realizaram a ação, destacam-se os guardas municipais do projeto Guardiã Maria da Penha, parceria da GCM de Várzea Paulista com o Ministério Público e o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) da cidade, para atuar de forma constante na resposta à ocorrência de violência contra a mulher, fornecendo ampla assistência e proteção.

As ações da campanha foram conduzidas pela Unidade Gestora de Desenvolvimento Social e realizada em parceria com as Unidades Gestoras de Saúde e Educação, a Unidade Gestora Executiva de Cultura e o Fundo Social.

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

População tem vários meios de denunciar

A chefe municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Patrícia Félix, ressaltou que, além dos telefones 180 e 153, as mulheres varzinas podem denunciar qualquer tipo de violência à Delegacia da Mulher, que atende pessoalmente, na Avenida Eduardo de Castro, 655 — Vila São José, ou pelo telefone 4606-1437. Todos esses canais atendem todos os dias, 24 horas.

Também há a opção da ida pessoalmente ao Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). O serviço funciona na Rua Arajá, 199 — Vila Tupi e o telefone é 4606-0437. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

“A gente espera que as pessoas se conscientizem pelo fim da violência contra as mulheres, que aumenta a cada dia. É preciso dar um basta e trabalhar muito sobre isso, pela prevenção e a não violência à mulher”, destacou Félix, cujo departamento mostra muita gratidão a todos os envolvidos no Pit Stop.

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Balanço positivo

Segundo o gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, a campanha conseguiu êxito e foi satisfatória, com resultado muito positivo. “Todos os objetivos dentro dos 16 dias foram alcançados. Quisemos conscientizar a população sobre os canais de denúncia e as formas de violência às quais a mulher às vezes está tão acostumada, que nem percebe isso como violência”, afirmou.

No dia 21 de novembro, Várzea Paulista iniciou solenemente as ações da campanha, que é realizada em âmbito nacional desde 1991. Com a presença de diversas autoridades e outras pessoas envolvidas na luta pelo fim da violência contra as mulheres, no auditório da Praça CEU, o ponto alto da abertura oficial foi a palestra da Dra. Luciana Manfredini, sobre a violência e como os servidores devem lidar com as vítimas, que precisam ser bem acolhidas.

A cidade vivenciou diversas rodas de conversa nos Crass (Centros de Referência de Assistência Social) e Cras, que incluíram pessoas referenciadas e mães beneficiárias dos programas Viva Leite e Criança Feliz, além de atividades em equipamentos de cultura, todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e a distribuição de materiais a alunos de escolas municipais.

Várzea Paulista

Várzea Paulista terá Dia D de vacinação contra gripe e febre amarela

A campanha de vacinação acontecerá neste sábado (25), no Ambulatório de Especialidades. Saiba mais.

Publicado

em

Pessoa de camiseta cinza recebendo vacina através de seringa no braço esquerdo
Campanha de vacinação ao sábado, oferece oportunidade para quem não consegue se vacinar durante a semana (Foto: Canva Pro)

A Unidade Gestora de Saúde de Várzea Paulista realizará o Dia D de Vacinação contra a Influenza (gripe) e a Febre Amarela. O mutirão de imunização acontecerá neste sábado (25), das 8h às 17h, no Ambulatório de Especialidades. Esta é uma ótima oportunidade para quem não consegue se vacinar durante a semana, seja por motivos de trabalho, estudo ou outros…

Continuar lendo

Várzea Paulista

Dengue: detecção da doença é focada em análise clínica e exame de plaquetas em Várzea Paulista

Atendimento aos pacientes é focado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Saiba mais.

Publicado

em

mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Várzea Paulista segue atenta no acompanhamento dos casos de dengue no município. Para isso, utiliza métodos amplamente realizados para a detecção da doença, como análise clínica e exame de plaquetas. Em fevereiro deste ano, o Governo Estadual suspendeu a realização de outros métodos de diagnóstico, como o exame de sorologia, devido ao cenário de risco moderado para…

Continuar lendo

Várzea Paulista

Várzea Paulista arrecada cerca de 100 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul

Entre os itens doados estavam roupas, itens de higiene e limpeza, cobertores, alimentos e água

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Em ação da Prefeitura de Várzea Paulista, através do Fundo Social de Solidariedade, foram arrecadadas cerca de 100 toneladas em doações para ajudar as vítimas das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. Entre os itens doados, foram recebidos produtos de higiene e limpeza, roupas, cobertores, água mineral, ração e alimentos não perecíveis. Com a ajuda de servidores para…

Continuar lendo

Várzea Paulista

3ª Marcha para Jesus em Várzea Paulista acontece neste sábado (18)

A caminhada terá início às 14h em frente à Loja Cem, e seguirá pelas ruas da cidade até a Praça CEU, onde acontecerão apresentações musicais.

Publicado

em

Foto: Divulgação/Prefeitura de Várzea Paulista

A cidade de Várzea Paulista se prepara para receber a 3ª edição da Marcha para Jesus Oficial, um evento que celebra a fé e a união da comunidade cristã. A caminhada, que acontece no dia 18 de maio de 2024, promete ser um momento de muita alegria, louvor e confraternização. Com o tema "A Marcha representa a união das pessoas,…

Continuar lendo

Várzea Paulista

Várzea Paulista avança nos debates sobre Urbanismo, Habitação e Regularização Fundiária

Encontros foram realizados com membros do Conselho de Meio Ambiente e representantes da COHAB Campinas

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Na última terça-feira, dia 14 de maio, o Conselho de Meio Ambiente foi palco de discussões importantes para o destino urbanístico de Várzea Paulista. Em destaque, a apresentação da minuta do Plano Diretor trouxe à tona questões sobre o desenvolvimento sustentável da cidade e a integração de seus espaços públicos. No dia seguinte, em 15 de maio, o foco das…

Continuar lendo
Publicidade