Condenado pelo Tribunal de Contas, Gustavo Martinelli pode ficar inelegível
Conecte-se conosco

Política

Condenado pelo Tribunal de Contas, Gustavo Martinelli pode ficar inelegível

“Sempre prezei por transparência em minhas ações. Na administração, nunca relutei em realizar o que era prioridade. No entanto, foi um momento atípico.”

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Reprodução/Instagram

Atual vice-prefeito de Jundiaí, o então presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Martinelli, teve suas contas relativas ao exercício financeiro de 2018 rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

O parecer definitivo do órgão será submetido à analise do legislativo municipal. A depender da decisão, Martinelli corre risco de ficar inelegível, com base na Lei da Ficha Limpa.

Conforme parecer do TCE-SP, as irregularidades dizem respeito ao pagamento excessivo de horas-extras e à remuneração de servidor acima do teto salarial. Além disso, o relatório também apontou gastos indevidos com subsídios pagos a agentes políticos.

A defesa de Martinelli entrou com recurso contra a decisão do Tribunal de Contas, que argumentou não haver razões recursais para modificar a decisão anterior.

A preocupação do atual vice- prefeito é de que o processo resulte em sua inelegibilidade. A Lei da Ficha Limpa considera que candidato com contas relativas a funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável, condenado por decisão irrecorrível do órgão competente, ficará impedido de se eleger por oito anos.

O que diz Martinelli:

“Quando assumi a Presidência da Câmara, a cidade estava com inúmeros problemas financeiros, entre eles, os benefícios do cartão alimentação dos funcionários públicos, bem como o salário e 13º dos funcionários do Hospital São Vicente, estavam atrasados. Foi um momento de cautela e de apertar os cintos. Com sensatez, durante o exercício da minha presidência:

• Pela primeira vez, os quatro diretores do Poder Legislativo antes ocupados por cargo de confiança passaram a ser exercidos por servidores de carreira, resultando em grande economia ao município;
. Com tais medidas, fizemos a maior devolução do legislativo ao executivo, cerca de 21 milhões garantindo o pagamento dos servidores do HSV e a compra de veículos para o hospital
• Modernizamos as transmissões da Câmara com a compra de câmeras robóticas;
• Pela primeira vez no Legislativo implantamos o curso de libras aos servidores;
• Entre os principais projetos, participei da luta pelo credenciamento do Grendacc e do projeto de proteção à Serra do Japi;
• Criamos ainda o Legisla Cidadão, Consulta Pública e Parlamento Jovem para incentivar a participação das pessoas;
• Ainda tivemos a participação popular extremamente ativa, com a Câmara aberta em sessões polêmicas e pautas importantes;
• Adiamos a reforma e troca da frota da Câmara, em decorrência do momento que enfrentávamos.

Sempre prezei por transparência em minhas ações. Na administração, nunca relutei em realizar o que era prioridade. No entanto, foi um momento atípico. Às sessões, noturnas e polêmicas, fizeram com que a participação popular fosse ainda maior. Devido a esses fatores, as sessões excederam-se até tarde da noite, em alguns momentos, houve até invasão à Câmara – isso resultou no pagamento de horas extras dos funcionários, que trabalharam durante todo o período. O Tribunal de Contas apontou tais valores e o pagamento de horas extras para o procurador jurídico como acima do teto do prefeito. Reforço que o montante acima relativo aos pagamento efetuado a do funcionário foi estornado aos cofres públicos. Estou acompanhando a tramitação do processo, que ainda está em fase recursal, e me coloco à disposição.

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo

Política

Mauro Cid volta para casa após ser solto por Moraes e deixar prisão

Publicado

em

Por

Mauro Cid
Mauro Cid deixa a prisão após decisão do STF, sujeito a rigorosas medidas de monitoramento (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi solto na tarde desta sexta-feira (3), após decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Cid havia sido preso em março por desrespeitar regras da delação premiada, após vazamento de áudios com críticas à Polícia Federal e ao STF. Apesar da soltura, Cid terá que continuar cumprindo…

Continuar lendo
Publicidade