Jundiaí expande programa de comunicação não-violenta nas escolas
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí expande programa de comunicação não-violenta nas escolas

“Integrado ao programa Escola Inovadora, esta iniciativa visa potencializar a prevenção dos nossos alunos às violências”, explica a gestora de Educação de Jundiaí

Publicado

em

Atualizado há

Peça com os atores da companhia Narrar de Teatro incentiva a identificação e denúncia de violência contra crianças e adolescentes (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Educação de Jundiaí prevê para 2023 a expansão de seu programa de comunicação não-violenta. O projeto começou já no ano passado em alguns bairros da cidade. Em parceria com o Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), a iniciativa apresenta a peça teatral “Marcas da Infância” nas escolas do Ensino Fundamental.

O objetivo da peça é incentivar entre os educadores e cuidadores responsáveis pelas crianças a identificação de violências físicas, sexuais e psicológicas. Além disso, incentivar a denúncia para os órgãos responsáveis.

“Integrado ao programa Escola Inovadora, esta iniciativa visa potencializar a prevenção dos nossos alunos às violências. Ela foi iniciada no ano passado, em dez unidades escolares de bairros das regiões Oeste e Leste, atingindo cerca de seis mil alunos e suas famílias, a partir de estudo da pediatra drª Stela Oliveira, do Hospital Universitário, acerca de violência e isolamento social durante a pandemia. A proposta agora é expandir e potencializar este alcance”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

“Marcas da Infância”

Para marcar esta etapa de expansão, a peça “Marcas da Infância” se apresentou na manhã desta sexta-feira (14), no auditório Elis Regina do Complexo Argos. Participaram educadores e diretores da UGE, servidores das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de Promoção da Saúde (UGPS), e a presidente do IPAM, drª Herta Oliveira.

“Jundiaí foi o primeiro Município que permitiu que o projeto se tronasse realidade da forma como ele havia sido idealizado. Aqui vimos acolhimento e comprometimento e, por isso, agradecemos a adesão de toda a equipe da UGE”, elogiou a magistrada. Ao final da apresentação, ela também compartilhou dados e pesquisas aos participantes.

Apresentada pelos atores da companhia Narrar de Teatro, “Marcas da Infância” faz parte do projeto “Eu tenho voz contra o abuso sexual de crianças e adolescentes” do IPAM e que já foi vista por mais de 50 mil expectadores.

Assim, através de músicas e brincadeiras, a peça traz o olhar de quatro personagens crianças que, enquanto trazem ao público o resgate de memórias e de brincadeiras infantis, relatam histórias inspiradas em episódios reais de violência física e sexual, compartilhando ainda com a plateia as formas de identificação, a importância do diálogo e transmissão de confiança, bem como os canais para a realização de denúncia.

Além disso, a apresentação contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, o vereador Antonio Carlos Albino.

Jundiaí

Saúde Ambiental de Jundiaí identifica morcego positivo para raiva

O animal foi encontrado no interior de uma residência no bairro Ivoturucaia, e pode ter tido contato com três gatos que estavam no local.

Publicado

em

Jundiaí identifica morcego positivo para raiva, foto mostra o animal sendo manuseado com pinças em laboratório.
Confira as orientações das autoridades (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A equipe de Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí identificou, nesta sexta-feira (24), um morcego positivo para a raiva no bairro Ivoturucaia. O animal, um insetívoro, estava vivo no interior de uma residência e pode ter tido contato com três gatos que estavam no local. Felizmente, os felinos já estavam vacinados contra a doença e não houve nenhum caso…

Continuar lendo

Jundiaí

Investimentos no Porto de Santos irão gerar empregos e desenvolvimento para Jundiaí

O Terminal Intermodal Jundiaí (TIJU) passará a ser um REDEX – Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação, facilitando as exportações das empresas da região.

Publicado

em

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Porto de Santos, o maior da América Latina e um dos principais do mundo, terá um aporte de R$ 10,6 bilhões em investimentos nos próximos cinco anos - e este plano impactará o Terminal Intermodal Jundiaí (TIJU). O plano prevê doze projetos estratégicos que visam aumentar a capacidade e a eficiência do porto, além de reduzir o impacto ambiental…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí terá final de semana chuvoso e com mínima de 15°C

Domingo será o dia mais frio, com mínima de 15°C e máxima de 19°C. Confira a previsão do tempo

Publicado

em

Chuva em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Neste final de semana, a cidade de Jundiaí registrará dias mais gelados, após uma mudança brusca de temperatura. De acordo com a previsão do tempo do Climatempo, domingo será o dia mais frio, com mínima de 15°C e máxima de 19°C. Esse clima com mais cara de inverno deve prosseguir até a próxima semana. Confira a previsão do tempo para…

Continuar lendo

Jundiaí

Hospital São Vicente implementa plataforma para recrutamento e seleção

A nova ferramenta traz agilidade, eficiência e qualidade para cada etapa do recrutamento de novos colaboradores. Conheça.

Publicado

em

Pessoa acessa a plataforma de recrutamento do Hospital São Vicente pelo celular, visualizando vagas de emprego disponíveis.
Foto: Hospital São Vicente de Paulo

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) anunciou a implementação da plataforma ATS, um sistema de rastreamento de candidatos que visa otimizar o processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores. A plataforma já está disponível no site da instituição, na seção "Trabalhe Conosco". De acordo com Paulo Prado, responsável pelo Departamento de Gestão de Pessoas, a nova ferramenta transforma…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: veja onde buscar atendimento para sintomas de dengue neste sábado (25)

Pessoas de todas as regiões podem procurar os dois equipamentos de saúde. Confira os locais e quais os principais sintomas da doença.

Publicado

em

Profissional de saúde em UBS de Jundiaí coleta sangue de paciente para diagnóstico da dengue.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí abrirá duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no sábado (25) para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas de dengue. A ação visa facilitar o acesso à assistência médica e agilizar o diagnóstico e tratamento da doença, que está em situação de emergência no município. A Nova UBS Jardim do…

Continuar lendo