Férias em família? Confira os principais cuidados para viajar com seu animal de estimação
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Férias em família? Confira os principais cuidados para viajar com seu animal de estimação

Spoiler: o primeiro passo é consultar um médico veterinário de confiança; Confira as dicas do Dr. Matheus, da Dr. PetZoo de Jundiaí.

Publicado

em

Atualizado há

Cachorro com mala
Foto: TriggerPhoto/CanvaPro

Uma pesquisa realizada pelo site hotéis.com mostra que 82% dos brasileiros pretendem viajar com seus animais de estimação, mas não é tão simples. Mesmo sendo uma boa solução para tutores que não querem ficar com a saudade por muito tempo, levar seu pet para uma viagem requer uma série de cuidados especiais.

Hoje, o Tribuna de Jundiaí, junto do Dr. Matheus, veterinário da Dr. PetZoo de Jundiaí, traz dicas e principais pontos de atenção ao viajar com seu animal de estimação. Confira.

Check up total

De acordo com o Dr. Matheus, a primeira e principal recomendação é levar seu bichinho em uma consulta com o veterinário. “Antes da viagem, independente da distância, é extremamente necessário conferir o esquema vacinal do seu animalzinho e realizar o controle de parasitas. Para isso, o profissional fará recomendações para cada caso como, por exemplo, se seu pet precisará utilizar medicamentos para enjoos”, explica o veterinário.

Segurança para todos

Gato em caixa de transporte
Foto: chomphomphucar/CanvaPro

Vai viajar em veículos terrestres? Não é só você que precisa de um cinto de segurança adequado. Deixar seu bichinho solto dentro do carro, além de ser uma infração de trânsito, pode ocasionar ou agravar acidentes sérios.

“Os tutores devem, durante a preparação da viagem, providenciar uma caixa de transporte específica para a espécie do seu pet“, explica o Dr. Matheus. De acordo com ele, a caixa de transporte ideal contém entradas de ar e tamanho suficiente para o bicho conseguir girar dentro dela. Além disso, o mercado já tem cintos de segurança exclusivos para animais de estimação, como alternativa.

Sem a segurança necessária, seu animal pode fugir ou se perder durante o trajeto. Assim, para minimizar estes riscos, é importante que ele esteja devidamente identificado com coleira com nome do pet e telefone do tutor. Há ainda alternativas de microchips com ferramentas de busca.

Faça paradas

Nós, seres humanos, podemos nos sentir desconfortáveis após ficarmos horas na mesma posição dentro de um carro, além de ser cansativo. E para nossos pets, o cenário não é diferente. Segundo o Dr. Matheus, os animaizinhos ainda precisam de mais paradas do que nós durante viagens. “O ideal é parar a cada duas horas. Nestas pausas, retire o animal do transporte e deixe-o andar, com a coleira. Assim, ele recompõe as energias e pode fazer suas necessidades fisiológicas”.

Cachorro de férias
Foto: thisislover/CanvaPro

Leve mantimentos suficientes

Ao preparar a bagagem do seu pet para a viagem, garanta que esteja levando comida e água suficientes para o trajeto. Você pode adquirir garrafas especiais e práticas para ficar mais fácil de levar a água e a ração do seu bichinho em casos como este. “Evite ‘relaxar’ durante a viagem dando comida de gente para seu pet. Principalmente em uma situação estressante, como longos períodos em movimento e em local desconhecido, é quando a saúde do animal pode deteriorar, e alimentá-lo incorretamente não ajuda em nada”, explica o Dr.

O Dr. Matheus atende na Dr. PetZoo, na Rua Ernesta Lourencine de Moraes, 27, no Jardim São Vicente, em Jundiaí. A clínica conta com profissionais capacitados para atendimento clínico tanto de pets quanto de animais silvestres e exóticos. Entre em contato pelo telefone (11) 4582-2125 ou WhatsApp (11) 96495-3821 e siga a clínica no Instagram, pelo @dr.PetZoo.

Clínica Veterinária Dr. PetZoo, em Jundiaí – Foto: Divulgação

Mundo Pet

ONG de resgate cria força-tarefa para salvar vida de cachorro que vivia em caixa

Depois de ver a foto de um cachorro vivendo em uma caixa a oito horas de distância, a ONG sabia que tinham que ajudá-lo.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Saving Hope Rescue

A equipe da ONG de resgate animal Saving Hope (SHR) vasculha sua cidade diariamente em busca de animais de estimação feridos e desabrigados. Eles nem sempre se aventuram a sair de Fort Worth para missões de resgate, mas depois de ver a foto de um cachorro vivendo em uma caixa a oito horas de distância, eles sabiam que tinham que…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato fofo ‘ataca’ policial no meio de uma parada de trânsito; VÍDEO

O gato não pertencia ao motorista que a policial havia parado – embora ele parecesse ansioso por carinho.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook

Certo dia, a policial Elyse Helkenn fazia uma parada de trânsito de rotina em um motorista em excesso de velocidade quando aconteceu algo nada rotineiro. Ela inesperadamente foi atacada por um gato malandro. "Quando expliquei o motivo da parada ao motorista, obviamente por causa da velocidade, senti algo roçar na minha perna - o que não é algo que você…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro desaparecido por 2 anos volta para casa em Jundiaí em reencontro emocionante

“Foi uma emoção fora do normal”, diz a tutora. “Foram 2 anos de sofrimento, mas sempre tivemos esperança de que um dia o encontraríamos.”

Publicado

em

Por

O cachorrinho ficou dois anos longe de sua família, mas voltou para casa são e salvo (Foto: Arquivo Pessoal)

Bibi, um cachorro que desapareceu de sua casa em Jundiaí há dois anos, voltou para casa em um reencontro emocionante na última terça-feira (7). A história do cãozinho e sua família reacende a esperança para aqueles que ainda procuram seus animais de estimação perdidos. Bibi desapareceu no dia 06 de junho de 2022, após escapar pela porta enquanto a mãe…

Continuar lendo

Mundo Pet

Em 4 meses, Mata Ciliar de Jundiaí recebeu mais de 90 animais silvestres atacados por domésticos

Em um caso recente, a Guarda Municipal de Louveira resgatou um ouriço-cacheiro atacado por quatro cães.

Publicado

em

Por

Foto: Mata Ciliar de Jundiaí

A crescente invasão dos habitats naturais pelos humanos tem gerado diversas consequências para a fauna silvestre, que busca refúgio em áreas urbanas com frequência. Entre os principais motivos de chegada de animais silvestres ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) da Mata Ciliar de Jundiaí estão os encontros com animais domésticos, especialmente cães. Somente nos primeiros quatro meses de…

Continuar lendo

Mundo Pet

Família que adotou cachorro idoso e sem pelos promete que ele nunca mais passará frio

Piccolo deixou de não ter nada para entrar em uma família que o mimou com brinquedos, cobertores macios e amor.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Muttville Senior Dog Rescue/The Dodo

Esse cachorro vivia sozinho e aterrorizado pelas ruas do México quando alguém de bom coração decidiu levá-lo para a ONG Compassion Without Borders (CWOB). Por ser um cão idoso, ele acabou sob os cuidados da instituição de resgate de cachorros idosos Muttville. Lá, todos imediatamente se apaixonaram pelo pequeno pelado. "Eu estava em Muttville no dia seguinte à chegada de…

Continuar lendo
Publicidade