Ministério Público de SP lança concurso social em escola de Jundiaí
Conecte-se conosco

Educação Pública

Ministério Público de SP lança concurso social em escola de Jundiaí

A iniciativa da Secretaria da Educação de SP e do Ministério Público estimula alunos da rede pública a compor músicas sobre temáticas sociais.

Publicado

em

Atualizado há

Ministério Público de SP lança concurso social em escola de Jundiaí
Em 2022, o vencedor do concurso foi André Lemos, ex-aluno da Escola Estadual Professora Cecília Rolemberg Porto Guelli (Foto: MPSP)

Nesta quarta-feira (24), o Ministério Público e Secretaria de Educação de São Paulo lançaram a nova edição do Concurso Vozes Pela Igualdade de Gênero na Escola Estadual Professora Cecília Rolemberg Porto Guelli, de Jundiaí. Na ocaisão, o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, e o secretário da Educação, Renato Feder, declararam aberta a edição de 2023 do Concurso. Um dos alunos da escola jundiaiense venceu a edição do concurso do ano passado.

Acompanhado dos promotores de Justiça Juliana Andrade, Sílvia Chakian, Eduardo Tostes, Danilo Pugliesi, Fabíola Sucasas, João Paulo Faustinoni, Maria Cecília Alfieri Nacle e Cristiane Hillal, Sarrubbo explicou para os estudantes que o objetivo do MPSP é proporcionar “a criação desta consciência de igualdade”. Para o PGJ, nada mais apropriado do que utilizar a arte para esse propósito. “Todos nós somos diferentes, mas absolutamente iguais”, definiu Sarrubbo na sua conversa com os alunos. Esse ano, o tema do concurso é: Todo corpo tem voz, nada sobre nós sem nós.

O secretário de educação informou que ficou tão impressionado com o projeto que decidiu incluir a disciplina música e outras expressões artísticas na grade curricular. “É com imensa alegria que estamos aqui hoje para seguir com esta aposta no diálogo”, enfatizou a promotora Cristiane Hillal. “O Vozes, para além de um projeto de reflexão, é um projeto de valorização da escola enquanto instituição pública”, argumentou Faustinoni.

Encontro especial

Durante as mais de três horas que os membros do MPSP estiveram na escola, houve diversos momentos marcantes. A diretora Dioneia Biraia Vicentini foi muito aplaudida pelos estudantes, “a ponto de o PGJ observar que a felicidade que ela expressava em virtude do seu trabalho era perceptível”. Ainda na ocasião, Dioneia escalou o aluno Rhuan Hemnry dos Reis Rodrigues para saudar as autoridades. Ele é uma das 30 crianças com deficiência acolhidas pela escola, que conta com um total de 600 alunos.

Outro ponto alto do evento foi a apresentação de Cibhelli Pereira, finalista da edição de 2022. Repetindo o feito, ela emocionou o público com uma interpretação impecável à capela de sua música. “Se você tiver uma oportunidade, agarra”, disse ela aos alunos.

Já no finzinho da tarde, Sarrubbo e os promotores participaram de uma roda de conversa com os estudantes. Na conversa, debateram temas como desigualdade de gênero, racismo, etarismo, capacitismo e direitos das pessoas LGBTQI+. “Este é um momento que me realiza”, disse o PGJ.

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo

Educação Pública

Escola Inovadora: EMEB Abigahil abre portas com foco na natureza e no aprendizado

Publicado

em

Por

No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore
No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com capacidade para receber até 165 crianças de até dois anos, a EMEB Abighail Alves Feu Borim, no Eloy Chaves, foi oficialmente entregue à população, em solenidade na manhã deste sábado (24), na quadra da escola. Com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e gestores de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e da Educação (UGE) Vastí Ferrari…

Continuar lendo
Publicidade